O que você procura?

É praticamente impossível qualquer pessoa no mundo atual não saber, pelo menos, quem é J. K. Rowling. A escritora criou uma das séries literárias mais famosas do mundo, a do bruxo Harry Potter, que até hoje conquista fãs de todas as idades.

Porém, recentemente, a autora tem mostrado que sua história é muito mais do que só páginas de um livro. Rowling é a co-autora de uma nova peça inspirada no mundo dos bruxos, Harry Potter and the Cursed Child, algo como Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, em português, que contou com um novo elenco, totalmente diferente dos oito filmes lançados entre 2001 e 2011.

Para quem assistiu os longas e estava acostumado com Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint como o trio de protagonistas da franquia, teve uma surpresa ao ver Hermione, antes interpretada pela atriz – branca e com traços totalmente europeus – ganhar um novo rosto em Noma Dumezweni, uma mulher negra.

J.K. Rowling responde aos racistas que não aceitam a Hermione negra

Desde que o casting foi anunciado, Rowling tem lidado com uma série de comentários racistas, argumentando que a escolha de Noma para o papel era ‘errada’ porque, ao que tudo indicava, Hermione era obviamente branca. Não só isso, mas muitos também diziam que a peça deveria, pelo menos, seguir um padrão em comparação com os filmes, para não confundir tanto os fãs da série.

PARTICIPE: Qual a sua visão em relação ao racismo no Brasil?
PARTICIPE: Como lidar com pessoas racistas?

Porém, a autora com certeza mostrou que não tem problema nenhum em defender a sua escolha. Em uma entrevista para o jornal britânico The Guardian, ela deu um recado para os haters que prova, de uma vez por todas, que esse tipo de comportamento não tem espaço quando se fala da série.

“Tiveram um monte de racistas que me disseram que porque a Hermione ‘ficou branca’, isso é, porque ela perdeu a cor do rosto depois de tomar um susto, que ela deve ser branca, o que me causa muita dificuldade de compreensão. Mas eu decidi não ficar muito agitada com isso e simplesmente afirmar que a Hermione pode ser uma mulher negra com toda a minha benção e entusiasmo”, disse.

E mais: Rowling explicou que em nenhum momento do livro Hermione era descrita pela cor da sua pele, ou seja, não é claro, pela história original, se a personagem é branca ou negra. A ideia ficou livre para a interpretação de cada leitor e é muito comum encontrar na internet fanarts, desenhos feitos por fãs, que mostram a bruxinha como uma garota negra.

A autora ainda comentou que a escolha de Noma se deu, simplesmente, porque ela era a melhor atriz para o papel e, ao lado do diretor da peça, John Tiffany, levantou uma discussão importantíssima sobre o assunto:

“O que me chocou foi a forma como as pessoas não conseguiam visualizar uma pessoa que não é branca como a heroína da história. Portanto, é brilhante que isso tenha acontecido”, disse.

Como disse John, é possível ver que existe uma resistência à atores de cor em papeis de protagonistas em histórias, o que só comprova que, tanto no Brasil, como no mundo inteiro, o racismo ainda é uma força cultural muito forte.

mg_7985

MAIS: QUAL FACE QUE ESCONDE O RACISMO? UM POUCO SOBRE BLACKFACE
MAIS: ONDE ESTÁ A REPRESENTATIVIDADE NA MODA E NA BELEZA?

Porém, ao mesmo tempo, o fato de Noma ter sido escala para o papel é uma verdadeira afronta – muito bem-vinda, por sinal – a esse padrão. Pois, assim como a vitória de Sabrina de Paiva no Miss São Paulo 2016, a escolha de uma atriz negra para viver um papel que as pessoas assumiram que seriam de uma mulher branca mostra que a representatividade está ganhando espaço e que uma mulher negra tem tanto talento e direito de ser uma protagonista quanto qualquer outra.

Imagem: Pottermore Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