Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Eu adoro usar botas, e as minhas favoritas são as mais curtinhas (coturno) que uso até mesmo no verão – quando o calor do Rio me permite, mas no Inverno elas são sempre minha primeira opção! Felizmente hoje a moda oferece vários modelos diferentes, pra você coordenar de acordo com o seu estilo e personalidade e se você ainda não achou uma bota pra chamar de sua nesse Inverno, pode ser que descubra que assim como a Tam (uma das melhores amigas que o Superela me deu ♥) os coturnos sejam o modelo ideal! Ela me pediu que fizesse esse texto e eu estou aqui, quase um ano depois, atendendo a esse pedido. Desculpa a demora e não desiste de mim! Hahaha

O calçado foi inspirado no modelo usado pelos militares e ganhou versões mais descoladas. No começo o coturno tinha um toque de rebeldia, lembrando a moda grunge que foi febre nos anos 90, com peças sempre pretas e detalhes em tachas e correntes. Hoje já podemos encontrar em materiais com uma pegada mais fashion, como a lona e o verniz, por exemplo, e em diversas cores e estampas. Para quem gosta de conforto, é um ponto positivo a considerar, e pode ser uma opção para quem quer variar os looks além dos tênis, oxford e sapatilha.

Dicas e inspirações para usar coturno:

Eu adoro equilibrar peças de estilos diferentes, e como o coturno é mais pesado, eu gosto dos looks com peças mais delicadas, como os vestidos. Os modelos com a cintura marcada também ajudam a fazer um visual mais “feminino”.

como-usar-coturno-vestido

Lembre-se que assim como acontece com os outros modelos de sapatos, os de tons mais próximos à sua cor de pele são os melhores para você não cortar a silhueta e ficar mais alongada visualmente.

coturno

Se for usar com calça, opte pelas leggings ou modelagem skinny para usar por dentro. Todos os outros modelos devem ser usados com a bainha dobrada, para não ficar com excesso de tecido sobrando.

coturno com calça

Gordinha pode usar? Pode! Se tem uma coisa que gordinha pode, é usar. Aliás, todo mundo pode. Basta gostar e querer! É só tomar os mesmos cuidados acima, tanto na hora de usar com vestidos quanto com calças.

coturno plus size

Esse modelo já é bem conhecido de quem faz o estilo mais rocker, que agora ganhou opções em metalizado e coloridos, para o visual ficar ainda mais interessante, combinado com camisetas de banda, couro e spikes.

coturno rocker

E pra trabalhar? Pode usar coturno? Depende do seu estilo e do dress code da empresa. Eu adorei esse look com blazer e usaria numa boa, mas eu trabalho com moda e posso usar o que eu quiser, e você precisa considerar a sua profissão e o seu ambiente de trabalho para responder à essa pergunta. Se o seu ambiente de trabalho permite que você use sapatos “não convencionais para o ambiente corporativo” (leia-se todo sapato diferente de scarpin e sapatilha), teste usar o seu par preferido com as roupas que costuma ir trabalhar. Se gostou, use.

cotuno com blazer

Quando for usar um modelo colorido ou estampado (independente do tipo de sapato), use peças coloridas e estampadas também perto do rosto. Isso faz com que o olhar das pessoas vá de cima a baixo, te alongando visualmente, além do fato de que usar cor perto do rosto chama atenção para o que realmente importa – você. Caso contrário, só vão olhar para os seus pés, e apesar de você amar a sua bota, não é isso que você quer, né?

coturno colorido

Se quiser coordenar com meias, as do mesmo tom da bota vão ficar mais harmoniosos, mas não é errado usar de outro jeito. Você pode usar com meia calça, ou com meias mais curtas. Isso depende muito do seu estilo e do resultado que gosta de ver na sua silhueta, porque meias 5/8 (aquelas que ficam na altura dos joelhos) ou 3/4, assim como todas as peças de tamanho intermediário, cortam a silhueta.

coturno meia

Imagens: Pinterest

@ load more