Situações envolvendo fazer ou ouvir críticas frequentemente são percebidas como pequenos confrontos interpessoais. É muito difícil ouvir uma mensagem que envolve crítica sem que ocorra uma reação emocional, comumente ligada à raiva, vergonha ou insegurança. Adquirir habilidades para lidar com essas situações é uma forma eficaz de reduzir o conflito e preservar as relações.
1. Exercite a empatia
A empatia é a habilidade de compreender os pensamentos, sentimentos e desejos de outra pessoa. Tente entender, dentro do ponto de vista do outro, o que está sendo dito. Essa tomada de perspectiva não significa que eu preciso concordar com o que está sendo dito. É possível compreender o outro sem necessariamente concordar.
2. Escute
Escute atenta e pacientemente o que a pessoa tem a dizer, demonstrando que compreendeu o que está sendo dito. É importante manter uma postura acolhedora, não defensiva ou raivosa, que permita ao outro expor suas ideias de maneira clara e verdadeira.
3. Reconheça o direito do outro a ter um ponto de visita diferente do seu
Ouvir sensivelmente significa valorizar o fato de que o outro tem direito de expressar sua opinião. Para isso, é necessário suspender por alguns momentos os próprios julgamentos e sentimentos negativos em relação ao que está sendo dito. Isso aumenta a probabilidade de que o outro se sinta inclinado a fazer o mesmo, facilitando o entendimento.
MAIS: 5 CONSELHOS PARA A VIDA, BONS E DE GRAÇA!
MAIS: 7 PASSOS PARA LIDAR MELHOR COM SUAS EMOÇÕES
4. Deixe claro que entendeu
Tente expressar entendimento do que foi colocado com uma pequena síntese, por exemplo: “Então você ficou chateado por que eu …”. Assim o outro percebe que sua crítica foi bem compreendida e será considerada.
5. Segure o impulso de responder imediatamente
Se possível, antes de responder, peça um tempo para refletir. Ao sair do calor da emoção que a situação de ser criticado gera, podemos avaliar mais objetivamente se o que foi dito procede e até mesmo perceber as possibilidades de crescimento envolvidas na crítica recebida.
6. Reflita verdadeiramente
Pense cuidadosamente no que foi dito, de forma a poder extrair novas perspectivas e realmente aprimorar a sua atuação. Em última análise, a crítica é sempre uma possibilidade de aprimoramento.
MAIS: 6 PENSAMENTOS NEGATIVOS QUE ESTÃO TE IMPEDINDO DE SER FELIZ
MAIS: 5 MANEIRAS PARA ENCONTRAR SUA PAZ INTERIOR
7. RESPONDA ADEQUADAMENTE
Após refletir, agradeça a crítica recebida e expresse o seu ponto de vista sobre o assunto calmamente.
8. Não se apavore
Você pode ouvir e considerar a opinião do outro sem necessariamente concordar com ela. Discordar de alguém não significa iniciar um conflito. As relações suportam algum nível de frustração interpessoal sem maiores consequências.
MAIS: 6 DICAS PARA ENCONTRAR MAIS EQUILÍBRIO EM SUA VIDA
MAIS: 4 MOTIVOS PARA TER ORGULHO DE SER MULHER
Foto: pinterest.com/superelaoficial