O que você procura?

2017 está há apenas algumas semanas de distância, e você com certeza já pensou o quanto gostaria de ser mais organizada no próximo ano. Pois bem, nós temos a solução: chegou a hora de você conhecer o bullet journal.

Se você não ouviu falar sobre o método antes, a gente explica tudo direitinho. O bullet journal é uma metodologia de organização criada por Ryder Carroll e que se baseia em um sistema chamado rapid logging. Isso significa que o objetivo do método é você anotar e organizar de maneira rápida todas as suas tarefas e o que você precisa fazer no seu dia a dia.

Basicamente, o que você necessita para montar um bullet journal é um caderno e uma caneta. E só! O Pinterest está repleto de inspirações incríveis do que você pode fazer com a sua agenda, mas o próprio Ryder recomenda que todo mundo comece pelo layout básico e depois incremente o caderno com as suas necessidades.

Como funciona?

É fácil. Basicamente, a sua agenda é dividida em seções: índice, future log, monthly log e daily log. Cada página usada no seu caderno deve ser numerada, de forma que você pode identificar onde está cada parte do seu bullet journal lá no índice. Isso, talvez, seja o mais importante desse método. Sem o índice, ele não funciona porque fica difícil você encontrar o que quer.

Bullet journal: o método de organização que vai salvar a sua vida em 2017

Em seguida vem uma visão geral dos próximos seis meses.  Basta você dividir suas folhas em três partes cada, escrever o nome do mês em cada divisão e fazer um pequeno calendário com as datas. Aqui, a importância fica por conta dos eventos mais distantes que você possa ter e que não terá outro lugar para a anotar. É uma forma de você saber exatamente o que vai rolar nos próximos meses, sem surpresas.

O monthly log, como diz o nome, é um log do mês. Aqui basta uma única página com os dias do mês em questão para você anotar os principais compromissos e datas importantes, como aniversário, pagamentos, aniversários, etc.

Bullet journal: o método de organização que vai salvar a sua vida em 2017

Por fim, daily log é onde você vai passar a maior parte do seu tempo, já que vai anotar, dia a dia, as suas atividades e compromissos – aqui, a recomendação é sempre de montar o daily log no próprio dia (por exemplo, escrever as tarefas do dia 5 de dezembro no dia 5 de dezembro), porque planejar tudo com muita antecedência não deixa espaço para a flexibilidade, e essa é a principal característica desse método.

Bullet journal: o método de organização que vai salvar a sua vida em 2017

O que são bullets?

O bullet journal ganhou esse nome porque, além da divisão comentada acima, ele lida com bullets: são símbolos especiais que definem como as suas tarefas no dia a dia vão ser divididas e organizadas, é um indicador do que cada coisa é. Por exemplo, uma bolinha preta significa uma tarefa, um ‘X’ sobre a bolinha indica que ela foi completada e um ‘>’ na tarefa implica que ela migrou para outro dia ou mês.

Bullet journal: o método de organização que vai salvar a sua vida em 2017

No começo, pode parecer confuso usar esses símbolos para se referir a cada uma das tarefas, mas é por isso que o sistema funciona. Se você criar o hábito de usar símbolos para definir cada coisa da sua vida, checar o future e o monthly log com frequência, então é impossível você perder deadlines e datas importantes. Fora que o seu dia fica mais bem delimitado quando você sabe exatamente o que precisa saber por ordem de prioridade. É uma questão de bater o olho na página e já saber o que é preciso fazer, sem grandes explicações. Por isso o nome ‘rapid logging’, entende?

Bullet journal: o método de organização que vai salvar a sua vida em 2017

Cada pessoa define a melhor Legenda (ou seja, o conjunto de símbolos) segundo as suas necessidades, mas é imprescindível que ela seja simples e de fácil compreensão. Como o bullet journal é um método rápido e prático, vale sempre a regra do menos é mais: quanto mais simples, melhor o seu rendimento com ele. Não adianta criar uma legenda enorme se você não vai usar (ou lembrar) metade dos símbolos que estão ali.

Obras de arte

O mais legal do bullet journal é que, fora o layout inicial, ele é um método sem regras. Você pode acrescentar o que quiser na sua agenda, desde que esteja de acordo com aquilo que você precisa. Você pode usar páginas para anotar os seus gastos, as suas leituras do ano ou do mês, os seus hábitos alimentares… Você tem muita flexibilidade para fazer o que quiser com esse caderno e personalizá-lo do jeitinho que você sempre sonhou.

Bullet journal: o método de organização que vai salvar a sua vida em 2017

Por isso mesmo, nas redes sociais existem milhares de versões do bullet journal com desenhos e ilustrações incríveis, além de trabalhos de caligrafia, layouts variados e muitas cores. No fim das contas, o caderno vira uma terapia: ele é um diário com tudo o que você precisa para ter uma rotina sem complicações.

Aliás, vale lembrar que o bullet journal precisa ser o centro da sua vida – só assim ele funciona de verdade. O principal do método é você criar o hábito de sempre checar as páginas anteriores (por isso o índice é tão importante!) e não perder vista de tarefas que foram adiadas ou migradas de uma data a para a outra. Se você quiser saber mais sobre essa metodologia, pode clicar aqui.

Mais importante de tudo é lembrar sempre que o bullet journal, assim como qualquer método de organização, precisa de um propósito. Só assim você consegue ficar motivada a continuar os seus planos em dia. No mais, vale a pena pegar a caneta e o caderno mais próximos e tentar colocar esse sistema em prática. É garantia de que você vai ficar organizada em 2017!

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