Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

“Meu marido é um anjo. Todos os dias ele me ajuda a lavar a louças depois do jantar”. “Meu marido é ótimo. Troca a fralda do nosso filho sem eu precisar pedir”. “Moro com meu namorado e você tem que ver que homem bom. Todo dia ele varre a casa”. Frases como essas me causam um incômodo gigantesco! Não sou casada e nem moro com meu namorado, mas fui criada desde os 10 anos somente pelo meu pai (minha mãe faleceu quando eu era criança). Aqui em casa, nunca o elogiei por dividir as tarefas domésticas comigo. Sabe por quê? Porque ele, sendo morador da residência, não faz mais do que sua obrigação. Assim como eu!

Sempre que vejo uma mulher elogiando o companheiro por ajudá-la a fazer algo como lavar louças, parece que ele está sendo o super herói da casa, fazendo um favorzão à ela, sabe? E a gente precisa desconstruir isso! Fomos criados em uma sociedade em que a mulher precisa ser do lar, precisa cuidar da casa para que o homem encontre todos os cômodos limpinhos e os suje sem se preocupar em voltar a organizá-los. Afinal, isso é tarefa da mulher. Certo? Não, muito errado!

Uma pesquisa realizada recentemente pela SPC Brasil junto a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas mostrou que apenas 36% das mulheres têm as tarefas domésticas divididas com os seus companheiros. Você veem como é preocupante isso? Significa que 64% por centro dos homens estão 100% nem aí para a própria casa e acham que cuidar dela é responsabilidade somente da parte feminina que a habita. Eu, sinceramente, não consigo aceitar.

Quando você, homem, vai morar com a sua namorada ou esposa, você quer uma companheira ou uma ajudante doméstica? Se a resposta for a primeira opção, então tem que dividir as tarefas de casa com ela. Dividir, não ajudar! Porque quando a gente diz ajuda parece um favor, e não é isso. Agora, você pode até responder não quer uma empregada, mas se acha que não é seu dever cuidar da casa, querido, você quer uma doméstica sim. Então, é melhor continuar solteiro e viver sozinho pra sempre.

A gente precisa acabar com essa ideia que mulher “esquenta a barriga no fogão e esfria no tanque”. Parou. Parou com isso! O cuidado de uma casa é dever todos que a habitam, independentemente do gênero. Precisamos trabalhar isso na cabeça dos homens desde pequenininhos. Se seus filhos têm tarefas diárias a serem cumpridas dentro de casa, nada de ensinar ao menino que varrer, lavar as louças ou arrumar o quarto é dever somente da irmã dele. É dever de todos!

E, por favor, vamos parar de elogiar homens que “ajudam” em casa. Como disse, isso não é uma ajuda. E homens, nada de contarem vantagem por tirarem uma poeira, fazerem a comida ou trocarem uma fralda. Isso é uma obrigação. É ser justo e entender que lavar as vasilhas do almoço não te deixa menos “macho”.

Imagem: Pinterest

@ load more