O que você procura?

Se você já se sentiu tão insegura com o próprio corpo a ponto de evitar o sexo, não se preocupe. Infelizmente isso é normal, e a maioria das mulheres passa ou já passou por isso. Inclusive, existem cada vez mais pesquisas que observam o quanto a baixa autoestima pode afetar a vida sexual de uma pessoa.

baixa autoestima

Só para se ter uma ideia, a revista científica Journal of Sex Research já declarou que a forma como uma mulher se sente sobre o seu corpo tem mais impacto em sua vida sexual do que a menopausa. Outra pesquisa, feita pelo jornal Daily Mail, mostrou que 52% das mulheres evitam ou adiam o sexo, mesmo quando dispostas, porque se sentem desconfortáveis com a própria aparência. Tenso, né?

E aí, se identificou com tudo o que eu disse até então? Bem, miga, você não está sozinha! A baixa autoestima é uma coisa que assombra a todas nós, e hoje eu quero dar um jeito nisso. Afinal, além dessa praga mexer com nosso psicológico, também afeta nossa vida sexual, e isso não pode DE JEITO NENHUM. A gente já luta há ANOS pelo direito de gozar sem culpas, e ainda sofremos uma repreçãozinha ou outra. O que a gente MENOS precisa é de SE reprimir, né não?

Então ó…

O que fazer quando a baixa autoestima começa a afetar sua vida sexual?

1. Passe mais tempo na frente do espelho

baixa autoestima

Se você é como a maioria das mulheres que não se sentem confortáveis ​​com o próprio corpo, você evita se olhar muito no espelho. Especialmente quando está sem roupas, né? Bem, eis aqui a verdade nua e crua: se ver peladona com mais frequência pode mudar a sua percepção sobre si mesma e diminuir sua baixa autoestima de forma drástica!

Por exemplo, se você fizer um esforço para se arrumar na frente do espelho nua apenas uma vez por semana, verá como a maneira com a qual enxerga o seu corpo pode mudar! Passando a se concentrar em outras coisas que não as suas dobrinhas e imperfeições, você ficará muito mais confortável e familiarizada consigo mesma!

No começo isso pode ser bem desconfortável, mas não desista. Acostume com quem você realmente é, aprenda a se admirar “apesar dos pesares” (que na verdade nem deveriam ser ‘pesares’, né).

Acredite: grande parte de nossas inseguranças que travam nossas vidas sexuais vêm da nossa cabeça. 

2. Pratique o amor próprio

baixa autoestima

É MUITO improvável que você se divirta durante o sexo se estiver assombrada por sua baixa autoestima.

Amar o próprio corpo nem sempre é fácil, mas é muito importante se sentir confortável e confiante em sua própria pele. Por sorte, praticar o amor próprio é tão fácil quanto necessário. Tente escrever em post-its, por exemplo, afirmações positivas sobre si mesma e cole-as no espelho do seu quarto. Assim, cada vez que você sentir o impulso de se criticar, olhe para o seu reflexo e leia um elogio ao invés disso.

Além disso, uma dica valiosíssima é a seguinte: toda vez que você se pegar falando algo ruim sobre o próprio corpo, tente reformular a frase. Por exemplo, assim que vier na sua cabeça a frase “estou gorda demais”, diga “estou gorda E LINDA demais”. Mesmo que você não acredite no que diz, se tornar ciente de seu vício em se depreciar é o primeiro passo para enxergar que é tudo coisa da sua cabeça.

Concentre-se nas coisas que te tornam bonita e única. Bora banir essas inseguranças bobas!

3. Converse com o seu(sua) parceiro(a)

baixa autoestima
Quanto mais confortável você se sentir com o seu(sua) parceiro(a), menos se preocupará com a sua aparência. Tente conversar com ele antes de começar o vuvo-vuco para garantir que ambos estejam prontos para seguir em frente. Se abra com ele(ela), exponha suas inseguranças. Isso faz duas coisas: ajuda o(a) seu(sua) parceiro(a) a se sentir mais conectado, com você, e também cria uma maior intimidade entre vocês.

Não tenha medo de manter a conversa durante o sexo também. Diga o que te faz se sentir bem, e não tenha medo de sugerir alternativas. Ter um diálogo durante o sexo não precisa ser forçado, e é a maneira perfeita de aprender o que o outro gosta e dar um chega pra lá nessa sua baixa autoestima.

4. E, por fim, dê um BOOST na sua autoestima

baixa autoestima

Existem muitas maneiras fáceis de dar um boost nessa sua baixa autoestima na cama. Se você é insegura com relação às suas curvas, por exemplo, use alguma lingerie que te faça se sentir mais segura e sexy. Não só você vai se sentir incrível, mas seu(sua) parceiro(a) vai curtir demais também!

Outra dica é colocar uma musiquinha que te relaxe durante as preliminares. Já está comprovado: ouvir músicas estimulantes ajuda a aliviar a mente ansiosa. Finalmente, se te se faz se sentir mais confortável, reduza um pouco as luzes durante a relação e provoque um cenário mais romântico e relaxante, sem pressão.

Lembre-se de que o sexo vai muito mais além de preliminares + penetração. Então quebra a cabeça aí: o que te faz se sentir mais confiante e relaxada? É massagem? É roupinha sexy? É música? São jogos eróticos?

E aí, minha fia, SE JOGA!

Concluindo…

baixa autoestima

Miga, não deixe que sua baixa autoestima empate sua vida sexual. Se ame mais, se curta mais, se toque mais!

Imagem: Pexels


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)