O que você procura?

Maria Sharapova é uma potência quando o assunto é tênis. A tenista profissional tem mais de 22 prêmios em toda a sua carreira e, aos 29 anos, não dá sinais de que vai parar no futuro próximo.

Também, pudera. No esporte, são poucas as mulheres que ganham destaque na mídia – ao contrário dos homens – e tanto ela quanto Serena Williams são dois nomes que não só merecem o reconhecimento, como também devem dominar o cenário para mostrar que são tão capazes quando o sexo oposto na quadra de tênis.

Porém, mais uma vez Sharapova ganhou manchetes, mas não exatamente pelos motivos certos. A tenista saiu vencedora do conhecido torneio de Roland Garros, que chegou ao fim no último domingo, dia 5, na França, sob forte chuva, mas o grande destaque do jornal Folha de S. Paulo foi a celulite que a tenista tinha na perna.

A página da organização não-governamental Artemis, que luta contra a violência obstétrica nas salas de parto, publicou uma imagem da seção Corrida do jornal com a seguinte chamada: “Quase Perfeita – Maria Sharapova supera a chuva, mas não a celulite, e arrasa rival em Roland Garros”.

PARTICIPE: Insegurança com o corpo na hora do sexo, como lidar?
PARTICIPE: Em quanto tempo consigo ver o resultado do treino na academia?

“Imagine o seguinte: Sua filha, irmã, mulher, prima, sobrinha acaba de vencer uma partida em Roland Garros e a mídia noticia o feito falando da celulite dela”, diz o post da página.

https://www.facebook.com/artemisong/photos/pb.1417190451844319.-2207520000.1465230070./1813281888901838/?type=3&theater

Essa, infelizmente, não é nem de longe a primeira vez que os malvistos furinhos da tenista são notícia. Em uma busca rápida pela internet, é possível ver que desde 2007 o nome da atleta é ligado à esse problema de pele, que é tão comum em mulheres quanto a barba nos homens.

O comentário da publicação só mostra que, mais uma vez, o padrão estético parece ser mais forte que o talento de qualquer mulher, uma vez que antes citar que ela não conseguiu se livrar da celulite por inteiro do que destacar apenas a vitória da tenista no torneio.

Esse, claro, é um hábito comum da mídia – e isso não está limitado apenas ao Brasil, mas ao mundo todo. A mulher é sempre posta em comparação com um padrão irreal e criado pela própria mídia, e nem mesmo as celebridades mais famosas – pense em mulheres como Angelina Jolie – estão a salvo de serem colocadas nessa métrica.

Maria Sharapova vence jogo, mas o destaque é a sua celulite

O que isso resulta? Em comentários como este, que diminuem o talento de uma mulher por conta de sua estética. Porque celulite é isso, puramente estética.

Se você não está familiarizada com essa condição, saiba que ela é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água ou toxinas nas células, fazendo com que elas fiquem cheias e endurecidas e causando desníveis na pele, aquela conhecida textura de casca de laranja.

Do ponto de vista médico, a celulite não é grave e existem formas de lidar com os diferentes graus (de mais ameno a mais grave) sem a necessidade de intervenções cirúrgicas, apenas cuidado da alimentação, do nível de hidratação do corpo e da adoção de uma rotina de exercícios.

Além disso, a celulite está presente em 8 entre 10 mulheres no mundo e não tem uma relação total com a balança: tanto mulheres magras quanto acima do peso podem sofrer de celulite e a genética também é um fator determinante no desenvolvimento.

MAIS: 5 DICAS DE BELEZA QUE VOCÊ DEVERIA TENTAR JÁ
MAIS: 5 COISAS QUE TODA MULHER DE SEIOS PEQUENOS DEVE SABER

Ou seja, uma característica totalmente estética e que é tão comum já não deveria mais ser destaque em notícia alguma, ainda mais quando o verdadeiro foco da notícia deveria ser uma vitória feminina em um dos torneios mais famosos e disputados do mundo.

Afinal, celulite quase todo mundo tem, agora títulos do Roland Garros… É um privilégio de poucos.

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)