O que você procura?

Cortar o cabelo bem curtinho é uma das experiências mais reveladoras que já tive, além de um baita ensinamento na nobre arte da paciência. É abrir mão de um conforto – ou não – social que associa a sua beleza à feminidade, em prol de uma vontade totalmente sua. É abrir mão de anos de “sabedoria popular” por mais liberdade e refresco na nuca – principalmente em dias de calor. Embora esse estilo traga comentários negativos, tem aqueles que elevam a sua consciência a momentos de expansão e fazem com que você comece a se perceber.

Um novo visual, um novo amor que brota. E vamos, assim, aprendendo a nos amarmos.

paciencia

Os dias passam e você vai mantendo o estilo, cortando aqui e ali. Mas a mudança é sempre bem-vinda e a ideia de experimentar outras possibilidades sempre aparecem para acompanha-la ao salão mais próximo. É incrível! Então, chega àquela hora de deixar os fios tomarem seu rumo e crescer. E, olha, que período mais complicado.

Todos os dias acordo com vontade de ir ao cabeleireiro mais próximo e passar a tesoura nos fios que já cresceram. Outros, penso quão bom seria se eles tivessem já nos ombros. Ainda há dias que quero radicalizar com uma nova cor ou mesmo raspar tudo. E assim, na luta diária pela minha meta – que é deixa-lo crescer – tenho que exercitar a paciência que, aliás, não é lá uma das minhas qualidades mais desenvolvidas.

Como exercitar a paciência entre fios e metas

Para começar essa parte, já digo que cortei o cabelo. Sim, passei um dia angustiada com meu cabelo e resolvi ir a um barbeiro de confiança – sim, fui a um barbeiro.

Como havia dito anteriormente, exercitar a paciência é algo que estou aprendendo a desenvolver, contudo já tenho alguns frutos para colher dessa história.

Para ter paciência tem que ser flexível

A sua meta está estabelecida e pode ser qualquer uma. No meu caso é deixar o cabelo crescer. Pronto, mãos à obra. O problema é que se manter tão rígido no objetivo pode não deixa-la perceber quantas outras coisas ocorrem nesse período e te desviar, causando a sensação de ansiedade.

É preciso ser flexível para se conquistar um objetivo. Aqui não é mudar de ideia, mas ter um jogo de cintura para não sucumbir a tantas paranoias que nós mesmos criamos. É saber que talvez o plano inicial não tenha sido bem elaborado e, com o tempo, vamos acrescentando mais detalhes que nos ajudarão a chegar naquele objetivo inicial.

Então, digo que cortar esporadicamente o cabelo não vai me fazer mudar do objetivo final, que é fazê-lo crescer.

Para ter paciência tem que aparar as arestas

Geralmente, essa fase é a mais dura. Afinal, nela vemos realmente o que funciona e o que não funciona e descartamos aquilo que não nos ajuda. Lembre-se de que para alcançar a sua meta com sucesso, é necessário cortar aqueles pedaços desconexos, secos e sem vida para dar espaço para o novo que já está por vir.

Para ter paciência tem que ter coragem

paciencia

Muitas vezes estamos cegos pela meta e não vemos que ela pode nos oferecer mais prejuízo que benefícios. Nesse momento, é preciso coragem para perceber que talvez a sua escolha tenha sido equivocada e não possui mais fundamentos sólidos. E isso é uma tarefa dolorosa.

Saber exatamente por onde está indo é importante. Mas saber que você pode parar é algo que lhe trará paz. E sem paz não há paciência que resista.

Tentando levar a cabo meu principal objetivo, percebi que posso ter mais experiências gratificantes ao longo desse trajeto. Respeitando meu tempo, minhas vontades naquele momento sem me culpar, cuidando – no caso, dos fios – do que importa e permitindo-me replanejar sempre que possível. Afinal, já dizia o ditado: a melhor parte de uma viagem não é o destino, mas sim o caminho.

Que venham mais cortes, mais experiências e mais paciência!

Imagem: visualhunt


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)