O que você procura?

As campanhas de Dia das Crianças, assim como na maioria das datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Pais, costumam reforçar estereótipos de gênero. Nesta semana, rolando a timeline, me deparei com um comunicado urgente da Omo que encheu meu coração de orgulho. Nas redes sociais, a empresa postou um vídeo convocando os pais para um recall de brinquedos que reforcem clichês de gênero.

O recado é simples: “Comunicado urgente: Omo convoca pais e mães a fazerem recall de todas as brincadeiras que reforcem clichês sobre gênero. Meninas podem, sim, se divertir com minicozinha ou minilavanderia, mas também podem ter acesso a brinquedos de lógica e dinossauros assustadores. E meninos podem trocar fraldas de bonecas e ter uma incrível coleção de panelinhas.

 Porque mais importante do que o brinquedo é a brincadeira. Junte-se a Omo na campanha pelo direito de toda criança de se sujar e brincar livremente”.

Aparentemente, o fato de crianças serem livres para escolher seus brinquedos incomodou uma parcela da sociedade brasileira. Ondas conservadoras criticaram a empresa por estar impondo a ideologia de gênero. Segundo internautas, a empresa estava “ditando a educação das crianças”. Alguns usuários chegaram ainda mais longe e promoveram um boicote à marca, usando a #BoicoteOmo e se mobilizaram contra a campanha, fazendo com que o vídeo alcançasse 163 mil dislikes até o fechamento desta matéria.

omo

Porque é importante a Omo falar sobre ideologia de gênero

Apesar da boa intenção da campanha, muita gente pareceu não entender a mensagem. A ideologia de gênero, bandeira levantada pela Omo, é uma crença de que os sexos masculino e feminino são construções sociais. Ou seja, apesar das diferenças biológicas entre meninos e meninas, eles devem ser criados da mesma maneira.

Quando dizemos para uma menina que ela deve vestir rosa, brincar de boneca e casinha, estamos reforçando a ideia de que apenas as mulheres devem cuidar da casa e família. Por outro lado, quando presenteamos meninos com brinquedos de construção e kits de ciência, estamos estimulando a sua criatividade e permitindo que sonhem com cargos de engenheiros, médicos, etc. Isso reforça estereótipos de gênero, geralmente criados dentro de casa, na escola e na sociedade em geral, resultando em influências negativas para as crianças e desigualdade entre homens e mulheres no futuro. Pera, não é sobre isso que a gente tem falado tanto?

Na análise chamada It Begins at Ten: How Gender Expectations Shape Early Adolescence Around the World ,  Robert Blum, o diretor do estudo e professor na Universidade Johns Hopkins afirma que “os meninos e meninas desde pequenas – tanto nas sociedades mais liberais quanto nas conservadoras – interiorizam logo o mito de que as meninas são vulneráveis e os meninos são fortes e independentes”. Ainda neste estudo, especialistas comprovam que “os estereótipos femininos baseados na ‘proteção’ acabam deixando-as mais vulneráveis, enfatizando o desejo de vigiá-las e puni-las fisicamente quando quebram as regras”.

Não precisamos dizer que uma das principais formas de combater o machismo é justamente olhar para os mais jovens e desconstruir os papéis de gêneros. Portanto, embora você não seja obrigado a comprar um vestido para o seu filho ou uma chuteira para uma menina, é dever dos pais ensinar as crianças a construírem uma sociedade mais livre, justa e igualitária. Ao contrário do que muitos pensam, a campanha da Omo promove a reflexão e não a doutrinação.  Não é justo que as crianças cresçam com medo de se expressar, muito menos que sejam privadas da liberdade para brincar.

Imagem: Divulgação


Participe da discussão sobre a campanha da Omo respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui!


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)