Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/

Maria Sharapova vence jogo, mas o destaque é a sua celulite

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

Maria Sharapova é uma potência quando o assunto é tênis. A tenista profissional tem mais de 22 prêmios em toda a sua carreira e, aos 29 anos, não dá sinais de que vai parar no futuro próximo.

Também, pudera. No esporte, são poucas as mulheres que ganham destaque na mídia – ao contrário dos homens – e tanto ela quanto Serena Williams são dois nomes que não só merecem o reconhecimento, como também devem dominar o cenário para mostrar que são tão capazes quando o sexo oposto na quadra de tênis.

Porém, mais uma vez Sharapova ganhou manchetes, mas não exatamente pelos motivos certos. A tenista saiu vencedora do conhecido torneio de Roland Garros, que chegou ao fim no último domingo, dia 5, na França, sob forte chuva, mas o grande destaque do jornal Folha de S. Paulo foi a celulite que a tenista tinha na perna.

A página da organização não-governamental Artemis, que luta contra a violência obstétrica nas salas de parto, publicou uma imagem da seção Corrida do jornal com a seguinte chamada: “Quase Perfeita – Maria Sharapova supera a chuva, mas não a celulite, e arrasa rival em Roland Garros”.

PARTICIPE: Insegurança com o corpo na hora do sexo, como lidar?
PARTICIPE: Em quanto tempo consigo ver o resultado do treino na academia?

“Imagine o seguinte: Sua filha, irmã, mulher, prima, sobrinha acaba de vencer uma partida em Roland Garros e a mídia noticia o feito falando da celulite dela”, diz o post da página.

Essa, infelizmente, não é nem de longe a primeira vez que os malvistos furinhos da tenista são notícia. Em uma busca rápida pela internet, é possível ver que desde 2007 o nome da atleta é ligado à esse problema de pele, que é tão comum em mulheres quanto a barba nos homens.

O comentário da publicação só mostra que, mais uma vez, o padrão estético parece ser mais forte que o talento de qualquer mulher, uma vez que antes citar que ela não conseguiu se livrar da celulite por inteiro do que destacar apenas a vitória da tenista no torneio.

Esse, claro, é um hábito comum da mídia – e isso não está limitado apenas ao Brasil, mas ao mundo todo. A mulher é sempre posta em comparação com um padrão irreal e criado pela própria mídia, e nem mesmo as celebridades mais famosas – pense em mulheres como Angelina Jolie – estão a salvo de serem colocadas nessa métrica.

Maria Sharapova vence jogo, mas o destaque é a sua celulite

O que isso resulta? Em comentários como este, que diminuem o talento de uma mulher por conta de sua estética. Porque celulite é isso, puramente estética.

Se você não está familiarizada com essa condição, saiba que ela é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água ou toxinas nas células, fazendo com que elas fiquem cheias e endurecidas e causando desníveis na pele, aquela conhecida textura de casca de laranja.

Do ponto de vista médico, a celulite não é grave e existem formas de lidar com os diferentes graus (de mais ameno a mais grave) sem a necessidade de intervenções cirúrgicas, apenas cuidado da alimentação, do nível de hidratação do corpo e da adoção de uma rotina de exercícios.

Além disso, a celulite está presente em 8 entre 10 mulheres no mundo e não tem uma relação total com a balança: tanto mulheres magras quanto acima do peso podem sofrer de celulite e a genética também é um fator determinante no desenvolvimento.

MAIS: 5 DICAS DE BELEZA QUE VOCÊ DEVERIA TENTAR JÁ
MAIS: 5 COISAS QUE TODA MULHER DE SEIOS PEQUENOS DEVE SABER

Ou seja, uma característica totalmente estética e que é tão comum já não deveria mais ser destaque em notícia alguma, ainda mais quando o verdadeiro foco da notícia deveria ser uma vitória feminina em um dos torneios mais famosos e disputados do mundo.

Afinal, celulite quase todo mundo tem, agora títulos do Roland Garros… É um privilégio de poucos.

Imagem: Pinterest

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/

Leia temas do seu interesse:

/

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Um email por semana só com o melhor conteúdo do Superela
Você vai adorar ❤
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Não perca mais nenhuma novidade!
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3BhZ2UucGhwP2hyZWY9aHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZmFjZWJvb2suY29tJTJGU3VwZXJlbGFPZmljaWFsJTJGJnRhYnMmd2lkdGg9NTIwJmhlaWdodD0yMjAmc21hbGxfaGVhZGVyPWZhbHNlJmFkYXB0X2NvbnRhaW5lcl93aWR0aD10cnVlJmhpZGVfY292ZXI9ZmFsc2Umc2hvd19mYWNlcGlsZT10cnVlJmFwcElkPTE3MTExNDI3NjM4MDkzNiIgd2lkdGg9IjUyMCIgaGVpZ2h0PSIyMjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd1RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+
Curta o Superela no Facebook ❤
teste
teste
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.