Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

O que é amor incondicional? Se você pesquisar no Google, a primeira descrição vai ser:

“Significa amor pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para amar.”

O amor incondicional é algo que ouvimos falar no cinema, na literatura e na televisão. Acreditamos entender seu significado e sempre vemos como uma coisa linda e invejamos quem diz possuir um amor incondicional.

Mas o quão saudável é um amor incondicional?

O nome já diz: incondicional significa sem condições ou limites. Um relacionamento saudável não deve exigir que nenhum dos dois sacrifique o seu bem-estar. O amor incondicional pode parecer lindo na teoria, mas na realidade pode ser muito perigoso e dependendo do caso, abusivo.

Um dos atuais exemplos de amor incondicional na ficção é o da personagem da Juliana Paes na novela A Força do Querer, da Rede Globo. A personagem é inspirada na Bibi Perigosa e que entrou na vida do crime por amor ao marido.

amor incondicional - bibi

A história da Bibi, da Juliana Paes, é um pouco diferente da história da verdadeira Bibi, porém as duas têm algo em comum: um amor completo e absoluto por seus parceiros. Na vida real, quando o marido de Bibi foi preso, ela começou a ajudá-lo no tráfico. Já na ficção, ainda estamos vendo o desenvolvimento da personagem, porém já vimos que ela arriscou sua vida inteira para estar ao lado do marido traficante.

O difícil de representar uma personagem como essa é mostrar que, o que ela acredita ser amor de verdade não passa de uma extrema dependência de outra pessoa, e às vezes até possessividade. E, que não tem nada de saudável em um relacionamento desse tipo. Não sei como a Globo vai nos transmitir isso, mas acredito que temos algumas lições que podemos levar para vida.

Amor incondicional e A Força do Querer

1. Entenda o que é companheirismo

Na novela, Bibi vive ouvindo de sua mãe e de outras pessoas que ela deve deixar o Rubinho (seu marido) e seguir sua vida. Afinal, se ele escolheu a vida do crime, ela não é obrigada a escolher também. A personagem por sua vez, vive dizendo que ela nunca vai largar o marido nessa situação, porque isso não é amor.

Eu entendo o que ela quer dizer, quando nos apaixonamos estamos dispostos a estar ao lado da pessoa na saúde e na doença, nas partes boas e nas partes ruins. Porém, uma pessoa que entenda bem o conceito de companheirismo, saberia que estar sempre ao lado não é a mesma coisa que deixar seus valores de lado por causa das decisões do outro. Bibi não precisa largar seu marido, mas poderia tentar ajudá-lo a sair dessa vida e não ajudá-lo a se manter no tráfico. Isso é ser companheiro, estar ao lado do seu amor e procurar junto um caminho que seja bom para os dois.

2. Ciúmes sem limites não faz bem

Um das coisas que vemos logo no início da novela, é que ela sofre de um ciúme absurdo. Nenhuma mulher pode olhar para ele ou dar um oi que ela já acredita que a mulher está dando em cima dele. Ciúmes em excesso não é bom e pode ser um sinal que o seu relacionamento não é muito saudável.

Acredito que é essencial saber como acabar com a desconfiança no seu relacionamento, mas não é só confiar no seu parceiro que basta. Você pode confiar que ele ou ela nunca vai te trair, mas achar que as pessoas estão sempre dando em cima vai ser uma dor de cabeça na sua vida e você pode acabar esquecendo de aproveitar os bons momentos.

Por isso, não adianta desconfiar do mundo. Foque em vocês dois e no amor de vocês. E, se outra pessoa der em cima, é só lembrar que não importa se tem mais pessoas desejando vocês, o importante é que vocês dois se escolheram. Não podemos impedir as pessoas de desejarem alguém e o nosso parceiro não nos pertence, mas podemos escolher confiar e não desconfiar.

3. Não abra mão da sua vida pelo outro

Na nossa sociedade, ainda há a definição de que um amor para ser completo e verdadeiro é necessário à abstenção da nossa vida e dos nossos sonhos pelo outro, principalmente para mulher. E vemos isso claramente na novela, Bibi largou a faculdade de Direito porque ela e o marido não tinham como pagar, quando finalmente eles puderam se sustentar e ela teve dinheiro para focar em sua carreira, ele vai preso.

No final de tudo, ela desistiu de novo da faculdade para poder ajudar o marido na cadeia, dando dinheiro e negociando com os traficantes. Acho que o importante para vermos aqui não é que ela apenas desistiu da faculdade para ajudar o marido, mas ela anulou todos os seus valores por causa dele. Ela abriu do sonho de ser advogada e fazer o bem, para viver uma vida como traficante.

Eu acredito no amor de verdade, baseado em confiança e parceria. Acredito que um amor não precisa ser incondicional para durar para sempre. Eu sei que fazer tudo por amor não é fazer tudo que a outra pessoa deseja, é fazer tudo que você sabe que vai ser o melhor para aquela pessoa.

Ame muito sim, mas ame com limites, ame com condições e esse amor não vai ser menos completo ou menos pleno, e vai ser muito mais sincero. Não se esqueça, para podermos amar o outro, primeiro precisamos nos amar primeiro então antes de tudo encontre seu amor próprio e depois encontre seu par perfeito.

Imagem: Reprodução / A Força do Querer

@ load more