Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/ /

DESCULPA, MAS A GENTE DEU ERRADO

Bruna Grotti

Colunista Superela

Mais textos

São Paulo, 21 de outubro de 2015.

Prezados Marty McFly e Doc Brown*,

Esta deveria ser uma carta de boas-vindas. Que lhes seria entregue por crianças brincando num skate voador e por adultos usando casacos multifuncionais. Adultos esses que, por sinal, teriam chegado até você em carros movidos a energia gerada pelo lixo. E que, não importa a idade que tivessem, pareceriam eternos jovens, graças às nossas técnicas avançadas de rejuvenescimento.

Mas, sabe, amigos, não deu. A única coisa que a gente conseguiu escrever foi um pedido de desculpas – ou de socorro, depende do ponto de vista. Porque as coisas não andam nada bem por aqui. Dizem por aí, e vocês também já devem ter ouvido algo do tipo, que amadurecer é evoluir. Que, com a maturidade, a gente fica melhor, mais sensível, mais sábio. Que, com as vivências, a gente aprende a respeitar as diferenças. E a amá-las. Mas acho que essa lógica não se aplica à espécie humana, não. Pelo menos não enquanto humanidade.

Tem gente batendo em gente por causa de orientação sexual – que é pra aprender a deixar de ser viado. Tem gente batendo em gente por causa de gênero – mulher minha não sai vestida assim na rua, não. Tem gente batendo em gente por causa de etnia – com preto tem que ser assim mesmo, amarrar no tronco e mandar ver na chibata. Tem gente culpabilizando a vítima – também, tava com uma sainha no meio da coxa e não queria ser estuprada? Tem gente relativizando a culpa – estava dirigindo bêbada, atropelou e matou duas pessoas, mas era branca, de classe média e estudada, então não é criminosa. Tem gente fazendo justiça com as próprias mãos, ignorando completamente a lógica de que, se dez homens lincham um ladrão, não é um bandido a menos – mas sim dez a mais, soltos e impunes.

PARTICIPE: Alguma sugestão de como sair da fossa?
PARTICIPE: Estou em uma nova fase!

E, se isso ainda não foi suficiente para fazê-los desistir da gente, tem mais. Tem gente pedindo a volta da Ditadura Militar – afinal, só vagabundo é que sofreu naquela época. Tem gente esfaqueando haitiano, num misto de racismo e xenofobia. Tem gente compartilhando nude dos outros na internet sem o menor consentimento de quem está sendo exposto. Tem gente reclamando de ter que dividir o avião com gente de classes econômicas menos abastadas – pobre tem que andar é de ônibus! Tem gente obrigando babá a usar uniforme, que é pra diferenciar e segregar ainda mais as classes. Tem gente fazendo piada sobre gordos e tem gente rindo de piadas sobre gordos, condicionando um monte de gente linda a odiar o próprio corpo. Tem até um cara chamado Jair Bolsonaro, eleito deputado federal constitucionalmente, com pautas como criminalização do aborto – que hoje, por ser ilegal e feito de maneira insalubre, mata uma mulher a cada dois dias no Brasil – e da heterofobia – que até hoje, já matou um alarmante total de zero pessoas no mundo.

[Pausa para a risada]

Pois é, amigos. Como vocês podem ver, aqui tem de tudo. E ao mesmo tempo não tem nada. Não tem água, não tem ar puro, não tem vegetação natural. Não tem tamanho, não tem sentido, não tem juízo. Não tem paciência, não tem tolerância, não tem respeito. Não tem fim.

Eu acho mesmo é que a gente contraiu alguma doença. Grave. Gravíssima. Sem cura. E letal. Por isso, caros amigos, voltem ao passado. Antes que o bicho que picou a gente pique vocês também e acabe por destruir, além do nosso presente e do nosso futuro, o nosso passado.

Com carinho.

*Marty McFly e Doc Brown são os protagonistas da trilogia “De volta para o futuro”. No segundo filme da série, produzido no final dos anos 80, eles chegam ao futuro no fatídico dia de hoje: 21 de outubro de 2015.

Receba no seu e-mail dicas/textos sobre Vida

MAIS: 3 DICAS IMPERDÍVEIS DE COMO ESCOLHER A BOLSA IDEAL
MAIS: A ROUPA DELA NÃO É UM CONVITE

Imagem: pinterest.com/superelaoficial

Bruna Grotti

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/ /

Leia temas do seu interesse:

/ /

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES conteúdos do Superela.
Você vai adorar ❤
Vamos ser amigas? :)
Warning: Unknown: Failed to write session data (wincache). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (D:\local\Temp) in Unknown on line 0