O que você procura?

Todo mundo já deve conhecer a história da Jojo Moura, do Um ano sem Zara, né? Pra quem não conhece, uma rápida apresentação: ela é uma mocinha bem estilosa, que percebeu que gastava com roupas mais do que deveria e se propôs a ficar um ano sem comprar absolutamente nenhuma roupa.

Eu comecei a acompanhar o blog dela logo no comecinho e nos primeiros posts eu imaginei que seria uma tarefa fácil, porque, além dela realmente ter muitas roupas, ela tinha peças boas e bonitas. Depois, com a fama, ela começou a ganhar roupas das marcas, o que facilitaria ainda mais a vida dela… mas nem uma coisa e nem outra seriam suficientes se ela realmente não tivesse o poder de saber multiplicar as peças que ela tem.

No ano passado, quando me formei em consultora de estilo, aprendi que a fórmula ideal é 5×1, ou seja, para cada peça que a gente tem no guarda-roupas, a gente precisa conseguir coordenar com outras 5 completamente diferentes entre si. Sim! Não podemos considerar aquela blusa de malha que a gente usa com 5 calças jeans, ou 1 calça social preta com 5 camisas sociais. O ideal é que cada vez que você use a peça, ela pareça uma peça diferente justamente pela forma que você usa ela. Se você usa ela sempre da mesma forma, ela fica sempre com a mesma cara, e consequentemente, você também.

Antes mesmo de eu saber dessa teoria, a Jojo me mostrava que isso era possível. E, mesmo sem ter o mesmo guarda-roupa que ela (nem pela quantidade e nem pela qualidade das peças), eu tentava colocar em prática aquilo que ela fazia com tanta facilidade. Hoje eu faço isso comigo, com as minhas clientes da consultoria de estilo, e agora vou fazer com vocês, te ajudando a montar um guarda-roupa econômico e inteligente. Vamos lá:

Passo 1: Pegue a peça que você MAIS USA. Digamos que seja uma blusa de malha com uma estampa qualquer. Pode ser uma com a foto da sua banda favorita.

Passo 2: Coloque em cima da cama e agora pense num primeiro look com ela. Vamos começar com o mais simples e depois aumentar o grau de dificuldade. Vamos usar com uma calça jeans skinny e uma unkle boot, numa pegada mais rocker. Pense nos acessórios também, porque são eles que fazem a diferença nos looks.

Passo 3: Vamos para o segundo look. Que tal usar com aquela saia midi plissada, que é super feminina e delicada? Nos pés, pode ser um all star, ou uma sapatilha, uma sandália alta… vou escolher a sandália alta só pra você visualizar a imagem e perceber a diferença pro primeiro look, ok? Ah! Dá um nózinho no lateral da blusa! Fica um charme!

Passo 4: Terceiro look, para o casual day na empresa. Que tal usar a camiseta com uma saia lápis de alfaiataria e uma jaqueta jeans (ou um blazer de brim, que é mais casual) e um scarpin colorido?

PARTICIPE: Como se vestir cool mesmo sendo muuuuuuito magrela?
PARTICIPE: O que usar num casamento na praia?

Passo 5: Sabe qual é a estampa mais fácil de coordenar? Listra! Que tal usar a blusa, que já é estampada, com um cardigan listrado por cima, num dia mais fresquinho? Não torce o nariz antes de experimentar!! Vai pra frente do espelho e fica tempo suficiente pra se acostumar com a ideia, antes de dizer que “não gosta” ou “só fica bem nos outros”. E na parte de baixo? Um shortinho de linho verde, ou vermelho, sei lá. Nos pés, uma rasteirinha ou uma gladiadora.

Passo 6: Que tal colocar a blusa de malha por cima de uma camisa jeans mais compridinha, e usar com uma legging? Nos pés, um all star ou outro tênis qualquer. Ou um sapato alto, uma botinha baixinha… Pronto! Quinto look montado com sucesso!

Ainda que eu tenha escolhido uma peça “fácil” pra ilustrar o post, eu tenho CERTEZA de que tem muita gente que não usa uma camisa de malha de maneiras tão diferentes como as que eu sugeri nos exemplos. Se você é dessas, experimenta essa fórmula aí.

O próximo passo? Repetir esse processo com as outras peças até chegar naquela que você comprou e nunca usou. Se não conseguir montar cinco looks, contente-se com três. Menos de três, é sinal de que essa peça não serve na sua vida/na sua rotina/no seu corpo. Doe! Desentulhe o guarda-roupas! Você não precisa de peças que não usa!

Se precisar de ajuda, me escreva: vestindoautoestima@gmail.com

Receba no seu e-mail dicas/textos sobre Estilo

MAIS: 3 DICAS IMPERDÍVEIS DE COMO ESCOLHER A BOLSA IDEAL
MAIS: COMO CALCULAR O CUSTO X BENEFÍCIO NA HORA DAS COMPRAS

Imagem: pinterest.com/superelaoficial


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)