O que você procura?

A Rita diz que é sorte. Algumas pessoas, compromisso. E sua mãe diz que é destino. E você, que não consegue engatar um relacionamento, não tem opção alguma. E agora, Maria?

A música “Amor e Sexo”, gravada pela grande rock star brasileira Rita Lee, diz “Amor é um livro, sexo é esporte. Sexo é escolha, amor é sorte…”. Vamos deixar o sexo de lado neste artigo e vamos focar no amor. Será que realmente o amor é uma questão de sorte? Ou será que estamos predestinados a ficar com a pessoa certa, que iremos encontrar sim ou sim nessa vida? Ou será que o amor é uma espécie de compromisso?

A Rita está certa? Está errada? Existe meio termo? Algo como um “destino comprometido com a sorte”?

Só para alinhar nossos pensamentos e a ideia que temos de cada termo descrito no título deste artigo, vou definir cada um.

amor_1

O que é o destino?

Destino é um caminho a ser traçado que já está escrito. Sabe quando você vai viajar, e alguém pergunta “Para onde você vai viajar?”? Então, essa pessoa quer saber qual o seu destino, qual a linha da sua vida que já está traçada e vai acontecer sim ou sim. Então, de acordo com o seu destino, de vida, você nasceu e já existe um caminho a ser traçado por você. Você passará por certas experiências, conhecerá certas pessoas e, no final, ficará com a pessoa certa, a pessoa pela qual o destino encarregou que vocês se conhecessem. Aliás, já estava tudo escrito, você só seguiu fielmente, mesmo sem ter a menor ideia disso, o plano de vida. Isso, é claro, se o destino for legal com você. Sei lá, e se o seu destino for ficar sozinha? Melhor cruzar os dedos!

O que é sorte?

Sorte é quando você chuta olhando para o escanteio e acerta o gol. E a bola entra! Isso é sorte. Você não tem a menor ideia do que está fazendo, quis acertar uma coisa e acabou pegando outra. Diferentemente do destino, onde as coisas já estão escritas, aqui elas acontecem como se fossem mágicas. Sabe quando você está no lugar certo na hora certa? Ou quando acerta os números do jogo? Então, isso é sorte. Tem gente que é sortuda? Tem demais. Tem gente que é azarada? Também tem. Por via das dúvidas, melhor ter um pé de coelho! (Pensando bem, o coelho não teve tanta sorte assim… pois é!)

O que é compromisso?

Quem me acompanha, sabe que eu gosto de falar dos níveis do querer. Eles são três. Vamos detalhar cada um:

  1. Eu quero: esse nível, apesar de ser o primeiro, é extremamente importante. Ele mostra pró-atividade da sua parte. É algo que vem de dentro, algo que realmente vale a pena ser feito. E sabe por quê? Simplesmente porque você quer. Isso mesmo. Só porque você quer. Só que se o “eu quero” fosse realmente a chave para o sucesso no amor, todos seríamos felizes no amor. Como dizia o Chorão “Eu quero ser feliz, quem não quer ser feliz, me diz?”. Sigamos…
  2. Eu escolho: o segundo nível do querer mostra ação, mostra repetição. Já que algo que você escolhe é muito mais do que algo que você quer, algo que simplesmente deseja. Isso é muito bom, porque somos bons naquilo que fazemos, logo repetimos, o máximo de vezes possível. Escolher, então, mostra muito mais do que pró-atividade. Mostra participação. Porém, como vi em algum lugar (se alguém souber a frase exata e quem disse, me avise, por favor) uma frase que dizia algo assim: “Se horas no volante fosse requisito para dirigir bem, taxista era piloto de fórmula um”. Só nos resta ir para o terceiro nível do querer.
  3. Eu me comprometo: se você já está na quarta década da sua vida, ou seja, tem mais de 30 anos, você, em sua adolescência, deve ter usado um anel enquanto estava namorando. Lembra como eram chamados esses anéis? (Alguém ainda usa isso hoje em dia?) Anel de Compromisso! E sabe por que se chamava assim? Porque quando você está em um compromisso, você anda na linha, você faz o que se espera ou o que foi dito, combinado entre vocês. Tudo isso porque vocês estão em um compromisso. Quer outro exemplo? Quando você quer adquirir hábitos saudáveis, sua nutricionista diz o que você deve e o que não deve comer. Aí está o seu compromisso. Coma e faça o que ela diz e você atingirá seu objetivo. Saia da linha e tenha suas expectativas frustradas. Tudo depende do seu compromisso. Fica claro, então, que, dentre os 3 níveis do querer, o compromisso é o único realmente capaz de transformar a sua vida.

“Ok. Eu já entendi isso, Márcio! Só que até agora você não disse nada do que foi prometido no título do artigo. Cadê?”

amor_2

Tudo bem, eu explico para você, chiquita de mi corazón! Com todo amor e carinho. Bora lá!

