Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

No Brasil, as campanhas de cerveja são bastante polêmicas: normalmente com um conceito bastante machista, é comum vermos as publicidades das bebidas tratando as mulheres de uma maneira bastante objetificadora.

Escolher um exemplo é fácil, afinal, são muitas as campanhas que relacionam a bebida com mulheres de corpos esculturais, usando roupas minúsculas e em uma posição de serviço. Normalmente, elas são as garçonetes (quem lembra da campanha do ‘Verão’ da Itaipava?) ou a mulher solteira que cai aos pés daquele que bebe a cerveja.

E se tem um assunto no país que costuma ser tão machista quanto a cerveja, esse assunto é futebol. Por isso, foi uma boa surpresa ver uma nova campanha e ação da Heineken, que mostrou, de forma bem-humorada e bem palpável, como as mulheres podem ser tão fãs do jogo – e da cerveja – quanto seus namorados e maridos.

PARTICIPE: Sobre a violência que sofremos todos os dias
PARTICIPE: O que fazer quando ele sai para beber escondido e te deixa sozinha?

O vídeo, chamado The Cliché, ou seja, o clichê, é bastante autoexplicativo. Durante um jantar, os homens são presenteados com a chance de assistirem o final da UEFA Champions League em uma festa da marca, desde que mandem as namoradas para um spa.

A ideia é, também, bastante simples. Quantas vezes um homem não achou que precisaria despachar a namorada para fazer um programa considerado ‘de homem’? Ou quantas vezes foi assumido que a mulher está sempre mais estressada e, por isso, precisa tirar alguns dias para ‘descansar’ e ‘relaxar’?

Mais interessante do que o começo do comercial é a reação de cada namorado à brincadeira e as desculpas vão de ‘eu aproveitei a ocasião para comprar um presente’ até ‘eu te respeito e te admiro muito’. Tudo, claro, com a intenção de mandar a namorada para longe e ir à festa tranquilamente.

Porém, aí está a grande sacada da campanha: as mulheres não foram para um spa. Elas foram mandadas para Milão, para assistir à final do campeonato diretamente do estádio, enquanto os homens ficaram no Brasil, assistindo ao jogo em um telão.

A campanha destaca um comportamento que, culturalmente, exclui as mulheres de um ambiente porque, na teoria, futebol é assunto de homem. Porém, elas podem ser tão fãs quanto eles e aproveitarem um jogo da mesma maneira.

A moral é essa: o futebol é um esporte que pode ser apreciado por todos e, por que não?, aproveitado junto. Está na hora de tirar da mente a ideia de que existem coisas para mulheres e outras só para homens e aprender que toda e qualquer atividade pode ser compartilhada por todos.

MAIS: NÃO ERA AMOR, ERA MACHISMO
MAIS: POR QUE O MACHISMO É TÃO EFICAZ?

O mesmo se viu há alguns dias quando a marca de protetores íntimos britânica Bodyform criou uma campanha que passa longe dos clichês de comerciais da área. Mostrando mulheres fortes e poderosas, que praticam todo tipo de esporte pesado – e isso inclui até o balé – e que acreditam que um pouquinho de sangue, seja de um machucado ou fruto da menstruação, não é o suficiente para impedir que elas façam o que querem.

De verdade, o mundo está mudando, e o feminismo é mais importante do que nunca para mostrar que não existem diferenças entre os gêneros. É mais do que hora de aceitar.

Imagem: Youtube Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Recomendado para você...