Quem somos Termos / Política de Privacidade Contato
< Superela.com
Você está em:
Clube Superela
+18
home recentes populares temas relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento perguntar

Como ter auto estima e não me sentir culpada por querer ser bonita e me valorizar?

Tenho problemas familiares e acho que isso acaba desencadeando outros problemas nas minha vida. Eu tenho emprego fixo, tenho casa própria, carro próprio, um relacionamento estável há mais de 4 anos com uma pessoa que amo. Acontece que apesar de saber que tenho motivos para ser feliz não consigo me sentir assim. Me sinto uma derrotada, uma porcaria, estou um pouco acima do peso, e eu não consigo me achar nem me sentir bonita porque tenho medo de me sentir bonita, tipo comos e eu não merecesse ser bonita. Tenho medo de passar a impressão errada às pessoas. Como faço para ter auto estima sem me sentir culpada por isso? Eu não costumo me arrumar, vestir roupas que me valorizem porque eu tenho medo. Tenho dificuldade até para andar de cabelo solto e baton, por receio do que poderão pensar. Sei que isso não é normal. Medo da reaçáo dos outros, do que os outros vão pensar. Faço terapia há um ano, com ela já consegui superar alguns traumas mas essa barreira tá difícil. Será que vocês podem me ajudar?

Jamilla Holanda . 4 anos

18 Respostas

Nossa,mas pq sera q vc sente essa culpa? Sera q ti ensinaram q beleza feminina é futilidade ou nao combina com inteligencia? Algo ti trava né..pode estar ai nos problemas familiares q vc citou..Pensa comigo,vc é uma guerreira,tem suas conquistas,com certeza por mérito seu..Pq se sente uma porcaria? Quem disse isso? Nao ha nada d errado em estar acima do peso,nem em querer ser bonita..Vc pode ser linda,acima do peso,com um coque no cabelo e boca vermelha,ou cabelos ao vento..O q vao pensar? Problema dos outros..Nao seu..E se pensarem "la vai uma mulher bonita'? Por que vc espera justo o pior? Sinta se maravilhosa,pq vc merece..Vc é
+8 arrasou
Jamilla Holanda . 4 anos
Poxa! Muito obrigada! Na verdade me passaram que isso é coisa de puta, querer ser bonita. Que só porque você quer se arrumar um pouco tá querendo chamar a atenção dos homens. Que não sou bonita, que sou incapaz e pior que os outros. Assim que meu namorado passou no concurso ao invés de ouvir parabéns, ouvi da minha mãe "Belo pé na bunda que você vai levar." Minha família me subestima, me desvaloriza e faz mau julgamento de mim o tempo todo. É meio difícil ser resiliente com essa situação. E minha mãe só me chama de gorda e horrorosa, desde a infância ela faz questão de me tratar assim, apontando meus defeitos de forma cruel.
+6 arrasou
Dayah . 4 anos
Jamila Querida!

Pare com esse pensamento que você não merece ser bonita...bonita você já é!
Como a Thayna disse, você tem suas conquistas, se importar com o que os outros vão pensar não está com nada, pense primeiro em como isso te afeta e esqueça o resto. Se você quer se sentir mais bonita, sinta-se sem se preocupar.

Acho super importante você ter procurado um profissional para te ajudar com essas questões, é um grande passo. Você pode começar a escolher peças e acessórios que gosta, que se sinta bem e experimentar, pelo menos uma vez, assim você vai saber o que combina com você e pode até descobrir peças que ficam bem e você nem imaginava.

Beijos e boa sorte!
+3 arrasou
Ah sim,ta ai a razao..o problema é sua familia,eles devem ser malucos,nao acredite em sua mae,e se afaste dela,só a visite as vezes,pq é sua mae..
Entao,a sociedade nos ensina isso,passar esmalte vermelho,saia curta,querer ser sensual? Coisa d puta..Mas é puro lixo isso..Eu adoro seduzir os homens,e nem uso mt roupa provocante rs sei la é coisa feminina,ta nos genes..Eu adorava ter a atençao dos meninos desde criança..Mulher adora seduzir os homens,se ela for gay,adora seduzir mulher..Seja com roupa curta ou nao..E nao sou puta rs..nao admito a comparaçao..Vc pode posar pra revista q msm assim nao pode ser julgada como puta...Entao independente d querer seduzir,vc pode sim querer se produzir,ficar bonita,ficar gostosa..Faz parte da nossa auto estima..É um cuidado seu com vc..
Incapaz vc nao é,é mt triste dizer isso pra alguem,ninguem merece ouvir..Vc é capaz do q quiser..Só cale a voz dos outros e ouça a do seu coraçao..Vem sempre aqui no site,mts mulheres incriveis vao ti ajudar
+10 arrasou
Alcione J. Silva . 4 anos
Estou acompanhando esta pergunta porque também tenho a mesma dúvida a meu respeito.
+3 arrasou
Dayah . 4 anos
É muito triste esse tipo de comportamento partir da sua mãe, não infelizmente foi a forma que ela foi criada (o que não quer dizer que eu concorde e que ela esteja certa).

