Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

As mulheres sofrem muito com o sexismo no ambiente de trabalho. O pior de tudo é que, muitas vezes, esses comentários parecem inofensivos, mas tem uma ideia de inferioridade escondidas por trás.

Isso não significa que toda pessoa que faz esse tipo de comentário é culpada de alguma coisa. Tanto que muitas de nós também já falamos coisas desse tipo em algum momento. A questão é que essa cultura machista é tão intrínseca na sociedade, que a mudança de comportamento é algo que diz respeito a todos e não só há alguns homens.

Por isso, se você ouvir algum desses comentários, talvez seja interessante conversar como seu chefe sobre o assunto. A ideia aqui não é começar uma discussão, uma briga, no ambiente de trabalho – isso não seria inteligente para nenhuma das partes e também não é objetivo do feminismo como um todo –, mas sim promover uma conversa saudável sobre como o seu chefe pode ver menos diferenças entre os funcionários que são homens e mulheres, e tratar todos como iguais.

1. “Você tem que se vestir de acordo”

Como identificar um chefe sexista?

Isso é um fato: as roupas usadas pelas mulheres são sempre muito mais analisadas do que as dos homens. Claro, o ambiente de trabalho pede um look de acordo, seja mais sério ou casual, mas isso não significa que as mulheres precisam agradar os chefes com as roupas que vestem. De pedirem para passar mais maquiagem a colocarem saltos altos, são muitas as histórias de mulheres que tiveram a sua aparência como o foco no local de trabalho, quando, na verdade, o destaque deve ser as suas habilidades.

2. “Por que você está pedindo isso?”

Como identificar um chefe sexista?

Historicamente, as mulheres têm mais medo de pedir um aumento. Principalmente por questões machistas e sexistas, é normal elas acreditarem que não têm capacidade para isso. Além disso, pedir por uma promoção, férias ou até mesmo um emprego pode ter essa frase como uma resposta. Ao contrário, os homens podem pedir o que quiserem, quando quiserem, sem se sentirem intimidados por isso. Quando um chefe desafia a mulher que pede por algo, eles justamente alimentam esse medo e o estigma de que elas não têm permissão para pedir nada, especialmente dinheiro.

3. “Na verdade….”

Como identificar um chefe sexista?

O seu chefe é um chefe porque ele, com certeza, trabalha há mais tempo na empresa, sabe mais sobre os negócios e metas e é mais capacitado para a posição. Porém, existe uma diferença entre ele lhe ensinar algo que você não sabe e tentar explicar para você coisas que já tem conhecimento. É aquele típico comportamento de um homem que fala sobre um assunto com um tom que ele usaria para falar com uma criança ou alguém que é totalmente leigo no assunto. Se você provou que tem conhecimento sobre a sua área de atuação mais de uma vez, mas o seu chefe continua tentando explicar o óbvio, atenção: ele está com um comportamento sexista, conhecido como mansplaining.

Em qualquer um dos casos, o válido é respirar fundo e apontar esse comportamento de uma forma tranquila. Abrir espaço para discussão melhora a qualidade do trabalho – e de vida! – de todos.

Imagem: Pexels / Pinterest

@ load more