O que você procura?

Malhação já mostrou que decidiu quebrar todos os tabus possíveis esse ano, e deu mais um show de diversidade na última semana, quando mostrou beijos homossexuais em uma cena que emocionou o público.

Há algum tempo a novela teen provou a que veio: ela colocou a primeira protagonista negra à frente da trama e depois investiu em uma história com cinco meninas como protagonistas, que se ajudam, compartilham histórias e mostram um viés muito diferente dos dramas adolescentes.

No episódio que foi ao ar na sexta-feira, dia 29, Malhação colocou no ar beijos homossexuais mais uma vez – já houve uma cena com um beijo lésbico que deu o que falar nas redes sociais. Mas dessa vez, a trama revelou também o seu primeiro beijo entre dois homens.

A cena foi a seguinte: durante um evento cultural, as personagens propuseram um ‘beijaço’ e vários dos personagens trocaram selinhos, incluindo as protagonistas Keyla e Tina e outros dois meninos.

Os beijos homossexuais em Malhação são um avanço

Colocar uma cena como essa para o público teen é, de verdade, um avanço. Isso porque os jovens que assistem a série se beneficiam – e muito – dessa abertura e se sentem verdadeiramente acolhidos e representados.

Ao contrário do que pensa a família tradicional brasileira, é um fato que ver um beijo gay não faz ninguém gay – isso é uma questão de orientação sexual, que é descoberta conforme a evolução de cada um. Mas colocar essas cenas em rede nacional é uma maneira de normalizar o que ainda é visto como diferente.

É assim: se uma pessoa gay sabe que é gay, mas percebe que ninguém mais é como ela, não só ela vai ter medo de se assumir como também pode sofrer preconceito dos demais, que são héteros. A homofobia surge desse jeito, é uma violência contra aquilo que não é considerado normal.

Agora, se uma pessoa gay tem referências disso no mundo, se ela identifica outras pessoas como ela na televisão e nos canais de mídia que ela consome, se vê na rua outros como ela e consegue se ver representada nesses locais, então ela não se sente sozinha, e ela sabe que quando se assumir, será considerada tão normal quanto qualquer outra pessoa. A informação é a melhor arma contra a intolerância por causa disso – quanto mais as pessoas se informam e percebem que é normal dois homens se beijarem ou duas mulheres casarem, mais fácil essa convivência fica e essa mesma violência vai diminuindo proporcionalmente à normalização dessas orientações.

Os jovens são as maiores vítimas da homofobia. Não à toa, os que são parte da comunidade LGBTQ+ também estão entre os índices mais altos de suicídio, porque precisam lidar com o bullying, a rejeição da família e dos amigos e a violência gratuita e preconceito nas ruas – e nem sempre eles conseguem vencer essa batalha. Essa falta de aceitação custa vidas, e colocar beijos homossexuais na televisão é uma forma de incentivar o caminho contrário.

O nome dessa temporada, Viva as Diferenças, já é um convite nesse sentido, porque implica que o que será celebrado é, justamente, as diferenças entre pessoas e como todas podem amar a todas, sem julgamentos ou justificativas.

De fato, a gente pode se manter otimista de que, no mínimo, essa tendência continue – mesmo a novela dando algumas escorregadas no passado – e que num futuro não tão distante a gente não precisa mais escrever sobre como beijos homossexuais estão aparecendo na televisão porque eles serão tão normais quanto já são.

Imagem: Reprodução


Você viu os beijos homossexuais de Malhação? O que achou da cena? Deixe o comentário respondendo a pergunta abaixo:


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)