Nós temos três opções. Estamos entre destino, sorte e compromisso. Se você acha que é destino, as outras opções já eram. Se você acha que é sorte, idem. E se você acha que é compromisso, também. Agora, deixa eu contar para você onde você pode fazer a diferença em sua vida.

Quando eu ainda estava na sétima série, nas aulas de Filosofia, me lembro de um colega que colocou em uma prova que ele acreditava em destino e, portanto, ele iria tirar a nota que o destino tinha planejado para ele. Era natural que acontecesse aquilo. Ele não teria que fazer absolutamente nada para que aquilo, de fato, fosse real, na vida dele. Guarda essa informação, ela vai ser útil daqui a pouco!

Houve um tempo em minha vida que eu não tinha a menor sorte com as mulheres. Acreditem. Eu tive uma fase terrível. E não me refiro a namoradas e afins, me refiro a me relacionar com elas. Não importa se eram amigas, professoras ou quaisquer outras mulheres que eu pudesse me relacionar. (Só para você ter uma ideia, aos 4 anos de idade, eu já tinha namorada. Claro, bem diferente do que você espera que seja um relacionamento aos 30, mas tinha uma namorada!) Voltemos ao início do parágrafo… eu disse que não tinha a menor sorte com as mulheres. Era o que eu achava. Informação 2, guarda essa também! Vamos precisar dela, no desenvolver da próxima ideia.

Depois que comecei a trabalhar com relacionamentos pude entender algo muito mais importante. Não importa, realmente não importa, se você acredita em destino ou se acredita em sorte. Sem o tal do compromisso nada irá mudar em sua vida. Repare que eu disse compromisso, ou seja, ignorei os outros dois níveis do querer, “eu quero” e “eu escolho” (De nada!).

Se você acredita em destino, deve lutar por ele. Ou seja, deve estar comprometida com aquilo que acredita que irá acontecer em sua vida. Precisa respirar o seu destino. Viver todos os dias aquilo que você já tem em algum lugar guardado para você. Ou, pelo menos, fazer o passo a passo do projeto do seu destino. Sem compromisso, o destino não anda sozinho. Voltando rapidamente ao meu amigo, ele deveria estar comprometido em tirar a nota que o destino tinha guardado para ele. Talvez agora, a palavra destino faça um pouco mais de sentido, relacionando-a com o compromisso, não é mesmo?

Se você acredita em sorte, saiba que a sorte não trabalha sozinha. Vamos supor que você queira ter um relacionamento com uma pessoa famosa, de difícil acesso ou alguém que você não tem a menor oportunidade de conhecer. Porém, um dia, andando pelas ruas de sua cidade, você encontra essa pessoa. Ela está em um set de filmagem, fazendo alguma publicidade, filme, novela, gravando um clipe… talvez, ela esteja com várias pessoas em volta dela e seja realmente difícil trocar qualquer palavra com ela. Será, então, que não era o seu dia de sorte? E o seu compromisso? O que você vai fazer para transformar o, até então, impossível em possível e tangível? Como você vai fazer isso? Como vai usar a “sorte” a seu favor para realmente poder se aproximar e falar com essa pessoa, o homem da sua vida? (Por que não? Não é mesmo?) Voltando rapidamente ao exemplo anterior da sorte, eu disse que não tinha sorte. A partir do momento que me comprometi a entender as mulheres, minha sorte mudou. Foi o meu compromisso que transformou isso em mim.

Deu para entender como funciona o amor, nesse sentido? Quando eu disse que não importava, e realmente não importa, se você acredita em destino ou sorte, sem compromisso com a sua felicidade, sem estar comprometida com você, com aquilo que você quer para você, nada, absolutamente nada, irá mudar. Até porque a única coisa que cai do céu é chuva. Pelo menos, até o dia de hoje.

amor_3

Então, comprometa-se já. Agora. Now. Ahora. Ora. Maintenant. Escolha o idioma que você quer se comprometer e se comprometa já e bora ser feliz no amor. Aliás, esse sempre é o meu convite para você: Bora Ser Feliz!

Lembre-se: o destino ou a sorte até podem colocar o homem da sua vida no seu caminho. Comprometa-se com o seu destino e com sua sorte e esse homem permanecerá para sempre em sua vida.

Independentemente se a Rita está certa ou errada, em uma coisa eu concordo com ela “Sexo vem dos outros e vai embora. Amor vem de nós e demora!”

Você entendeu e ainda assim não sabe como fazer ou não sabe o que fazer para se comprometer e ser feliz no amor? Vem falar comigo. Quem sabe você não é uma das escolhidas para participar do Programa Bora Ser Feliz, onde eu ajudo você a ser uma mulher segura e a tomar decisões acertadas para ser feliz no amor. Você quer ser feliz no amor? Você escolhe ser feliz no amor? Ou você está comprometida em ser feliz no amor?

😉

Imagem: Pexels


Agora que você já sabe um pouco melhor sobre o assunto, que tal responder a pergunta abaixo?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)