O que você procura?

Já diz a Organização Mundial de Saúde: a depressão é a doença mais incapacitante no mundo atualmente. De acordo com a OMS, 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem desse mal, que é reconhecido como o mal do século XXI.

Não à toa, existem dias focados para a conscientização sobre a doença, ações e campanhas a seu respeito, e não é de hoje que os tratamentos são muito pesquisados e explorados. Porém, mesmo com todas essas pesquisas, a depressão ainda é uma doença silenciosa.

Silenciosa porque não tem sintomas que são visíveis ao olho nu – ela já é considerada, oficialmente, uma doença mental -, mas também porque existe um tabu sobre a depressão que, muitas vezes, incapacita quem sofre disso de conversar a respeito. Afinal, quem nunca ouviu um ‘deixa de manha?’ quando contou para outra pessoa que não estava se sentindo deprimido?

Até mesmo por isso, é normal grandes nomes de Hollywood, como a atriz Kristen Bell, usarem da sua influência para levantar a bola a respeito desse assunto. A atriz escreveu uma carta aberta para o site Motto comentando, justamente, que está cansada de não falar mais sobre depressão.

PARTICIPE: Namorando com Depressão
PARTICIPE: Depressão ou estresse?

“Quando eu tinha 18 anos, minha mãe sentou comigo e disse: ‘Se existir um dia em que você sente que tem uma nuvem escura te seguindo, você pode conseguir ajuda. Você pode falar comigo, falar com um terapeuta, falar com um médico. Eu quero que você saiba que existem opções’”, escreveu.

Kristen explicou que a abertura que sua mãe deu para começar uma conversa sobre esse assunto foi muito gratificante, porque, quando ela estava na faculdade, veio um momento em que ela deixou de se sentir como ela mesma, e ela precisou, sim, pedir ajuda para sair de algo que ela não compreendia totalmente.

“Quando você tenta manter as coisas escondidas, elas apodrecem e acabam se revelando de uma forma muito mais destrutiva do que se você abordá-la de uma maneira honesta. Eu não falei sobre as minhas dificuldades com a saúde mental durante os primeiros 15 anos da minha carreira. Mas agora, eu estou num ponto em que eu acredito que nada deve ser um tabu”.

A atriz explica que, para ela, a depressão era muito mais do que apenas uma sensação de tristeza. Ela conta que sentiu o que, com certeza, muitas pessoas sentem quando estão nesta situação: um senso completo de isolamento e solidão.

Kristen Bell mostra porque falar sobre depressão é importante

Até mesmo por isso, a depressão é uma doença incapacitante: sentindo-se isolada e sozinha, a pessoa se prende em pensamentos na sua mente que confirmam o que ela sente e isso afeta a forma como ela se relaciona com outras pessoas, como trabalho, a escola ou qualquer outra atividade. O peso do que ela sente mostra que ela não tem utilidade e, por isso, é comum pessoas depressivas não tem terem vontade de fazer nada – e sofrerem para fazer tarefas simples, como levantar da cama pela manhã.

E, por conta disso, os episódios depressivos podem se agravar e levar ao suicídio, a segunda causa de mortes entre jovens de 15 e 29 anos em 2012, de acordo com a OMS. Tudo isso só prova que não falar sobre o assunto – que criar um preconceito em cima de uma doença mental – apenas colabora para a manutenção do status quo.

“Check-ups de doenças mentais deveriam ser tão rotineiros quanto ir no médico ou no dentista. Afinal, eu vou ver um médico se eu estou com o nariz escorrendo. Se eu digo para um amigo que eu estou doente, a primeira reação dele será falar: ‘Você deveria ir a um médico’. Mas, se você fala para um amigo que está se sentindo depressivo, ele ficará assustado ou relutante em te dar esse mesmo conselho”, continuou Kristen.

Aqui no Superela, existe uma rede de profissionais, os nossos Super Profissionais, que estão capacitados para lidar com esse tipo de situação e o Clube Superela também está disponível para que qualquer mulher encontre o apoio necessário para lidar com uma depressão. A discussão existe, e ela precisa ser incentivada para que essa doença não tire a capacidade de qualquer um de viver uma vida plena.

MAIS: DEPRESSÃO – A DOR DA ALMA
MAIS: O QUE JAMAIS DEVEMOS DIZER PARA QUEM ESTÁ COM DEPRESSÃO

Nas palavras de Kristen: “Somos todos humanos, e vamos ser sinceros, esse não é um time fácil de se estar. É estressante e preocupante, mas também muito satisfatório, bonito e incrível. Para conseguirmos experienciar o máximo do time humano, nós precisamos nos comunicar. Falar sobre o que você sente é o primeiro passo para se ajudar”.

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)