O que você procura?

Amber Heard virou notícia no mundo todo em 2016 depois de assumir ter sido vítima de de violência doméstica. Ela, que então era casada com o ator Johnny Depp, foi agredida física e verbalmente pelo astro do cinema, e o casamento dos dois chegou ao fim poucos dias depois.

Seguidos tantos meses do caso, Amber Heard ainda tem dificuldades em falar sobre o assunto – e não sem motivo. Ser aberta a respeito da violência doméstica não é fácil, ainda mais quando você é uma pessoa pública e os olhos do mundo estão constantemente nas suas costas.

Mesmo assim, a atriz e modelo tem se mostrado uma ativista e tanto pela causa. Depois de participar de uma série de vídeos em que conta a sua história e fala sobre como mulheres vítimas dessa violência podem pedir ajuda, Amber Heard escreveu uma carta aberta na revista Porter, do site de compras Net-a-Porter falando diretamente sobre o assunto.

Amber Heard escreve carta emocionante sobre violência doméstica: “Você não está sozinha”

Amber Heard

“Você não está sozinha. Você pode ter sofrido sozinha atrás de portas fechadas, mas você não está sozinha. Você precisa saber disso. Eu quero lembrá-la da sua força, uma força que foi multiplicada pelo número de mulheres que estão silenciosamente apoiando você – uma verdade que me ajudou a quebrar as portas que um dia eu me encontrei atrás”, começou ela no texto.

“Vamos começar pela verdade – a verdade nua e crua. Quando uma mulher decide falar abertamente sobre uma injustiça ou o seu sofrimento, ao invés de ajuda, apoio ou respeito, ela será recebida com hostilidade, ceticismo e vergonha. Os seus motivos vão ser questionados e a sua verdade, ignorada”, continua Amber Heard. “Eu nunca senti como se alguém pudesse ou quisesse me resgatar, então naturalmente eu fiquei ressentida com o rótulo de vítima. Enquanto escrevo isso hoje, eu posso prometer para cada mulher que está sofrendo em silêncio que você não está sozinha. Você pode não nos ver, mas nós estamos lá”.

Eu quero lembrá-la da sua força, uma força que foi multiplicada pelo número de mulheres que estão silenciosamente apoiando você – Amber Heard

Amber Heard é apenas uma das famosas que chamaram atenção para o problema que é a violência doméstica no mundo. Com o feminismo cada vez mais presente e aberto à luta pelos direitos iguais entre homens e mulheres, é de se esperar que o tratamento recebido pelo sexo feminino fique em destaque.

Por lado, é incrível que cada vez mais mulheres estão tomando coragem para falarem sobre as suas histórias e contestarem a forma como são tratadas. Por outro, é fato que muitas outras ainda sentem medo do que as pessoas vão pensar se falaram que são vítimas de violência doméstico.

Isso, claro, tem um motivo. Como escreveu Amber Heard em sua carta, casos como esse são sempre acompanhados de muita vergonha e ceticismo. A mulher raramente é vista como vítima, mas como culpada pelo o que aconteceu, como se ela tivesse pedido para sofrer essa violência em um primeiro lugar.

É essa visão que precisa ser alterada, e é isso que o feminismo está lutando tanto para mudar. Existem inúmeros casos de homens que não sofreram retaliações ou punições por causa de casos de violência doméstica ou estupro – só este ano temos alguns exemplos assustadores. Essa mentalidade diz que as mulheres são inferiores aos homens e, por isso, tem que obedecer e respeitar à eles, e não o contrário.

Como disse Amber Heard, se você está em uma situação de violência doméstica, saiba que você não está sozinha. Você pode recorrer ao nosso Clube Superela para pedir ajuda (anonimamente), conversar com um de nossos Super Profissionais ou ligar para 180, o disque denúncia da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Imagem: Unsplash / Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)