Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

 

“Um delicioso estado de alegria tomou conta de mim ao ler o seu cartão. Muito mais do que as flores, suas palavras acalentaram minha alma e tudo o que eu precisava ouvir veio por escrito, num jeito diferente de fazer carinho.

Mesmo de longe, era como se sentisse suas mãos afagarem meus curtíssimos cabelos e parecia vir da tua boca o som que morou por alguns bons minutos em meus ouvidos: “você merece, continue a lutar, mais conquistas virão e perceberá que é ainda mais forte e dona de seus pensamentos.”

Até pouco tempo atrás, antes da sua primeira carta que encontrei na mesinha de cabeceira, havia os dias em que eu acordava triste e abatida. Perguntava a mim mesma e, olhando para o teto do quarto branco que dividi com uma garotinha, dizia em voz alta: “Por que eu? Por que assim? Por que agora? Tudo o que eu quero é ir pra casa”

O que começou como um simples nódulo, havia se tornado a minha principal preocupação, mas, a medida em que lia os muitas folhas de papel sem assinatura que você me enviava, me descobri guerreira. Passei a reparar em cada linha, em cada pedaço do meu corpo, como sugeriu em uma das mensagens. Passei a ficar em silêncio nos dias mais tristes, não por querer me isolar, mas para ouvir minha própria respiração, conversar comigo, descobrir em mim o poder que eu nem sabia que existia.

Até que não me desesperei mais, me dediquei confiante ao tratamento e, sem perceber, me comunicava já há alguns meses com alguém que eu nem sabia como era. Agora sei que o que passei, de um jeito ou de outro me fez crescer, perceber que sou muito mais do que imaginava e você me ajudou a continuar insistindo na vida e no caminho que mereço trilhar. Você encheu de poesia a minhas tardes de quinta- feira e eu faço questão de manter essa chama viva e, pelo menos, tentar levá-la para outros dias da semana (leia mais aqui).

Hoje é uma data especial, não somente pelas lindas rosas cor de rosa que me deu, pelo cartão que ainda seguro como um amuleto da sorte, ou pelo sorriso sincero que ganhei da enfermeira ao abrir os olhos pela manhã. Eu hoje vou aposentar meus lenços coloridos e as cores agora virão dos dias que ganhei de presente, vou aposentar também aquela carinha debilitada e sentir o brilho do sol em meu rosto.

Esta, além de ser a última carta que te escrevo do hospital, é também o texto que ficará eternizado nas páginas finais do diário que escrevi durante o tratamento por acreditar que algum dia eu poderei usá-lo para ajudar outras mulheres como eu. Porque se tem uma coisa de que tenho certeza é que não fui eu quem venceu, foi o amor que recebi e que encontrei em mim, a minha força interior e a sede de vida que eu acreditava ter perdido. 

câncer de mama

Viver intensamente é a minha mais nova lei, é a forma que encontrei para agradecer minha nova chance e também a sua amizade e empatia.Parei de lamentar o fato de não ter cuidado tanto de mim até a doença aparecer, mas aprendi o quanto é importante se olhar no espelho, se tocar, reparar, conhecer o meu corpo e me amar.

Foi você quem me disse certa vez: não importa quantas vezes teremos que lutar, se tiver alguém pra segurar nossa mão pelo caminho, chegaremos onde queremos chegar. Me lembro que no parágrafo abaixo de sua frase, você me apresentou Cecília Meireles através da citação: “a vida só é possível reinventada”. Essa é a minha forma de reinventar a vida e quero começar agradecendo.

Se você está lendo esta carta agora,  já deve ter percebido que descobri, pelo menos, onde mora. A querida enfermeira da minha ala me passou seu endereço, caro amigo anônimo e gostaria muito de te agradecer pessoalmente com um abraço apertado, daqueles que só grandes amigos sabem dar. Que tal um café?”

Esta é a carta que vi nascer letra por letra, dos dedos delicados de uma jovem que foi minha paciente já há algum tempo. Ela foi escrita para o anônimo que mandava, todas as quintas-feiras, uma carta de apoio a ela. Cada semana era uma abordagem diferente, todas com o mesmo objetivo, contavam histórias de outras mulheres que passaram pelo mesmo problema, outras traziam um pouco sobre a trajetória daquelas que venceram os obstáculos da vida e da sociedade e das que superaram a baixa autoestima. Até que no dia da última sessão de quimioterapia, o escritor anônimo enviou, ao invés da carta de costume, flores cor de rosa e um cartão, era o último e definitivo.

Não, essa história que acabei de contar não é a história de amor de um casal, é a história de amor entre duas pessoas desconhecidas que permanecem ligadas pela força da empatia. Nunca soube se eles realmente se encontraram depois de enviada a resposta, aqui reproduzo apenas o que acompanhei de perto. Fui autorizada pela paciente, pouco antes de sua alta, a tornar esses fatos públicos porque bem sabemos o quanto uma boa história pode aquecer o coração de alguém quando chega na hora certa.

Pelo que ouvi dizer, outras pacientes de nosso hospital andaram recebendo cartas ao longo de seus tratamentos, e eu sinceramente desconheço o remetente e gostaria muito se saber quem é, mas se ele ou ela prefere o anonimato, respeitamos sua escolha.

Seus atos, para mim,  são mais uma prova de que as palavras, assim como nossos pensamentos e ações, têm poder, por isso faço questão de compartilhar esse caso sob a forma de um texto que foi especialmente escrito em homenagem a todas as guerreiras que lutam ou lutaram contra o câncer de mama. Uma maneira que encontrei de chamar atenção para essa campanha de tamanha importância.

Ame-se, cuide-se, não deixe de prestar atenção no seu corpo! Outubro Rosa, câncer de mama: vamos falar sobre isso?

Com carinho, 

de uma pessoa que se preocupa com todas vocês.

Imagem: Pinterest

 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)