Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Nós, mulheres, ainda precisamos lutar muito para combater as mil e uma formas de machismos a que somos submetidas todos os dias. E, por mais cansativo que seja, não podemos baixar a guarda. Embora tenha muitas caras, o machismo ainda se camufla em diversos aspectos que, se não estivermos atentas, podem passar batidos e parecerem completamente normais. A militância feminista já pontou bem o quanto não devemos nos sujeitar a nenhum tipo de violência ou agressão, seja ela física ou verbal. Porém, e eu sei bem como é, algumas falas podem vir disfarçadas de simpatia, inteligência e um rostinho bonito. Pensando nisso, resolvi listar indícios de que aquele crush que parece bom demais pra ser verdade pode se revelar uma verdadeira cilada:

  • Ele menospreza as meninas que não quiseram ficar com ele: sabe quando vocês estão no assunto de ex’s e peguetes do passado e ele demonstra certa raiva ao comentar daquela menina que não quis ficar com ele? Ele faz comentários do tipo “ela deu vários sinais mas na hora H virou o rosto e disse não, acredita??”. Ou seja, além de não sabe lidar com um NÃO ele ainda acha que só porque a menina deu  ‘supostos sinais’ ela não pode mudar de ideia na hora. Conclusão: fuja!
PARTICIPE: O que vocês pensam sobre feminismo?
PARTICIPE: O que vocês acham sobre homens machistas?
  • Ele fica o tempo falando o estilo que curte: não tem problema nenhum dizer ”acho bonito mulheres que usam jeans e chinelo”. O problema é que ele acha que só essas meninas é que sabem se vestir ou que possuem algum senso fashion. Além disso, se você não for adepta do estilo que ele curte ou valoriza, pode ter certeza que eventualmente ele vai “sugerir” que você use determinadas roupas porque “vai te valorizar”. Cuidado! Isso abre um precedente perigoso pra que você se vista com um único objetivo: agradá-lo. Conclusão: manda o cara catar coquinho.
  • -Ele não quer saber da sua vida: por mais que o papo seja bom, por mais que vocês tenham várias coisas em comum, ele vai ficar falando da vida dele, dos problemas dele, do quão cansado ele está e etc. E ainda que ele pergunte “como foi o seu dia”, ele logo vai dizer “ah,mas o meu foi mais cansativo porque bla bla bla whiskas sachê”. Conclusão: pode bloquear com gosto.
  • -Ele acha que o mundo gira em torno dele: sabe aqueles caras que se acham a última bolacha Calipso do pacote? Pois é. Além de se achar foda pra caralho, ele se gaba por só ter saído com meninas gatas (ou seja, olha o privilégio que você está tendo, rsrsrsrsrs), pela quantidade de curtidas nas fotos dele e tudo mais. Freud explica, mas minha teoria é de que esses caras precisam se autoafirmar o tempo todo e aí acabam agindo assim, mas enfim. Conclusão: diga a ele que já existe tratamento pra essa necessidade emocional.
  • Ele valoriza ‘mulheres sem frescura’: engraçado que toda vez que vejo algum homem bradando que gosta de mulher sem frescura é sempre porque a mulher age de acordo com as preferências do mundo masculino. Ou seja,  é aquela mulher que bebe com os caras, que não liga se o parceiro sai pra jogar futebol, e não fica de “frescurite” na hora H. Nunca é valorizando coisas do tipo “ela vai atrás do que quer” ou “ela defende as opiniões dela com unhas e dentes”. Conclusão: manda ele tomar naquele lugar.
  • Ele só te elogia quando você age de acordo com as preferências dele: esse é um clássico. Se o cara curte a vida fitness, ele vai A-M-A-R se você também for rata de academia. Se ele curte videogames, ele vai te pedir em casamento se você mencionar que também joga. Se ele curte rock, ele vai te mandar flores se você, por um acaso, também curtir as mesmas bandas que ele. Caso contrário, ele não vai te falar nem A nem B se você tiver preferências que não casem com as dele. Conclusão: mande ele ir pastar.
MAIS: SOBREVIVI A UM RELACIONAMENTO ABUSIVO
MAIS: 4 COMPORTAMENTOS MACHISTAS QUE PRECISAM SER ABORDADOS

Então assim, migas. Muito cuidadinho. Às vezes ele parece gente fina, mas no fundo ele é um machista que, ou não sabe que é machista, ou que acha que você nem vai perceber justamente porque essas falas estão bem camufladas. Se a gente não fica ligada nesse tipo de coisa, a gente se deixa levar e quando percebe já é tarde demais. Até porque, ele vai ser o tipo que vai ficar indignado quando você der o toco nele e vai falar coisas do tipo “mas nossa, como assim você não quer sabe de ficar com um cara COMO EU?”.

Fica a dica: machista não é só aquele que bate na mulher ou que mede seu valor pelo comprimento da sua saia!

E, como bem lembrou Simone de Beauvoir, “Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria instância”.

Imagem: Pinterest

Receba no seu e-mail dicas/textos sobre Vida

@ load more