O que você procura?

Selena Gomez deixou os fãs bem surpresos ao anunciar que passou por uma cirurgia de transplante de rins e ficou os últimos meses em recuperação. O anúncio até veio ‘do nada’, porém já é sabido que a cantora sofre de lúpus e, por causa dele, ela precisou da operação.

Mas, afinal, o que é o lúpus?

É óbvio que cada caso é um caso e não necessariamente todo mundo que sofre de lúpus precisa de um transplante de rins. Mas, a base é sempre a mesma: o lúpus é uma doença autoimune que pode afetar, principalmente, a pele, as articulações, os rins e o cérebro, mas também pode se alastrar para os demais órgãos do corpo.

Antes de falar mais sobre o lúpus, a gente precisa entender o que é uma doença autoimune. Em um quadro de saúde normal, o nosso corpo tem um sistema imunológico que protege o nosso organismo contra doenças. Ele cria anticorpos que atacam as bactérias, vírus e infecções, numa tentativa de restaurar o estado natural do corpo.

Porém, em alguns casos, o sistema imunológico não funciona como deveria, e ataca os tecidos saudáveis do corpo (ou seja, tudo aquilo que está funcionando direitinho) como se eles estivessem doentes.

Existem mais de 80 tipos de doenças autoimunes, mas o lúpus é uma das mais conhecidas e importantes. Ele é um tipo de doença autoimune inflamatória e crônica e se divide em dois tipos diferentes: o cutâneo (que se restringe a pele) e o eritematoso sistêmico (que atinge os outros órgãos).

As mulheres têm mais chances de desenvolver um lúpus do que os homens, especialmente na faixa entre os 15 e 45 anos, quando os hormônios estão mais presentes e atuantes no sistema. Isso porque o organismo feminino trabalha muito a produção do estrógeno, que facilita a produção de anticorpos.

Não existe um único fator que desencadeia essa doença no corpo: o sol é um ponto importante, principalmente no lúpus cutâneo, porém a produção hormonal do corpo, a genética de cada um, infecções virais e até o uso de alguns medicamentos podem ser um gatilho para essa condição.

Quais são os sintomas do lúpus?

Assim como nem todo paciente precisa de um transplante de rins, nem todo mundo que desenvolveu a doença tem os mesmos sintomas. Dependendo do estágio da doença, se ela está ativa ou em remissão, os sintomas podem ser mais ou menos evidentes. É comum pessoas com lúpus sentirem:

  1. Cansaço,
  2. Desânimo,
  3. Febre,
  4. Perda de peso,
  5. Dor e inchaço nas articulações (especialmente nas mãos),
  6. Manchas vermelhas na pele que pioram com o sol,
  7. Dificuldade para urinar,
  8. Dores no peito ou para respirar,
  9. Problemas neurológicos (como convulsão e psicose).

Como é o tratamento?

O lúpus é uma doença crônica, o que significa que não tem cura, assim como o HIV. Isso não significa, porém, que não dê para trata-la. O profissional responsável por determinar esse tratamento é o médico reumatologista e ele sempre vai saber qual a melhor forma de lidar com a doença. Além de medicamentos e tratamentos específicos, alguns hábitos também são importantes para manter a condição sob controle (evitar a exposição ao sol e fazer exercícios físicos quando ela não estiver ativa).

Isso também significa que quem sofre com lúpus precisa de alguns cuidados especiais, como manter uma dieta rica em cálcio e baixa em gorduras e açúcares, manter o corpo ativo o máximo possível, e evitar o cigarro e a bebida, por exemplo.

Quando falamos em gravidez, as mulheres com lúpus podem, sim, ter filhos, desde que a doença esteja sob controle por, no mínimo, seis meses e a paciente não esteja tomando qualquer medicamento que possa afetar o desenvolvimento do feto. O cuidado, porém, precisa ser redobrado, e o acompanhamento médico é imprescindível para a gestação correr sem complicações.


 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)