Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

“Por que foi aparecer tão cedo?” Foi essa a primeira pergunta que fiz a mim mesma diante do espelho quando o primeiro fio branco surgiu na minha cabeleira então quimicamente alterada. Era também o único fio branco na minha cabeça – isso constatei depois de examinar e reexaminar minha cabeça da melhor forma que pude sozinha diante do espelho.

Quando a gente vê que os cabelos estão começando a branquear, o primeiro pensamento quase sempre é “estou ficando velha” (lembramos das vovós) ou então associamos ao estresse. Não é à toa que dizem que “… está me deixando de cabelos brancos!”. De uma forma ou de outra, a tendência é de não receber essa “novidade estética providenciada pela natureza” como uma coisa boa; mas algo a ser escondido, disfarçado, retardado até o túmulo, se possível. Pelo menos nas mulheres, porque para o homem, dizem que “é charme”… Ou seja, para nós, corrida pela juventude eterna. Para eles… Precisa completar a frase?

Mais adiante, no salão de beleza, a gente percebe que não é a única em busca de cobrir os fios brancos. Mulheres de idades variadas esperam pela sua vez de receber aplicações de tonalizantes, fazerem luzes, mechas coloridas, qualquer procedimento que esconda esse “sinal de envelhecimento” de suas cabeças. Em uma roda de amigas o assunto pode até aparecer, daquele jeito: “Eles começaram a aparecer quando eu tinha vinte e um…” “Eu uso uma marca de tinta sem amônia.” E assim sucessivamente.

Reflexões sobre os cabelos brancos

Ainda um tempo desses, surgiu uma tendência de fazer o “granny hair”, adotada inclusive por cantoras como Katy Perry e Lady Gaga, que consistia em fazer algumas mechas acinzentadas, dando a impressão de que o cabelo estava realmente branco. Acinzentar o cabelo artificialmente estava na moda, mas, para muita gente, deixar os fios naturais ainda é um sinal de desleixo com a aparência.

Aqui no Brasil, a única personalidade que efetivamente assumiu 100% a cabeleira branca foi a atriz Vera Holtz. E é interessante observar que em suas entrevistas, quando questionada sobre isso, ela demonstra se sentir bem, bonita e satisfeita com a aparência de suas madeixas do jeito que estão. Inclusive, chegou a recusar tingi-los para desempenhar um determinado papel na TV. Realmente, não a imaginamos mais sem o cabelo branco, que se tornou parte de seu estilo único.

Reflexões sobre os cabelos brancos 2

Fica a pergunta para nós: quantas de nós já pensamos em assumir os fios brancos quando eles aparecem naturalmente? Assumir, ostentar, olhar para ele sem projetar um defeito de fábrica? Quantas de nós pensaram em pelo menos experimentar para ver como se sentem em deixar aquelas primeiras mechinhas brancas surgirem e ficarem lá, na delas? Estou nessa fase de “experimentação” e quando estou mexendo no cabelo diante do espelho para fazer um penteado, por exemplo, eu o observo com mais atenção.

Reparo nas mechas que já vão ficando branquinhas, nas pontas meio acobreadas, resquícios de tinturas passadas. Às vezes, uma ou outra pessoa nota que o branco está lá no meio da massa volumosa de cachinhos castanhos, às vezes passa batido até por mim. Faz dez anos que meu primeiro fio branco apareceu, e agora que ele se multiplicou, estou, pelo menos por enquanto, me dando a chance de conhecer mais essa faceta do meu cabelo.

Talvez, igual a Vera Holtz, eu me sinta bem com meu cabelo branco e o deixe ser assim; talvez eu corra para o salão mais próximo e tinja daqui a dois meses e tinja de novo ao primeiro sinal de desbotamento. Talvez eu resolva pintar o cabelo com uma cor fantasia, depois encha o saco e volte para o branco de novo. Não sei, ainda tem muito tempo para pensar nisso.

Você pode estar encarando o espelho agora com alguma preocupação, pensando que o envelhecimento chegou mais cedo na sua vida e precisa ser combatido a todo custo, porque essa é a mensagem que pregam pra gente. E está tudo bem querer cobrir os fios brancos, assim como assumi-los não é sinônimo de descuido com a aparência. O importante é cuidar de si e se sentir bonita e feliz.


Terminou de ler este texto? Ajude a nossa leitora abaixo! 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)