Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/ /

Precisamos falar sobre A Bela e a Fera (e o corpete de Emma Watson)

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

A Bela e a Fera é um daqueles filmes clássicos da Disney que causam um quentinho no coração toda vez que nos lembramos da história. E o longa, ano que vem, volta para os cinemas em uma versão live-action, ou seja, com atores de verdade e não mais como um desenho animado.

A empolgação em torno da nova versão de A Bela e a Fera é muito grande, principalmente, porque o filme vai ter Emma Watson no papel principal. A atriz, que é uma grande ativista feminista, vai viver uma princesa da Disney. Parece contraditório, mas é muito melhor do que podemos imaginar. Isso porque a estrela do cinema decidiu que seria interessante atualizar a trama para que ela esteja mais de acordo com os seus valores e aqueles que ela espera para a sociedade no mundo atual.

Problematizar coisas que foram feitas em uma época onde o acesso à informação e a mentalidade eram completamente diferentes parece sem sentido. E, de fato, não parece sensato encontrar problema num filme (ou livro) que foi escrito numa época em que o feminismo não era tão forte e a luta, tão presente. Porém, se a história vai ser refeita, porque não acertar alguns pontos para tornar tudo mais relacionável?

Precisamos falar sobre A Bela e a Fera (e o corpete de Emma Watson)

Foi exatamente isso que Emma fez. Na pele de Bela, ela decidiu dar um histórico empoderado para o papel: ao contrário do desenho, em que a personagem não era muito desenvolvida, a Bela de Emma será uma inventora que criou um tipo de máquina de lavar para poder passar mais tempo lendo e não se preocupando com as tarefas de casa.

Além disso, a atriz tomou uma decisão muito importante, que afetou diretamente o figurino de A Bela e a Fera: ela aboliu o corpete dos looks da princesa. Seja no cinema ou nos desenhos animados, as princesas normalmente usam roupas que limitam os movimentos e que mostram como são delicadas e femininas. É uma maneira de incentivar um padrão de beleza, e no filme Cinderella, de 2015, a personagem principal interpretada por Lily James foi muito criticada por usar um vestido tão apertado no busto que deixou a sua cintura parecendo uma boneca Barbie.

Precisamos falar sobre A Bela e a Fera (e o corpete de Emma Watson)

 

Mas Emma saiu do padrão e pediu para que nenhum dos seus vestidos no filme (nem mesmo o de baile) tivesse um corpete. O objetivo era que ela queria ser mais ativa no filme – entenda-se, ela queria mais cenas de ação como Bela – e um corpete não só perpetuaria um padrão que não é real, como também limitaria a sua movimentação.

Agora, resta ver como a história será recontada no cinema – ela estreia em março de 2017 no mundo todo –, mas é um fato que já será diferente de todos os contos de fada que vimos no passado. O melhor de tudo é perceber que as mudanças estão acontecendo e que até mesmo os contos de fadas estão começando a mostrar que as mulheres não são obrigadas a encontrarem a felicidade em um homem (vide Frozen) e ou que precisam seguir um tipo de comportamento e corpo que a tornam submissas de um tipo de cultura que já não cabe no mundo.

 

No mais, vale a pena focar sempre no que uma história como essa tem de positivo: a busca sempre verdadeira e constante pelo amor, por si mesma e pelo próximo.

Imagem: Reprodução

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/ /

Leia temas do seu interesse:

/ /

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Um email por semana só com o melhor conteúdo do Superela
Você vai adorar ❤
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Não perca mais nenhuma novidade!
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3BhZ2UucGhwP2hyZWY9aHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZmFjZWJvb2suY29tJTJGU3VwZXJlbGFPZmljaWFsJTJGJnRhYnMmd2lkdGg9NTIwJmhlaWdodD0yMjAmc21hbGxfaGVhZGVyPWZhbHNlJmFkYXB0X2NvbnRhaW5lcl93aWR0aD10cnVlJmhpZGVfY292ZXI9ZmFsc2Umc2hvd19mYWNlcGlsZT10cnVlJmFwcElkPTE3MTExNDI3NjM4MDkzNiIgd2lkdGg9IjUyMCIgaGVpZ2h0PSIyMjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd1RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+
Curta o Superela no Facebook ❤
teste
teste
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Obrigada!

Seu nome e email foram enviados com sucesso.

Desejamos boa sorte!


Click aqui para voltar ao site.
Queremos te enviar OS MELHORES conteúdos do Superela.
Você vai adorar ❤
Vamos ser amigas? :)