Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Uma das cantoras mais famosas do Brasil atualmente, Anitta foi escolhida para ser a garota-propaganda da marca de joias Vivara e, ao contrário do que se pensa, nem todo mundo ficou feliz com a escolha. Considerada um marco no pop da nova geração, em que mistura o ritmo com funk e ainda explora outros tipos de música nas suas canções, Anitta para a Vivara foi considerada ‘popular demais’.

No Brasil, é muito latente um preconceito que faz o sangue ferver, com certeza: aquele que separa o que é ‘de rico’ com o que é ‘ de pobre’. A cantora é considerada um tipo de entretenimento ‘para os pobres’, algo extremamente popular e até um pouco vulgar. Por isso, Anitta para a Vivara causou revolta de muitos clientes da loja em sua página no Facebook.

anitta para a vivara

A intérprete de Bang foi escolhida para participar da campanha da linha Life, uma coleção que é mais acessível e conta com pulseiras e pingentes que são vendidos separadamente. São pulseiras personalizáveis que, agora, tem versões de pingentes especiais criados pela própria cantora. Ou seja, além de ser face da campanha, ela também colaborou para uma coleção.

Sendo completamente sincera, a porcentagem da população brasileira que consegue, de fato, comprar joias, é bastante baixa. Se foi uma jogada de marketing escolher Anitta para a Vivara, para atrair um público mais amplo, isso só a marca pode saber, de fato. A questão é que independentemente do motivo, ficou muito claro como o preconceito existe e é muito latente por aqui.

anitta para a vivara

Nos comentários, muitas pessoas falaram que a marca foi longe demais em chamar ‘alguém como’ Anitta para ser garota-propaganda, e até mesmo comparam a escolha da cantora com a de Gisele Bündchen, que por muitos anos foi a principal embaixadora da marca. Acontece, porém, que Gisele nunca fez campanhas para a linha Life que é, por conceito, mais acessível e simples. A modelo brasileira, a mais famosa do mundo, representou as outras linhas principais da marca.

Gisele Bündchen desfila para algumas das marcas mais luxuosas e é considerada, há pelo menos 10 anos, como a modelo mais bem paga do mundo. Existe uma associação da modelo com o luxo o glamour, enquanto Anitta cria um conteúdo, música, para as massas, começando pelo funk carioca. Tudo aquilo que é feito para a população geral, costuma ser, erroneamente, classificado como ‘de baixo calão’, ‘menos importante’, ‘de menor valor’.

anitta para a vivara

O mais engraçado de tudo é que a coleção Life já foi representada por Isis Valverde, Bruna Marquezine e Isabella Santoni, atrizes de novela – que é um produto altamente popular e feito para as massas, já que passa em um canal de TV aberto.

Sabe a síndrome do vira-lata? Dizem que o Brasil é um dos poucos países que tem um problema tão grande com a própria cultura e tudo aquilo que é feito por aqui. É um tal de querer aquilo que é ‘bom’, como se nada que fosse feito por aqui entrasse nesse âmbito. Mas isso não passa de uma questão de gosto. Querendo ou não, Anitta é uma das cantoras de maior destaque no cenário nacional atualmente, e se ela faz tanto sucesso, com certeza é porque existem pessoas que gostam (muito) do que ela faz.

anitta para a vivara

A marca de joias é livre para fazer coleções com quem é relevante no país agora – afinal, ela é nacional, mesmo sendo de luxo. Assim como suas clientes são livres para comprar pingentes da Anitta para a Vivara ou do Mickey (que, vamos combinar, é ultra popular e de luxo não tem nada) ou do que mais quiser. Ninguém é obrigado a usar as peças da linha da cantora, mas respeito é sempre bom.

Anitta arrasa, gente. Se você gosta das músicas delas ou não simplesmente não importa. É muito mais otimizado olhar para os fatos do que passar vergonha xingando muito no Twitter (ou no Facebook), não é mesmo?

Imagem: Facebook / Vivara

@ load more