Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Pode ser por causa da crise econômica, da sua consciência ambiental ou por estilo. Independente do motivo que te leve a comprar em brechó, você precisa saber comprar, ou vai comprar errado. Como eu sempre digo nos meus textos sobre consumo, um dos maiores erros é comprar uma peça só porque ela está “baratinha” e depois não usar e ver o seu dinheiro parado no guarda-roupas, mesmo que a peça tenha custado R$ 10 ou R$ 20, porque esse dinheiro poderia virar outra coisa mais útil. Aliás, se você ainda não leu o meu texto sobre custo x benefício das peças, é uma boa oportunidade! Clica aqui antes de continuar lendo esse. Antes de ir no brechó mais perto da sua casa é bom saber que assim como as lojas, a maioria dos brechós é especialista em um tipo de roupa, e por isso são separados em três categorias:brechó

Se quer comprar peças antigas, procure um brechó vintage.

Se a ideia é comprar peças de coleções passadas de marcas conceituadas (e mais caras), você deve procurar por um brechó label. 

Mas se estiver procurando peças descoladas (diferentonas rsrs) independente de marca ou da época, pode ser um brechó de segunda mão.

É óbvio mas não custa enfatizar: a maior diferença entre comprar num brechó e comprar numa loja convencional é que nos brechós as peças são usadas. Por isso mesmo, você deve prestar mais atenção aos detalhes, para saber se a peça não está manchada ou rasgada, e olhar bem os acabamentos. Veja, por exemplo, se o botão tá pregado direitinho ou se tem todos os botões, porque às vezes é difícil encontrar um botão igual e você terá que trocar todos eles. Na hora de experimentar, veja se o zíper está funcionando ou se prende ou agarra na costura, entre outras coisas. Também vale olhar a etiqueta para saber se você vai conseguir manter a peça sozinha ou se vai precisar levar para lavanderia ou lavar a mão.

saia botões vestido botões

PARTICIPE: Festinha. Ir de salto ou não?
PARTICIPE: O que você mais gosta de comprar?

Dependendo da peça, vale a pena levar com alguns defeitinhos ou ajustes, mas lembre-se que costureiras não costumam cobrar muito barato. Avalie se vale o custo adicional e lembre-se de somar esse custo ao valor da peça.

costura

Ao contrário das lojas, é quase impossível você perguntar ao vendedor por algo específico e ele lembrar que tem. Alguns já são bem moderninhos e já tem o estoque em sistema, mas não é a grande maioria, então não vai adiantar ir com pressa ou achar que vai perguntar por um vestido de noiva retrô e a vendedora vai direto no cabide ou na prateleira pegar pra você. A maioria deles é organizado por categoria ou por cores, mas como são peças únicas, pode não ter o seu tamanho, ou as categorias não serem tão óbvias. Vá com tempo e com vontade de mexer, você mesma, no acervo deles atrás do que quer.

vestido de noiva anos 20 vestido de noiva anos 70 vestido de noiva retrô

MAIS: 5 ITENS MOSTRAM QUE A MODA DOS ANOS 90 ESTÁ DE VOLTA!
MAIS: 8 PERGUNTAS QUE VOCÊ DEVE FAZER ANTES DE UMA COMPRA!

Assim como você faria numa loja convencional com peças novas, avalie se a peça combina com as peças que você já tem e se realmente vai usá-la. Lembre-se do custo x benefício e resista à tentação de levar várias peças pra casa só porque está gastando no total um valor igual ou menor ao que pagaria em uma única peça se comprasse na marca que você mais gosta. A não ser que a ideia seja renovar o seu guarda-roupas, tente comprar apenas o que você foi procurar. Faça uma listinha de coisas que precisa ou que gostaria de ter, e vá focada em seus objetivos! Também parece óbvio, mas tem gente que não faz isso nem com peças novas: Lave a peça antes de usar! Alguns brechós lavam as peças antes de vender, mas alguns colocam as peças à venda do jeito que receberam.

Imagem: Pinterest

Receba no seu e-mail dicas/textos sobre Estilo


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)