Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Nós AMAMOS listas. Seja lista com dez filmes cabeças ou cinquenta coisas indispensáveis para fazer uma lista decente, listar é um vício, um exercício social quase. Contudo, de todas as possíveis de serem feitas, um tema sempre me chama atenção: música – e convenhamos que a vida fica um tanto sem graça sem um som de fundo…

Das listas de músicas, prefiro ainda mais as que me apresentem artistas novos ou nem tão novos, mas que possam ser desconhecidos pela presença não tão assídua na mídia. E sem síndrome de underground, ok?

O que fiz? Listei cinco cantoras nacionais, cinco cantoras internacionais e cinco bandas com mulheres como vocalistas, fazendo brevíssimos comentários, porque o que importa é o que será ouvido.

Espero que gostem, e, caso tenham sugestão de novos sons, deixem nos comentários.

NACIONAIS

1. ALICE CAYMMI

Pelo sobrenome, ela dispensaria apresentação; a musicalidade está no sangue. Alice tem uma voz forte, que embala e nos leva na melodia de suas músicas. Faz parte da nova geração de cantoras que fazem um som resgatando as influências brasileiras e as modernizando. Aqui, uma versão de Princesa do MC Marcinho… Surpreenda-se.

Surpresa

2. TULIPA RUIZ

Essa, talvez, seja uma das mais conhecidas, mas há quem nunca tenha ouvido. Tem três álbuns lançados, sendo todos sucessos de crítica, já tendo ganhado prêmios pelos dois primeiros. Segue a mesma linha moderna da MPB. Tulipa é carinho para quem a escuta.

Quando Eu Achar

3. ANELIS ASSUMPÇÃO

Filha do lendário Itamar Assumpção, músico da cena alternativa de São Paulo, quase underground. Anelis vai no mesmo direcionamento sonoro do seu pai, puxando para uma linha fora do óbvio, com misturas de ritmos bem mais acentuadas.

Mau Juízo

PARTICIPE: O que tornaria você plenamente feliz?
PARTICIPE: Qual frase inspira vocês?

4. TÁSSIA REIS

Indicação de uma amiga minha, o som bateu forte quando ouvi. Representante de um rap classe A, Tássia rima fácil sobre bases poucos convencionais, com as palavras parecendo deslizar de tão suaves quando proferidas, mas soltando sua ideia direta e reta.

Meu RapJazz

5. JUÇARA MARÇAL

Juçara não é para fracos; a voz limpa e afinada contrasta com a crueza dos temas cantados, sempre com alguma crítica social bem direcionada ou versando o cotidiano de maneira precisa. A música recomendada é de Rodrigo Campos, do álbum “Bahia Fantástica”, na qual Juçara toma para si a canção.

Jardim Japão

INTERNACIONAIS

1. MELODY GARDOT

Seu atual álbum, Currency of Man, foi uma das gratas surpresas desse ano. Confesso que não a conhecia, ainda que seu primeiro lançamento seja de 2008. A sonoridade é um jazz requintado, que entra nos ouvidos e derrete, fazendo com que se sinta num clube underground esfumaçado.

It Gonna Come

2. ZAZ

É uma francesa que faz um som tipicamente solar, perfeito para um sorriso no rosto e um olhar conquistador (talvez seja por causa da língua). Ouvi-la é se imaginar andando na Champs-Élysées.

Je Veux

MAIS: 10 MÚSICAS NACIONAIS QUE FIZERAM PARTE DA SUA ADOLESCÊNCIA
MAIS: 21 MÚSICAS NACIONAIS QUE ESPANTARÃO A SUA TRISTEZA

3. GRIMES

Quem curte um som mais indie ou publicações como Pitchfork, certamente, deve ter ouvido falar nessa canadense. Um synthpop muitíssimo bem feito, hipnótico, complexo na medida certa, marcante e… Noturno.

Oblivion

4. AZEALIA BANKS

Mais uma queridinha do mundo indie, porém, é hip-hop: Do Harlem, desbocada, com uma língua afiada e um som feito para baladas. Fez barulho em 2012 ao entrar na “Cool List” da NME e com seu EP “1991”. Seu último álbum é de 2014, “Broke With Expensive Taste”.

212

https://www.youtube.com/watch?v=ZzN3LyehYd8

5. ANTONY & THE JOHNSONS

Antony Hegarty é uma cantora transgênero e, com absoluta certeza, uma das vozes mais únicas que já ouvi. Seu álbum “I Am A Bird Now” é um clássico atemporal, além de melancolia em forma de melodia, beleza e muita intensidade. É impossível ficar indiferente a forma como Antony se deixa mostrar em cada faixa.

Fistful of Love

BANDAS

1. SAVAGES

Eu tive o prazer de vê-las num palco do Lollapalooza 2014, e foi fantástico. Liderada pela vocalista Jehnny Beth, a banda pós-punk, daquelas de encher os ouvidos dos fãs de Joy Division, faz um rock cru e direto, sem espaço para firulas ou coisa do tipo. É raiva canalizada em forma de música.

Shut Up

2. HAIM

As meninas do HAIM foram bastante elogiadas, garantindo, inclusive, presença em alguns festivais no mundo. É um indie rock com delicadas pitadas pop, tornando fácil a assimilação das músicas e grudando na cabeça.

Don’t Save Me

3. WARPAINT

O nome pode até parecer agressivo, mas a música é etérea, praticamente um dream pop, que o coloca para “viajar” de tanta sutileza nas notas e vozes.

Love Is To Die

4. SANDÁLIA DE PRATA

Não vai ter representante nacional? Ah, claro que vai! E da maneira mais tradicional possível: Samba! Sandália de Prata tem um instrumental sensacional, mas ganha forma mesmo é na malemolência da voz de Ully Costa.

Sapato de Ouro

5. TEDESCHI TRUCKS BAND

Eu não posso negar que essa banda é uma das minhas favoritas. É a junção de Susan Tedeschi com o marido Derek Trucks, dois exímios guitarristas, possuidores de uma singular veia bluesy, mais músicos de apoio. Quero apenas dizer: Essa mulher… Escute essa mulher tocando e cantando.

Until You Remember

Receba no seu e-mail dicas/textos sobre Vida

MAIS: REINVENTE O USO DAS SUAS CANGAS E FIQUE MARAVILHOSA!
MAIS: 40 MÚSICAS MAIS GRUDENTAS DA GALÁXIA

Imagem: pinterest.com/superelaoficial


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Recomendado para você...