Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/

Maisie Williams, de Game of Thrones, rebate matéria sexista no Twitter

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

A atriz de Game of Thrones, Maisie Williams, já provou que não veio ao mundo a passeio. Além de fazer um sucesso incrível na série, como a personagem Arya, também faz questão de mostrar que é uma verdadeira ativista, principalmente quando o assunto é a forma como ela – e outras atrizes – são tratadas pela mídia.

No último final de semana a atriz de 19 anos usou as redes sociais para rebatar o título sexista de uma matéria feita no britânico Daily Mail sobre o look que ela usou para um evento no último final de semana.

A manchete dizia: “Revelado: Maisie Williams, de Game of Thrones, usa vestido de rendas sem sutiã e um acessório de cabelo ousado para baile de máscaras de caridade”, e colocava o foco no look que a estrela da televisão escolheu para ir ao NSPCC Summer Masquerade Ball, um evento voltado para arrecadar fundos para a Childline, uma organização voltada para crianças e jovens até 19 anos que oferece suporte emocional.

PARTICIPE: O que vocês pensam sobre feminismo?
PARTICIPE: Meu pai é machista e minha mãe é submissa, o que fazer?

Em sua página no Twitter, Maisie publicou uma imagem da chamada com a legenda: “Alternativa: Atriz de Game of Thrones, Maisie Williams ajuda a arrecadar milhares de libras no Summer Masquerade Ball para a NSPCC”, mostrando que existia um motivo maior para o evento do que o vestido que ela escolheu para o evento, retratado na imagem abaixo.

Maisie Williams, de Game of Thrones, rebate matéria sexista no Twitter

Não é incomum a mídia usar um aspecto da aparência de celebridades para reformar uma cultura machista e sexista. Recentemente, Maria Sharapova foi o alvo de uma dessas chamadas, quando, no jornal Folha de S. Paulo, foi capa da seção Corrida com o título: “Quase Perfeita – Maria Sharapova supera a chuva, mas não a celulite, e arrasa rival em Roland Garros”.

Verdade, muitas vezes chamadas desse tipo tem um motivo: audiência. Porém, é uma audiência conquistada às custas da dignidade de uma mulher. Por isso mesmo, a própria Maisie já comentou, em uma entrevista para o Enterteinment Weekly, que prefere o mundo dividido em dois tipos de pessoas:

“Eu sinto que nós deveríamos parar de chamar feministas de ‘feministas’ e começar a chamar pessoas que não são feministas de ‘sexistas’ – o resto são apenas humanos. Ou você é normal, ou é sexista. As pessoas ganham um rótulo quando são más”, disse.

Muitas vezes, é comum ver que a mídia toma um lado que diminui o poder feminino e reforça padrões estéticos que são totalmente irreais, que causam uma pressão generalizada por um corpo que é, na verdade, de uma minoria da população.

Por esse e outros móvitos, o coletivo feminista Think Olga começou a produzir um manual de jornalismo humanizado. O primeiro volume, chamado Minimanual do Jornalismo Humanizado – Pt. I: Violência contra a mulher, fala sobre a melhor maneira de abordar assuntos como o estupro em matérias e produções jornalísticas.

MAIS: SER FEMINISTA NÃO É XINGAMENTO
MAIS: 4 FRASES MACHISTAS QUE AS PESSOAS PRECISAM PARAR DE REPRODUZIR NO DIA A DIA

Esse tipo de produção é importante justamente para começar uma mudança profunda na cultura midiática do Brasil e do mundo: a de que a mulher é um objeto, passível de culpa e errada por natureza. De matérias sobre looks do dia até sobre casos de feminicídio, todas merecem ser tratadas com respeito.

Imagem: Daily Mail e Pinterest

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/

Leia temas do seu interesse:

/

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Um email por semana só com o melhor conteúdo do Superela
Você vai adorar ❤
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Não perca mais nenhuma novidade!
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3BhZ2UucGhwP2hyZWY9aHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZmFjZWJvb2suY29tJTJGU3VwZXJlbGFPZmljaWFsJTJGJnRhYnMmd2lkdGg9NTIwJmhlaWdodD0yMjAmc21hbGxfaGVhZGVyPWZhbHNlJmFkYXB0X2NvbnRhaW5lcl93aWR0aD10cnVlJmhpZGVfY292ZXI9ZmFsc2Umc2hvd19mYWNlcGlsZT10cnVlJmFwcElkPTE3MTExNDI3NjM4MDkzNiIgd2lkdGg9IjUyMCIgaGVpZ2h0PSIyMjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd1RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+
Curta o Superela no Facebook ❤
teste
teste
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Obrigada!

Seu nome e email foram enviados com sucesso.

Desejamos boa sorte!


Click aqui para voltar ao site.
Queremos te enviar OS MELHORES conteúdos do Superela.
Você vai adorar ❤
Vamos ser amigas? :)