Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/ /

10 frases que só atrapalham pessoas com doenças psicológicas

Camila Reis

Psicóloga

Atendimento: por Skype e em Brooklin/SP

Entre em contato

Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 1 em cada 10 pessoas no mundo, sofre de algum distúrbio de saúde mental. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a maioria das pessoas (entre 75% e 85%) não tem acesso a tratamento adequado. No Brasil, estima-se que 23 milhões sofram de doenças psicológicas.

Olhando esses dados acima, eu posso supor que se você não tem ou não teve algum problema na área de saúde mental, certamente você conhece alguém que teve. A última coisa que uma pessoa com qualquer doença ou dificuldade precisa é sentir-se incompreendida. Por isso, é nosso papel ouvir as dificuldades de quem está ao nosso lado e buscar informações. As doenças mentais, como depressão, síndrome do pânico, TOC, fobias, transtorno bipolar entre tantas outras são reais e é preciso estar atento e ter cuidado, pois algumas palavras ou “conselhos” que podem parecer positivos agravam e geram mais sofrimento a pessoa que tem.

As doenças mentais trazem reflexos e consequências na vida de quem a possui e com frequência na vida dos seus familiares. Elas também afetam aspectos emocionais, psicológicos e sociais do indivíduo, podendo gerar incapacitação, ou seja, muitas pessoas podem parar de fazer suas atividades devido a uma doença mental.

Por isso, a seguir você verá 10 comentários que podem parecer inocentes e motivadores, mas muitas vezes são cruéis para as pessoas que demonstram sinais de transtornos mentais ou dificuldades mais sérias na vida.

1. “Se anime, a vida é linda”

A pessoa que está em sofrimento, tem dificuldades e precisa ser compreendida. Diversas doenças distorcem a visão de mundo da pessoa, fazendo com que ela sempre enxergue pelo lado do medo, negatividade e tristeza. Muitas vezes quando você tenta animar, acaba dificultando e pressionando, porque o que ela menos consegue nesse momento é se animar e pode acabar se sentindo pior e incapaz, intensificando ainda mais seus sentimentos de tristeza, incapacidade e solidão. Não há soluções rápidas. Por isso, compreenda a dificuldade e seriedade do problema, não a pressione ou negue o sentimento do outro.

2. “Você precisa sair dessa, força!” ou “Faça alguma coisa para superar isso”

Aqui vem uma reflexão importantíssima: você acha mesmo que a pessoa está escolhendo sofrer? Será mesmo que ela pode sair dessa assim tão facilmente? O que o indivíduo mais quer é sair da angústia ou tristeza que está passando, mas não funciona assim. Muitas doenças, como a depressão, são debilitantes e há perda de energia. Outras como transtorno de pânico ou fobia geram um sofrimento enorme para a pessoa “sair do lugar”. Por isso, quando uma pessoa que está com esse grau de dificuldade ouve “motivações” como estas, há chance de aumentar o desespero e sofrimento. Mostre-se presente e disponível, mande uma mensagem ou ligue, demonstrando que se preocupa e estará sempre ao lado da pessoa. Seja acolhedor.

3. “Isso tudo é frescura e mimimi”

Dizer a uma pessoa que está em sofrimento, que o que ela tem é frescura e mimimi é desvalorizar fortemente seus sentimentos. Esse é um dos comentários mais comuns, muitas vezes ditos pelos pais, familiares ou pessoas que o(a) amam. É muito dolorido ouvir isso, é sentir-se sozinho em uma batalha de angústias. Imagina que já está difícil, e ouvir esse tipo de comentário de um familiar, só piora as coisas.

4. “Há pessoas em situações piores”

Quando você traz expressões ou situações como essa, você está desvalorizando o sofrimento de quem você gosta. Ela precisa de apoio e não de alguém que coloque o seu sentimento como menor, já que existem pessoas com “problemas maiores”. Esse tipo de comentário não ajuda em nada, pelo contrário, você pode aumentar o sentimento de culpa e solidão da pessoa que sofre. Lembre-se cada pessoa é única e tem sentimentos únicos em relação a situações comuns a todos. Não julgue a dor do outro, você não sabe o que ele realmente sente.

5. “Você é muito sensível, tem mente fraca, não se deixe abalar”

Mais uma vez, o que pode ser visto aqui é o julgamento do sofrimento e da personalidade do outro. Não diminua a gravidade da doença. A pessoa não é mais fraca ou mais forte porque tem isso ou aquilo, ela teve uma história de vida diferente da sua, com experiências e vivências que podem ter desencadeado certas dificuldades.

