Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Relacionamento Sexo Autoestima Corpo Trabalho&Dinheiro Beleza Estilo Entretenimento Girl Power!
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/

Sim, moda também é cultura!

Luciana Caram

Colunista Superela

Mais textos

cul·tu·ra 7 Conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, padrões de comportamento, adquiridos e transmitidos socialmente, que caracterizam um grupo social. 8 Conjunto de conhecimentos adquiridos, como experiências e instrução, que levam ao desenvolvimento intelectual e ao aprimoramento espiritual; instrução, sabedoria.

Filme é cultura, arte é cultura, música é cultura, e moda também é cultura! Tudo aquilo que tem história, envolve criatividade e traz consigo alguma forma de conhecimento, pode ser considerado um meio cultural que ensina as pessoas e a sociedade.

Considerada como fútil, vazia e sem fundamento, a moda tem em sua história uma função muito mais ampla do que imaginamos. Há quem diga que não está nem aí para a moda, mas a verdade é que todos somos influenciados por ela, já que uma forma de expressarmos nossa individualidade é através da imagem pessoal, da aparência visual, ou seja, por meio de roupas e acessórios. Lembrando que nada disso tem a ver com o consumismo exagerado que vivemos nos dias de hoje, ok?

Segundo Alison Lurie, autora do livro A linguagem das roupas (que ainda não li, mas estou bem curiosa), as roupas são nosso vocabulário visual. É claro que as roupas, acessórios, penteados, maquiagem e por aí vai, comunicam alguma coisa, e isso depende de cada um que veste, que usa e que se apresenta perante a sociedade nas mais diversas ocasiões. O interessante é que em cada sociedade esses “instrumentos” desempenham um papel diferente: nas sociedades não ocidentais, em geral, são apenas identificadores de grupos, já nas sociedades ocidentais modernas são interpretadas como uma afirmação da individualidade.

moda-cultura-Luciana-Caram-Superela-004

Apaixonada por esse universo (cada dia mais!) e sempre em busca de conhecimento no assunto, já li vários livros sobre história da moda onde é possível perceber a sua importância, muito além do status e do glamour que a maioria enxerga. Na nota da edição brasileira de História Social da Moda, de Daniela Calanca, fica claro que a moda é mais do que vemos e conhecemos.

moda-cultura-Luciana-Caram-Superela-001

“Quem vê a grandiosidade da indústria da moda hoje, com todo glamour, extrema organização e movimentação de cifras altíssimas, não imagina que houve um tempo em que não havia distinção entre roupas masculinas e femininas: homens e mulheres usavam apenas camisola.

Houve um tempo também em que o vestuário por si só determinava a classe social: ricos e pobres tinham roupas bem distintas, o que era um reflexo de uma sociedade em que não havia mobilidade entre as classes. Hoje a roupa é um traço de identidade pessoal: denota cultura, sexualidade, enfim, a relação de cada um com o mundo à sua volta.”

No filme O Diabo Veste Prada, a cena clássica onde Miranda conta a história do suéter azul de Andy, é mais uma maneira de mostrar que a moda está em todos, mesmo que alguns não queiram assumir isso, definitivamente. Dá o play e aumenta o som!

Bom, para fechar, deixo aqui uma pequena lista de livros que tenho (alguns já li, outros ainda não tive tempo de ler) para interessados em também se aprofundar na cultura desse universo:

– Moda Uma Filosofia, Lars Svendsen, Ed.Zahar

– História social da Moda, Daniela Calanca, Ed.Senac SP

– Por Dentro da Moda: Definições e experiências, Dinah Bueno Pezzolo, Ed.Senac SP

– Cinquenta Chapéus que Mudaram o Mundo, Design Museum, Ed.Autêntica

– As 100+, Nina Garcia, Ed.Best Seller

Imagem: Moda, Accesoryos e Mas, Escritos do Ócio, Sarau XYZ, Daqui Dali

Luciana Caram

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/

Leia temas do seu interesse:

/

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
OS MELHORES conteúdos do Superela
uma vez por semana no seu email!
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)