O que você procura?

Enquanto a gente deveria estar feliz de uma grande marca estar promovendo a aceitação do corpo, a internet está revoltada com a nova campanha da Zara na Europa, que usou duas modelos magras ao invés de mulheres curvilíneas, ao lado de uma frase escrita: “Love Your Curves”, ou seja, “ame suas curvas”.

campanha-da-zara-01

“Zara você sabe o que são curvas?”

Acho que a Zara está de ironia.”

“Isso deveria ser um fábula?”

“Todos os corpos são igualmente bonitos mas… curvas, onde? Isso é propaganda enganosa e pode levar incentivar a baixa autoestima de jovens garotas, poxa.”

“Eu queria dar uma palavrinha com o seu departamento de publicidade… curvas? onde?”

O anúncio convida as mulheres a “amarem suas curvas”, mas as modelos da imagem não possuem curva alguma e, além disso, são a própria definição do padrão de magreza exigido pela sociedade e principalmente a indústria da moda. A campanha da Zara circula desde o início de fevereiro, mas recentemente, o flagra de duas consumidoras, uma na Irlanda e outra na Inglaterra, causou burburinho nas redes sociais.

A crítica não está no corpo das modelos, que simplesmente foram contratadas para fazer um anúncio, mas na mensagem que a campanha traz. Alguns usuários alegaram que a marca estava abraçando todos os tipos de corpos, inclusive os muito magros, mas com o complicado passado da Zara, que envolve até trabalho escravo, o anúncio torna-se uma verdadeira catástrofe

Para os internautas, a imagem reforça padrões distorcidos e enfatiza a magreza como única possibilidade de beleza não só na indústria da moda como fora dela. A atitude inclusive contraria uma inciativa da marca em maio de 2016, que prometeu aumentar a oferta de peças em tamanhos grandes.

O que outras marcas podem aprender com a campanha da Zara

O problema na verdade é que a Zara perdeu uma oportunidade enorme de dar visibilidade a tipos de corpos que são historicamente marginalizados na moda. A escolha deles de pregar o amor próprio ao lado de duas mulheres magras com um tipo de corpo amplamente aceito na sociedade, faz quem é fora do padrão se sentir mal, perdendo todo o conceito da campanha.

O certo a se fazer é continuar rompendo os limites dos padrões tradicionais, e convidar modelos com uma diversidade maior de tipos de corpos e cores de pele. Em 2014, a Aerie, linha de lingeries da Aeropostale decidiu parar de usar photoshop em seus anúncios. Após o lançamento da camapanha #AerieReal as vendas cresceram 20%  em 2015 e 32% no primeiro bimestre de 2016.

Aqui no Brasil, a Tulli é uma marca de lingerie criada por mulheres, que surgiu a partir da vontade nos sentir bonitas e ao mesmo tempo, confortáveis. Nas fotos de divulgação da marca, o casting é composto apenas por meninas reais, isto é, sem nenhuma formação de modelo e o resultado é apresentado sem nenhum retoque.

Por enquanto, a marca espanhola não se pronunciou sobre as críticas, nem fez menção à escolha de suas modelos para esta campanha. Com sorte, a revolta nas redes sociais envia uma mensagem maior ainda, desta vez do lado das consumidoras, que já amam seus corpos e não vão deixar esse caso passar batido.

Imagens: Twitter/ Instagram


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)