O que você procura?

Quem tem criança em casa tem que estar sempre fiscalizando o que eles veêm tanto na internet quanto na televisão. Os pequenos estão cada vez mais conectados e em um espaço no qual as possibilidades de conteúdo são infinitas, todo o cuidado é pouco. Eu tenho uma irmã de nove anos, e como trabalho de casa, acabo acompanhando mais a rotina dela do que meus próprios pais. Sempre me preocupo em estar por dentro das novidades de séries, canais no Youtube e desenhos para crianças para dar sugestões criativas e educativas.

A Nina, minha irmã, passa boa parte do tempo vidrada na Netflix e Youtube. Muitas vezes eu passo pela sala de TV e ouço as baboseiras dos youtubers com milhões de seguidores. A gota d’água foi quando nós vimos um programa que comparava a diferença do cérebro do homem com o da mulher, com uns testes bem genéricos no meio de um shopping. Uma forma que eu encontrei de fazer com que ela veja um conteúdo mais empoderador foi criar o costume de assistir televisão juntas, porque ela valoriza tanto esse momento que eu reservei só para ela que me deixa escolher o que vamos assistir. Na maioria das vezes ela acaba gostando e aquilo se torna um assunto em comum entre nós. Tente fazer com os seus filhos ou irmãos mais novos!

Desenhos para crianças

01. Steven Universo

Em primeiro lugar, Steven Universo merece reconhecimento por ser a primeira animação do Cartoon Network a ser criada por uma mulher. Rebecca Sugar já era reconhecida por participar do time de roteiristas de A Hora de Aventura, um dos carros chefe do canal. Steven é o personagem principal que dá nome ao desenho, um garotinho desajeitado que dá lugar à sua mãe em um grupo de Crystal Gems. As Gems são heroínas alienígenas que tem como forma original pedras quase indestrutíveis, mas seus  corpos são formados por projeções das pedras, quase como se fossem hologramas, mas de verdade.

Apesar do protagonista ser Steven, são as mulheres da série que possuem todo o conhecimento para ensinar Steven a usar seus poderes. A beleza estética do show agrada adultos e crianças e foge de todos os estereótipos de programas com meninos como personagens principais.

02. As Meninas Superpoderosas

As Meninas Superpoderosas é um dos desenhos para crianças tão relevantes hoje quanto nos dias de estreia. É muito interessante ver o quanto Florzinha, Lindinha e Docinho me ensinaram a ser uma menina empoderada, e continuam a fazer o mesmo com a minha irmã, doze anos mais nova.

Dezenove anos depois da estreia, a animação não deixa de se reinventar. Nos novos episódios, as meninas ganham uma quarta irmã, Estrelinha, de cabelos coloridos e pele negra. Demais, né? Ela será apresentada em um especial dividido em cinco episódios que vão ao ar a partir do dia 19 de outubro no Cartoon Network, as 19h30.

03. My Little Pony: A amizade é mágica

Quem nunca brincou de My Little Pony quando era criança? Os famosos brinquedos da Hasbro ganham vida no desenhos para crianças “My Little Pony: A Amizade é Mágica”, no qual a estudiosa Twilight Sparkle precisa fazer amigas na escola e descobre outras cinco pôneis que juntas, formam os Elementos da Harmonia: honestidade, bondade, bom-humor, generosidade, lealdade e mágica.

Se a gente parar para lembrar bem, a proposta do desenho me lembra muito um conceito importantíssimo do feminismo: a sororidade. É sobre cada um ter sua personalidade e aprender a conviver com as diferenças e principalmente os erros de quem a gente gosta.

Youtube para crianças

01. Anymalu

Não, você não está na parte de desenhos. A Any Malu é mesmo uma youtuber, mas feita em animação! Ela é o primeiro projeto deste tipo no Brasil e até o fechamento desta edição, seu canal já conta com mais de 1,3 milhões de inscritos! Por trás disso tudo existe uma equipe profissional, que cria roteiros, storyboards, tudo perfeitinho para as crianças.

Ela é uma mistura entre os youtubers e as personagens protagonistas de desenhos animados, ou seja, não deixa nada a dever pro conteúdo que os seus filhos já andam assistindo. Vale a pena dar uma olhada!

02. Tem criança na cozinha

Tem Criança na Cozinha originalmente era uma programa do canal Gloob, que passou a importar conteúdo para o Youtube. Tem coisa mais gostosa do que ensinar uma coisa pro seu filho e ainda se deliciar com o que vocês aprenderam?

As receitas são bem simples, como essa de cake pop, que além de ser uma sobremesa gostosa é super divertida!

03. Gato Galáctico

Vai ser muito difícil tentar convencer um adulto de assistir Gato Galáctico pelo conteúdo, mas vou tentar pela forma. O próprio dono do canal é quem faz as músicas, as animações, e só por isso merece nosso voto de confiança. E por outro lado, nem sempre a gente tá assistindo TV com os pequenos, principalmente quando trata-se de Youtube, que geralmente eles assistem em tablets.

Por isso eu recomendo mil vezes o Gato Galáctico. Tem aquelas besteiras meio sem sentido de criança, como por exemplo a música do pudim amassado, mas pelo menos eles estão falando só sobre pudim e não outros assuntos inapropriados.

Séries para crianças

01. Project MC²

Garotas inteligentes desvendando enigmas juntas? Quero! Em Project MC², quatro meninas acabam se tornando agentes secretas que usam o poder da tecnologia para salvar o dia. A minha geração e as anteriores cresceram influenciadas pelos filmes de princesa, e é muito importante que as meninas de hoje vejam que a área de exatas tem TUDO a ver com mulheres.

Apesar do mundo real não concordar tanto assim (de mais de 500 prêmios Nobel entregues até hoje, apenas 49 foram destinados a mulheres), é bom ter um pouco de esperança na ficção e um dia acreditar que homens e mulheres serão reconhecidos da mesma forma.

02. Desventuras em série

Se você já viu o filme Desventuras em Série, você vai amar essa versão serializada, estrelada por ninguém menos que Neil Patrick Harris, o Barney de How I Met Your Mother. Se você não viu, eu queria estar na sua pele para conhecer essa incrível história mais uma vez. As produções, todas baseadas em um livro, contam a história das três crianças Baudelaire, que após perder os pais em um incêndio, enfrentam adversidades muito mais do que bizarras.

Em toda a trama, as crianças são brilhantes e conseguem ver o que os adultos preferem não enxergar. É sobre o olhar da criança e como devemos escutá-las cada vez mais.

03. Agente K.C

Eu sei o que você deve estar pensando. Outra série de agentes? Agente KC tem um gostinho especial. Zendaya, atriz estrela do programa, já havia protagonizado outro show no Disney Channel, e mesmo após completar 18 anos, idade em que as atrizes geralmente se emancipam do canal, ela decidiu voltar porque sentiu falta de uma família negra protagonista no canal.

Na nova série, ela é uma espiã recrutada pelos próprios pais e junta-se a eles em missões arriscadas para combater uma perigosa organização criminosa. Particularmente, eu acho a Zendaya muito engraçada, então recomendo muito!

Imagem de capa: Reprodução/ Cartoon Network


Agora que você já sabe que desenhos para crianças assistir, que tal ajudar uma mãe no Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual tema você gostaria de ver aqui?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)