Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/

4 FRASES MACHISTAS QUE AS PESSOAS PRECISAM PARAR DE REPRODUZIR NO DIA A DIA

Aline Xavier

Colunista Superela

Mais textos

Vivemos em um mundo “masculino” e machista, isso é inegável. Todos os dias, temos notícias de casos gritantes de violência. Porém, costumamos parar pra refletir apenas quando situações mais expressivas são relatadas pela mídia ou alguma mulher próxima da gente é vítima de agressões. E para desconstruir o machismo, é necessário agir não somente em casos mais graves, mas em toda e qualquer situação que haja diferenciação entre homem e mulher. Uma boa maneira de se combater o machismo é policiando a nossa fala, porque palavras, em maior ou menor grau, podem levar a determinadas ações. E seja você homem, mulher ou papagaio, é preciso pensar no que se diz. Um bom começo pra isso é abolir do seu vocabulário frases como:

1. FULANA É PUTA

O que faz de fulana uma puta? A quantidade de caras com que transou? O número de namorados com os quais se relacionou? O que seria um número exato? Existe diferença entre dar na primeira noite e enfileirar na micareta? Logo, percebe-se que são chamadas de puta mulheres que agem como os homens, mas a recíproca não é verdadeira. Puto é elogio, puto não ofende, não é desmoralizante. Puta é uma forma de tentar diminuir o valor da mulher. Já puto, é uma maneira de enaltecê-lo.

2. MULHER TEM QUE SE DAR AO RESPEITO

Pessoas, independentemente do sexo, merecem respeito. Não é preciso conquistá-lo e, se fosse, isso teria que valer para os dois lados. Mas homem não precisa, afinal subentende-se que o respeito já é dele por direito. Não, mulher não deve seguir cartilha para poder ser respeitada.

RESPONDA: Solteira sim, e daí?
RESPONDA: Ele parece ser O Cara, maaas é ruim de cama. E agora?

3. AS MULHERES CONFUNDIRAM O FEMINISMO, ESTÃO UTILIZANDO O MOVIMENTO PARA QUERER SE IGUALAR AO HOMEM

Isso é, no mínimo, risível. Mais uma prova de que toda e qualquer tentativa de equiparação de homem é mulher alvo de silenciamento e deboche. Não somos e não precisamos ser idênticas aos homens (isso é impossível). O que queremos, e lutamos incessantemente por isso, é liberdade de ser e fazer o que quisermos (sem ser alvo de julgamentos sexistas) e igualdade de direitos.

4. MULHER TEM QUE ESTAR SEMPRE ARRUMADA, BONITA E DEPILADA

O problema dessa afirmação reside no TEM QUE. Porque nós não “temos que” porra nenhuma, ou melhor, nós temos que ser valorizadas e amadas independentemente de uma superprodução, de uma roupa sexy ou do tamanho dos nossos pelos. O feminismo luta pela liberdade de escolha da mulher. Para ela se vestir e se portar da forma que melhor lhe convier, e não como socialmente é cobrada. Queremos o fim dessas imposições, porque afinal o corpo é DELA. Não somos troféus. Não somos bibelôs. Somos exclusivamente nossas. E ponto final.

E você, mulher, qual asneira machista já escutou? Você teve alguma reação ou ficou passada, como costuma acontecer comigo? Conte nos comentários, vamos dialogar, dar as mãos e nos unir, hahaha. Oremos!

MAIS: 5 SITUAÇÕES EM QUE A CULPA NÃO É SUA (UMA PERSPECTIVA FEMINISTA)
MAIS: 5 COISAS QUE NÓS, MULHERES, NÃO PRECISAMOS MAIS TOLERAR

Imagem: giphy.com

Aline Xavier

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/

Leia temas do seu interesse:

/

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Um email por semana só com o melhor conteúdo do Superela
Você vai adorar ❤
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Não perca mais nenhuma novidade!
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3BhZ2UucGhwP2hyZWY9aHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZmFjZWJvb2suY29tJTJGU3VwZXJlbGFPZmljaWFsJTJGJnRhYnMmd2lkdGg9NTIwJmhlaWdodD0yMjAmc21hbGxfaGVhZGVyPWZhbHNlJmFkYXB0X2NvbnRhaW5lcl93aWR0aD10cnVlJmhpZGVfY292ZXI9ZmFsc2Umc2hvd19mYWNlcGlsZT10cnVlJmFwcElkPTE3MTExNDI3NjM4MDkzNiIgd2lkdGg9IjUyMCIgaGVpZ2h0PSIyMjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd1RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+
Curta o Superela no Facebook ❤
teste
teste
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.