Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, foi um dos assuntos mais discutidos nas redes sociais, mídias e afins nas últimas 48 horas. A prova, que é a porta de entrada para diversas universidades no Brasil, ganhou destaque por diversos fatores: os atrasos, as expectativas envolvidas, sua dificuldade (desde que foi estabelecida como requisito para ingressar nas universidades), e por “provocar” a sociedade e os estudantes que fizeram a prova a refletirem sobre fatores sociais como: feminicídio, cultura afrodescente e religiões.

As questões que mais tomaram vazão foram as que envolviam Simone de Beauvoir e um texto que contemporiza o candomblé:

simone-p

9---yao

Em um dos cadernos de prova a primeira questão era referente ao movimento feminista em que a representante principal foi Beauvoir. Para a sociedade machista e opressora, na qual estamos acostumadas a lidar com nomes masculinos fortes, começar uma prova lendo uma questão sobre o feminismo foi um balde de água fria. E o melhor de tudo ainda estava por vir! A questão imponente envolvendo a francesa foi só uma dica para o que seria o tema da redação: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Imagine 7 milhões de estudantes pensando a respeito deste tema e tendo que se posicionar de uma única maneira, pois é indefensável ir a favor da violência contra a mulher. Com certeza os especialistas que elaboraram a prova buscaram algo com isso. Primeiro, a redação é o item que tem mais peso na nota final, e segundo, se colocar a favor da violência com certeza será um item desclassificatório, pois vai contra os direitos humanos.

Só para você entender melhor, veja abaixo 5 atitudes que podem anular uma redação no ENEM:

1. Apresentar o texto em branco;
2. Apresentar um texto com até 7 linhas (não incluindo o título);
3. Apresentar um texto que exponha uma clara intenção de anular a redação;
4. Desrespeitar os direitos humanos;
5. Apresentar texto que não desenvolva a proposta de redação, fugindo do tema ou não atendendo à estrutura textual cobrada na prova.

Mesmo assim ainda existiu e continua caindo em rede algumas perólas.

enem-machista3

enem-machismo

enem-machista2

PARTICIPE: Sobre a redação do Enem 2015, opiniões? O que vocês acharam? Algum ponto de vista?
PARTICIPE: O que vocês pensam sobre feminismo?

Mesmo sendo constituída como crime grave e apesar da leis sancionadas com a Maria da Penha (2006), a violência contra a mulher persiste. Segundo a Central de Atendimento à Mulher, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em 2014, 35% das mulheres em situação de vulnerabilidade sofreram agressões semanalmente, tanto na forma de violência física, como psicológica e sexual. Na última década, foram assassinadas mais de 43 mil mulheres no país, o que representa um aumento de 17% no índice de homicídios.

Tal comportamento que viola a integridade física, psíquica e sexual de muitas mulheres no mundo a fora está totalmente relacionada as culturas de diversos países, por exemplo, o sistema ocidental em que o homem trabalhava enquanto a mulher ficava restrita aos deveres domésticos, e o homem por sua vez exercia dominação total sobre ela. Ainda hoje muitas mulheres vivem aprisionadas e silenciadas, principalmente em regiões de tradição islâmica. Mas isso não se restringe a cultura oriental, muitas religiões ainda pregam que a mulher deve ser submissa ao homem, restringindo (e anulando) sua participação em cargos de uma congregação religiosa ou até mesmo da sociedade. É triste, mas ainda existe.

Apesar de vários avanços da luta feminista, esse paradigma social e patriarcal ainda não foi retirado da cabeça de muitos homens. Muitos ainda acham que podem dominar uma mulher, julgando-a inferior.

Então o que a sociedade, e as mulheres, pode fazer para dar fim a esse processo de violência?

Já ouviu dizer que educação é a base de tudo? Pois é exatamente isso que deve existir desde o primeiro momento. Mães mostrem que suas filhas são iguais aos seus irmãos, primos, namorados ou maridos, mas nunca inferior ou submissa. Acabe com a frase: “Ele te machuca porque gosta de você”.

Professores eduquem seus alunos a serem menos preconceituosos, façam com que eles vivenciem todos os dias, na escola e fora dela, relações de igualdade entre os gêneros. Os jovens, precisam ser formados para ver as mulheres como semelhantes!

E além da educação, a punição contra os praticantes por tais crimes devem ser mais severas, ou seja, as leis devem ter mais eficácia e coercivas.

A violência contra a mulher era uma guerra silenciosa, mas agora os holofotes estão cada vez mais fortes, tão fortes que uma das metas da ONU para 2015 é eliminar uma das mais difundidas violações aos direitos humanos do mundo: a violência contra a mulher. Você pode ver mais aqui neste link.

Como dizia a própria questão do ENEM de Simone de Beauvoir: Ninguém nasce mulher, torna-se mulher. Somos todos iguais. Feminismo é a luta da igualdade da mulher na sociedade, não queremos ser melhores ou piores apenas iguais. Se chegamos até aqui não é agora que vamos desistir!

E como a internet também pode proporcionar coisas maravilhosas, olha essa página que tudo: Sou feminista e lacrei no ENEM!

Receba no seu e-mail dicas/textos sobre Vida

MAIS: VOCÊ SABE MESMO O QUE É O FEMINISMO?
MAIS: SER FEMINISTA NÃO É XINGAMENTO

Imagem: pinterest.com/superelaoficial


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)