Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Eu sou a favor da legalização do aborto e totalmente contra o aborto.

Quê? Não, pera. Tem algo errado aí, Thami. Como assim?

Deixa que eu te explico: ser a favor da legalização do aborto não é o mesmo que ser a favor do aborto.

aborto

Tradução: mantenha o aborto seguro e legal

Vamos aos fatos: mulheres praticam o aborto. No Brasil e em outros países também. Não importa o motivo, ele acontece. A diferença é que aqui, por ser ilegal, as brasileiras são obrigadas a recorrer à clínicas clandestinas. Aquelas que têm mais condições pagam bons médicos e fazem o procedimento com mais segurança. Às vezes vão até para fora do país. Aquelas com menos condições pagam pessoas que sequer têm certeza de que se são profissionais da área da saúde e correm grandes riscos. Muitas delas morrem.

A questão de ser a favor da legalização do aborto vai muito além de ser contra ele. É uma questão de lutar contra a morte dessas mulheres, ao despreparo e à falta de auxílio que elas têm ao recorrerem a este recurso. Legalizar o procedimento é dar auxilio à elas nesse ato. É conscientiza-las dos riscos, orienta-las e mostrar as opções ao invés de apenas amedrontar e julgar.

Eu, particularmente, sou totalmente contra o aborto.

Sou católica, tento vivenciar diariamente aquilo que acredito, então eu não faria um aborto. Escolha minha. Minha base para isso é religiosa, humana e ideológica: todos têm direito à vida. Mas essa mesma religião me ensinou a não julgar os outros, a respeitar e a ter empatia. O próprio Papa Francisco aconselhou aos missionários da nossa igreja o perdão ao aborto e eu fiquei muito orgulhosa de ver o representante da minha igreja ter amor e respeito ao próximo. De qualquer forma, ninguém é obrigado a acreditar no que acredito. Imagina se todos os brasileiros fossem obrigados a serem católicos como eu?! Adeus bancada evangélica na política, adeus país laico.

Mas, voltando ao assunto. Independente de religião, se uma mulher optar pelo aborto, quero que ela o faça com segurança. Por ser a favor da vida, sou também contra a morte dessa mulher que opta por tal procedimento. Quero que ela tenha toda a assistência e o faça com o máximo de segurança.

aborto

Tradução: fizeram com que eu me sentisse uma criminosa ao invés de uma paciente que precisava de cuidados

É arriscado e uma agressão ao corpo? É. Mas sabe o que também é arriscado e uma agressão ao corpo?

Cirurgias plásticas estéticas, e mesmo assim elas não são proibidas. Qualquer mulher ou homem têm o direito a optar por fazer uma dessas cirurgias. E, mesmo sabendo dos riscos, eles recebem todo o amparo por isso.

Pesquisas e índices em países onde a prática é legalizada mostram que o número de casos de aborto diminuíram. Isso porque aquela mulheres tiveram orientação, apoio psicológico e amparo. Conseguiram ter confiança na decisão por outra vida. A maioria delas desistiram do ato.

Mostrar as escolhas às mulheres sobre o seu corpo é determinante para sua liberdade, amparo e vida.

Então entramos na questão do feminismo: dizer que a mulher pode tudo não é o mesmo que dizer que ela TEM que fazer tudo, mas sim dizer que ela pode escolher, sem ser julgada, o que é melhor para ela.

Decidir por um aborto já não é fácil, tenho certeza. Passar por um é algo que sequer consigo imaginar. Deve ser extremamente difícil para essas mulheres. Imagina lidar com isso quando uma lei lhe proíbe? Sem qualquer apoio e ainda sendo julgada pelos outros. Não, não é o que eu desejo.

Se estamos tão certos de que o melhor para a vida de uma mulher é não recorrer ao aborto, estaremos embasados em argumentos sólidos que ela facilmente reconhecerá quando lhe dada as opções. Sendo assim, ela estará apta a fazer as escolhas dela.

Dito isso, vamos ao fato mais recente: a PEC 181.

aborto

Se você não sabe o que é uma PEC, te explico rapidamente: Projeto de Emenda à Constituição. Sendo a Constituição a base para todas as leis, a PEC pode mudar a interpretação de todas as leis que se referem à determinado artigo dela.

A PEC 181 muda a interpretação sobre o início da vida e define que ela começa desde a concepção. Parece bobo, mas isso muda muita coisa. O direito brasileiro criminaliza o aborto, exceto nos casos de gravidez decorrente de estupro, de risco à vida da mãe e em caso de feto anencéfalo. Se dada a mudança, esbarramos ao direito à vida – que está no 5º artigo da Constituição. Se interpretamos que ela começa na concepção, o aborto no Brasil será terminantemente proibido, sem exceções. Ou seja, nem mesmo em caso de estupro – que já é uma tremenda violência contra a mulher; nem em casos em que o bebe é anencéfalo e não irá sobreviver; nem em caso de risco à vida da mãe.

Cadê as pessoas que são prol à vida?

Refém daqueles que julgam o certo e errado em ternos e que são responsáveis – infelizmente – pelas nossas leis, usando de bases filosóficas e religiosas, mais uma vez as mulheres são vítimas de medo. Os responsáveis por decisões pelo bem geral da nação só respeitam àqueles que compartilham do mesmo ideal e posicionamento.

Eu sou a favor da vida. Sou a favor do amparo, do apoio, do acompanhamento psicológico e de serem dadas as opções e escolhas às mulheres. Sou contra a PEC 181 e a favor da legalização do aborto no Brasil.

Espero que todos entendam essa minha concepção. Que sejamos a favor de um país onde respeitamos um ao outro e reconheçamos os seus direitos, independente do que acreditamos ser o certo.

Imagem: Signe Wilkinson


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)