Receba nossos e-mails incríveis
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto

Leia temas do seu interesse:

4 DICAS PARA CONHECER MELHOR A AUTOESTIMA E CULTIVÁ-LA

Valentina Seabra

Colunista Superela

Mais textos

O que é autoestima? Segundo o dicionário Aurelio, significa “valorização de si mesmo, amor próprio”. Se formos entrar neste tema sobre a valorização em termos profundos, teríamos que pensar o que valorizamos em nós mesmos. Há pessoas que valorizam suas percepçōes de mundo, princípios, aparência estética, habilidades, foco, status e etc. O problema é quando este valor é vulnerável e não depende de nós, como por exemplo, um bem material. Por isso é importante ter em mente algumas dicas que não deixam abalar a sua autoestima.

1. COMECE COM PEQUENAS METAS

Independente de você ser autônomo, empregado de uma empresa, CEO ou não ter um emprego ou trabalho, é importante que você todos os dias estabeleça pequenas metas. “Hoje eu vou fazer estas três coisas” como você mesmo as estipulou tente cumprí-las sem dar desculpas, caso ache que ficará sobrecarregada reduza a meta. O importante no final do dia é aquela sensação de dever cumprido, você se sente mais forte, feliz e preparada.

2. FAÇA O MELHOR

Destesto aquele pensamento americano de “Winner and Looser” acho que eles só deixam a pessoas mais paranóicas, reprimidas, com medo de errar, sendo que o erro é uma ótima experiência para acertarmos. Ou seja, faça o seu melhor dentro das circunstâncias que você tem. Isso não quer dizer que você vá fazer de qualquer jeito ou sem capricho, significa que você vai dar o máximo de sí dentro daquela situação. Isso não será para mostrar para os outros que você é capaz, mas sim para si mesma. A autoestima agradece.

MAIS: 5 ATITUDES PARA ELEVAR SUA AUTOESTIMA
MAIS: 3 DICAS INFALÍVEIS PARA MELHORAR A AUTOESTIMA

3. SE CONHEÇA

Colocaria essa como a primeira, mas se tivesse feito, talvez você não lesse até final. Tem gente que acha que se conhecer é uma besteira e custa caro. Pode acreditar que custará mais caro quando você gastar muito dinheiro com caixas de Rivotril e outros tipos de saída que não irão até a raíz do problema. O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa para tomarmos decisões importantes e fazermos nossas escolhas. Sem contar que te livra da roubada de repetir os mesmos erros e mau relacionamentos/encontros a vida inteira. Hoje em dia existem milhares de formas como, coaching, meditação, terapias alternativas, psicanálise, teatro…

4. NEM PENSE EM SER A VÍTIMA

Ser vitima parece cômodo né? O que a vítima faz nos filmes? Espera ser salva por um heroi ou uma heroína né? Ai que delícia! Vou me meter em enrascadas e serei salvo! E depois? A mesma coisa, até que o heroi vai se cansar ou a própria enrascada vai procurar uma pessoa mais difícil só para se desafiar. Pois é, mas os filmes mais legais são quando as vitimas se tornam os heróis. Lembre-se que o pior inimigo é você mesma, não existe olho gordo para quem não se deixa afetar, não espera as coisas acontecer e corre atrás do que é seu. Dê o seu melhor e fuja da zona de conforto, não espere cair do céu. E se você sabe que já plantou todas as sementes, aguarde e faça outras metas. Ja já colherá muitos frutos.

DICA BÔNUS: AJUDE OS OUTROS!

Pode parecer clichê, mas isto é uma das bases de tudo. Mesmo que você pense que não tem tempo nem para você no momento, quiçá outra pessoa, está com o pensamento equivocado. Ajuda não significa se inscrever na primeira ONG que achar interessante, e sim, estar disponível para quem está precisando, como uma palavra amiga, um abraço, opiniões sinceras, pequenos gestos que estimulam novas e grandes ações. Hoje em dia a atenção direcionada no outro está cada vez mais rara no mundo ocidental e das “selfies”, por isso pense que já estará fazendo uma grande diferença. Além de nos sentirmos muito bem com nosso coração, nos sentimos úteis e parte de algo maior do que apenas o que QUEREMOS. Desta forma, quando sua autoestima der uma escapada, além destas dicas, você com certeza também terá alguém com quem possa contar.

“É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas.” Buddha

MAIS: 4 DICAS DE GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ PARA MELHORAR SUA AUTOESTIMA
MAIS: 4 MULHERES COM AUTOESTIMA DUVIDOSA (E O QUE PODEMOS APRENDER COM ELAS)

Imagem: www.giphy.com

Valentina Seabra

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

Leia temas do seu interesse:

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!