Receba nossos e-mails incríveis
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto

Leia temas do seu interesse:

/

A campanha da Zara que não entendeu o conceito de “curvas”

Carina Caldas

Colunista Superela

Mais textos

Enquanto a gente deveria estar feliz de uma grande marca estar promovendo a aceitação do corpo, a internet está revoltada com a nova campanha da Zara na Europa, que usou duas modelos magras ao invés de mulheres curvilíneas, ao lado de uma frase escrita: “Love Your Curves”, ou seja, “ame suas curvas”.

campanha-da-zara-01

“Zara você sabe o que são curvas?”

Acho que a Zara está de ironia.”

“Isso deveria ser um fábula?”

“Todos os corpos são igualmente bonitos mas… curvas, onde? Isso é propaganda enganosa e pode levar incentivar a baixa autoestima de jovens garotas, poxa.”

“Eu queria dar uma palavrinha com o seu departamento de publicidade… curvas? onde?”

O anúncio convida as mulheres a “amarem suas curvas”, mas as modelos da imagem não possuem curva alguma e, além disso, são a própria definição do padrão de magreza exigido pela sociedade e principalmente a indústria da moda. A campanha da Zara circula desde o início de fevereiro, mas recentemente, o flagra de duas consumidoras, uma na Irlanda e outra na Inglaterra, causou burburinho nas redes sociais.

A crítica não está no corpo das modelos, que simplesmente foram contratadas para fazer um anúncio, mas na mensagem que a campanha traz. Alguns usuários alegaram que a marca estava abraçando todos os tipos de corpos, inclusive os muito magros, mas com o complicado passado da Zara, que envolve até trabalho escravo, o anúncio torna-se uma verdadeira catástrofe

Para os internautas, a imagem reforça padrões distorcidos e enfatiza a magreza como única possibilidade de beleza não só na indústria da moda como fora dela. A atitude inclusive contraria uma inciativa da marca em maio de 2016, que prometeu aumentar a oferta de peças em tamanhos grandes.

O que outras marcas podem aprender com a campanha da Zara

O problema na verdade é que a Zara perdeu uma oportunidade enorme de dar visibilidade a tipos de corpos que são historicamente marginalizados na moda. A escolha deles de pregar o amor próprio ao lado de duas mulheres magras com um tipo de corpo amplamente aceito na sociedade, faz quem é fora do padrão se sentir mal, perdendo todo o conceito da campanha.

Happiness is… a giveaway! Sign up for your chance to get free swim & more exclusive offers. Link in bio!

A post shared by aerie (@aerie) on

O certo a se fazer é continuar rompendo os limites dos padrões tradicionais, e convidar modelos com uma diversidade maior de tipos de corpos e cores de pele. Em 2014, a Aerie, linha de lingeries da Aeropostale decidiu parar de usar photoshop em seus anúncios. Após o lançamento da camapanha #AerieReal as vendas cresceram 20%  em 2015 e 32% no primeiro bimestre de 2016.

Hey, capitã! ⚓️⛵️🌊 #tullinafolia O bralet e o biquíni, da Linha Beach, estão disponíveis no site (link na bio), no Prédio das Heras (SP) e no showroom de Copacabana (RJ)

A post shared by Tulli.me (@tullime) on

Aqui no Brasil, a Tulli é uma marca de lingerie criada por mulheres, que surgiu a partir da vontade nos sentir bonitas e ao mesmo tempo, confortáveis. Nas fotos de divulgação da marca, o casting é composto apenas por meninas reais, isto é, sem nenhuma formação de modelo e o resultado é apresentado sem nenhum retoque.

Por enquanto, a marca espanhola não se pronunciou sobre as críticas, nem fez menção à escolha de suas modelos para esta campanha. Com sorte, a revolta nas redes sociais envia uma mensagem maior ainda, desta vez do lado das consumidoras, que já amam seus corpos e não vão deixar esse caso passar batido.

Imagens: Twitter/ Instagram

Carina Caldas

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/

Leia temas do seu interesse:

/

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Um email por semana só com o melhor conteúdo do Superela
Você vai adorar ❤
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Não perca mais nenhuma novidade!
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3BhZ2UucGhwP2hyZWY9aHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZmFjZWJvb2suY29tJTJGU3VwZXJlbGFPZmljaWFsJTJGJnRhYnMmd2lkdGg9NTIwJmhlaWdodD0yMjAmc21hbGxfaGVhZGVyPWZhbHNlJmFkYXB0X2NvbnRhaW5lcl93aWR0aD10cnVlJmhpZGVfY292ZXI9ZmFsc2Umc2hvd19mYWNlcGlsZT10cnVlJmFwcElkPTE3MTExNDI3NjM4MDkzNiIgd2lkdGg9IjUyMCIgaGVpZ2h0PSIyMjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd1RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+
Curta o Superela no Facebook ❤
teste
teste