6. “Vai se divertir, saia, viaje, vai viver a vida”

Muitas vezes a pessoa está debilitada, sem energia e desmotivada. Quando você insiste para sair ou fazer atividades, você pode bloqueá-la e mais uma vez, ela pode se sentir incompreendida. Por outro lado, é válido sugerir momentos de lazer dentro das condições e limitações da pessoa. Se você puder acompanhar e sugerir pequenos passos, um de cada vez, pode contribuir para que a pessoa, aos poucos se encoraje e sinta melhor. Mas, lembre-se: tudo é bem AOS POUCOS, não há mudanças rápidas.

7. “Pare de ser tão negativo e pessimista”

Posso estar sendo repetitiva, mas já imaginou uma pessoa que está debilitada, sem enxergar saídas, tentando de tudo e não consegue. Há mudanças químicas no organismo dela e como foi dito anteriormente, podem haver distorções na percepção da pessoa. Você não ajuda em nada, pressionando para que a pessoa fique positiva. Mostre-se compreensível, ofereça ajuda, procure profissionais especializados e a acompanhe em uma visita.

8. “A vida é dura, você precisa aprender a lidar com isso”

Afirmações como essas reforçam e agravam os sentimentos negativos e a dificuldade da pessoa. Se coloque no lugar dela, tente sentir e pensar como ela sente e pensa. Apoie e ajude a superar esse momento.

9. “Você vai ficar melhor amanhã, isso vai passar e você vai rir de tudo depois”

Muitas doenças mentais têm tratamento, mas, seus resultados não são imediatos. Criar uma falsa expectativa só agrava o sofrimento. Ninguém melhora de uma hora para outra. A origem de doenças mentais frequentemente é biopsicossocial, ou seja, são causas variadas, presentes no organismo (genética), na história de vida de cada um e cultura em que o sujeito está presente. Por sua alta complexidade e por manifestar de forma única em cada pessoa, seu tratamento também é único, ainda que siga padrões. Por esse motivo, dificilmente apenas o uso de medicamentos traz resultados. É fundamental o trabalho multidisciplinar com psicólogas e outros profissionais.

10. “Terapia, psicóloga e psiquiatra é tudo pra doido, você é normal”

Ainda é muito frequente ouvir esse tipo de comentário. Muitas pessoas têm medo e vergonha de pedir ajuda pelo preconceito que existe com relação às doenças mentais. Não propague esse tipo de comentário, há muito sofrimento nas doenças mentais e as pessoas precisam da ajuda correta. Incentive uma decisão informada, busque, leia, comente. Quanto mais você se informa, mais claro fica a dificuldade e assim você poderá trabalhar em cima das melhores opções de tratamento e recuperação para você ou para alguém que você ama. Às vezes você pode ver uma enorme tristeza e desmotivação, em outras vezes é uma ansiedade que paralisa, ou ainda um tremendo medo e desespero, além de outros sintomas.  Todo mundo tem dificuldades e incapacidades, algumas em uma área, outros em outra. Ajude quem você gosta e ama.

Estou aqui para ajudar! Se você conhece alguém que precise de ajuda ou quer bater um papo sobre assunto, clique aqui e vamos conversar!

Uma foto publicada por Superela (@superelaoficial) em

Imagem: Pinterest

Camila Reis

Psicóloga

Atendimento: por Skype e em Brooklin/SP

Entre em contato

Leia temas do seu interesse:

/ /

Leia temas do seu interesse:

/ /

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Um email por semana só com o melhor conteúdo do Superela
Você vai adorar ❤
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Não perca mais nenhuma novidade!
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3BhZ2UucGhwP2hyZWY9aHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZmFjZWJvb2suY29tJTJGU3VwZXJlbGFPZmljaWFsJTJGJnRhYnMmd2lkdGg9NTIwJmhlaWdodD0yMjAmc21hbGxfaGVhZGVyPWZhbHNlJmFkYXB0X2NvbnRhaW5lcl93aWR0aD10cnVlJmhpZGVfY292ZXI9ZmFsc2Umc2hvd19mYWNlcGlsZT10cnVlJmFwcElkPTE3MTExNDI3NjM4MDkzNiIgd2lkdGg9IjUyMCIgaGVpZ2h0PSIyMjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd1RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+
Curta o Superela no Facebook ❤
teste
teste
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Obrigada!

Seu nome e email foram enviados com sucesso.

Desejamos boa sorte!


Click aqui para voltar ao site.
Queremos te enviar OS MELHORES conteúdos do Superela.
Você vai adorar ❤
Vamos ser amigas? :)