Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Em Ela é Demais, Laney deixa Zack totalmente sem palavras ao trocar o seu macacão sujo de tinta e os óculos fundo de garrafa por um vestido vermelho justinho e sapatos de salto alto. A cena virou um clássico das comédias românticas (e um dos motivos pelos quais o filme é machista), e essa fórmula tem sido usada à exaustão no cinema e na televisão.

Benê, uma das personagens queridinhas de Malhação – Viva a Diferença, também vai passar por uma transformação para conquistar o coração de Guto, como se ele já não estivesse apaixonado por ela.

Ela tem um look que pode não ser considerado ‘padrão’: Benê usa óculos e roupas que não são da moda. E isso parece um problema. Como se uma menina nerd não tivesse o direito de ficar com o crush, ela precisa mudar a sua aparência para ser aceitável que ela e um cara bonito namorem.

A mudança de Benê tem a ver com um padrão de beleza

Sim, porque é assim que as coisas funcionam: existe um padrão de beleza que determina a forma como você se vê. É ele que diz se você está gorda ou magra ‘demais’, se precisa ter um cabelo assim ou assado, se deve passar maquiagem ou não, usar um decote ou não, apostar no salto alto ou sair de rasteirinha.

E é por causa desse mesmo padrão de beleza que mulheres como Benê sempre passam por uma ‘makeover’ nos filmes ou nas novelas, porque elas precisam ser bonitas para ter um final feliz. Percebe como isso é um reforço dessa mentalidade atrasada?

transformação de benê

O novo look de Benê / Foto: Reprodução

Basicamente, o que isso diz é que uma mulher está reduzida à sua aparência: se ela for bonita, bom para ela, vai arranjar um namorado, casar e ter a vida feita. Caso contrário, coitada, ela terá que correr a vida inteira atrás de ficar mais bonita de alguma forma para tentar, pelo menos, ter alguns paqueras ao longo da vida.

Mas a gente já sabe que isso não tem nada a ver (ou, pelo menos, está aprendendo). Estar de acordo com os padrões de beleza não é garantia de felicidade, porque esses padrões mudam o tempo inteiro – e mesmo que você esteja próximo deles, a mídia vai dizer que tem alguma coisa errada com você e você vai acreditar.

Por isso, essa também é uma questão de autoestima

O que Benê talvez ou não saiba (ou vai saber em breve, a gente espera), é que uma mulher não precisa mudar a sua aparência para ser amada por alguém. O amor próprio é algo que precisa ser desenvolvido com carinho e paciência, porque é a maior prova de que tudo o que uma mulher precisa para viver bem é amar a si mesma.

A gente explica. Ter amor próprio não tem nada a ver com ser ‘conformada’ ou tentar se enganar que nunca vai conseguir um namorado. Pelo contrário. É um movimento muito necessário para cada pessoa entender que o amor vem de dentro para fora e não o contrário. Quando a gente não tem apreço por si mesma, quando não se gosta, é óbvio que as outras pessoas vão perceber – e isso se reflete até nos seus namoros, e é comum mulheres com baixa autoestima caírem em relacionamentos abusivos.

E tem mais: aceitar o próprio corpo faz parte dessa jornada de amor próprio, o que não significa que você é proibida de mudar a sua aparência só porque agora aceitou que tem um corpo de um jeito X. Isso é conformismo. Aceitar o próprio corpo é se sentir confortável o suficiente na própria pele para fazer mudanças porque você quer e sente que essas mudanças vão fazer bem para você e não para agradar os outros.

É por isso que a gente bate tanto na tecla de que não vale a pena você mudar quem você é por causa de um homem. Um movimento desses gera frustração e raiva e, mais cedo ou mais tarde, você vai perceber o quanto é caro você agir de uma maneira que não reflete quem você é de verdade. Cultivar amor significa colher amor e quanto mais você gosta de você, mais vai encontrar pessoas que também compartilham desse sentimento – por si mesmas e por você!

Foto: Instagram / Malhação


O que você acha? Benê precisa mesmo de uma transformação para conquistar o Guto? Dê a sua opinião respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)