Acredito que se você se afastar um pouco e pensar um pouco mais em você, você vai se sentir muito mais confiante, e depois se quando você estiver mais confiante pode se aproximar novamente, ate por que com a auto estima renovada os comentários maldoso dela não te atingiram.
+1 arrasou
Jamilla Holanda . 4 anos
Muito obrigada! Estou sem palavras com o paio de vocês. Virei aqui o tempo todo. eu quero muito ser assim, mulher, que sabe ser bonita e sabe lidar com sua sensualidade sem se preocupar com julgamentos.
+2 arrasou
Dayah . 4 anos
Vem sim Jamilla sempre que precisar, teremos o maior prazer em te ajudar =D
+1 arrasou
Sisi! . 4 anos
Não tem como você sair de casa? Isso ajudaria.. Me desculpe mas acho q sua mãe tá transferindo as frustrações da vida dela pra você... Sei como é isso porque minha mãe é controladora e bem especial de se lidar também mas já tomei as redeas da minha vida e qdo ela da uns pitacos eu falo mais alto
+2 arrasou
Sisi! . 4 anos
Acabei de ler... Você tem casa própria? Mora sozinha? Então pare de visitar sua família um tempo até você conseguir tomar o rumo da sua vida e ter a capacidade de enfrentar eles...
+3 arrasou
Cleo_Rita . 4 anos
Jamilla, querida, pensa mais em você e menos no que os outros irão falar.

Se afasta de quem só te coloca para baixo. Não importa se é tua mãe. Tem gente que só é feliz quando diminui os outros. Se afasta desse tipo de gente.

Tenho uma amiga que está numa situação muito parecida com a sua. Sofreu bullying na adolescência e carrega traumas até hoje, a mãe acha que ela não precisa gastar tanto tempo se arrumando, que é inútil. E essa baixa auto estima acarretou no fim do namoro, pois o namorado não se sentia bem com alguém que só ouvia as opiniões negativas, não importava o quanto ele a achasse linda, ela só se colocava para baixo.

Então, Jamilla, comece a se valorizar, pois ninguém pode gostar de você se você mesma não se gostar. Minha amiga perdeu o namorado pra esse negativismo, cuida para não perder o seu.

Beijos
+5 arrasou
Leti HM . 4 anos
Já pensou e deixar tua família de lado por um tempo? Eu sei, família é família, mas se eles não podem dar uma palavra de apoio, um incentivo, e só sabem te menosprezar, se afasta por um tempo e começa a pensar mais em você. Pelo que entendi, financeiramente você já é bem sucedida, e pelo visto conseguiu tudo pelo próprio esforço, então se torne bem sucedida em outros campos da tua vida também por conta própria.

Vai viver a tua vida. Vai fazer curso de maquiagem, se conseguir contratar uma personal stylist, contrata, se não procura na internet por fotos de pessoas com o mesmo biotipo seu e se inspira nelas! Quanto a maquiagem, tem tutoriais excelentes no youtube, eu sigo várias (sempre fui uma negação em termos de maquiagem, hoje até já ajudo minhas amigas a se maquiarem).

Cuida de você e se ame em primeiro lugar. Como a Cleo disse, se você se sente feia, quem vai te achar bonita? Beleza não é só estética, é estar de bem consigo mesma e se aceitar como é!
+3 arrasou
Jamilla Holanda . 4 anos
Muito obrigada! Estou emocionada, nunca me senti tão apoiada. Até o ano passado eu morava com a minha avó, mãe da minha mãe, pois ninguém queria ficar com ela. Comprei a casa em fevereiro, fato que não deixou a minha mãe muito feliz, ela me ofendeu muito, e reprovou a compra da casa. Apenas em outubro, após iniciar a terapia tive coragem de mudar para a minha casa. A minha mãe vivia fazendo chantagem emocional dizendo que se eu saísse da casa de vovó ela morreria, que eu devia ficar com vovó, etc. Acontece que a filha é mamãe e ela não quer cuidar da mãe dela. Venho sofrendo muita pressão desde que me mudei. Agora minha avó teve que fazer uma cirurgia no pé direito devido a complicações decorrentes do diabetes e por causa disso tem que ficar na casa da minha mãe. Só pra esclarecer, minha mãe casou duas vezes, teve 4 filhos e hoje está de licença prêmio, ou seja, ela não trabalha. Minha irmã é casada e trabalha o dia todo, além das responsabilidades com os empregos, tem responsabilidade com o marido. Eu trabalho o dia todo, faço outro curso superior e ainda duas especializações, e ainda assim minha mãe faz chantagem emocional dizendo que eu tenho que ficar como vovó, que ela, mamãe, não vai deixar de viver a vida dela. Outro dia uma prima dela, sobrinha de vovó, me ligou brigando comigo porque eu não estou indo ficar com vovó na casa de mamãe. Mamãe sai dando uma de coitada pra todo mundo,e as pessoas, inclusive minha avó, ficam me cobrando, me dizendo que eu sou má, daí eu fico me sentido mal por querer cuidar da minha vida. Eu acabo descontando tudo na comida e fico me sentindo uma pessoa horrível por dentro e por fora. Sei que 50% da responsabilidade é minha porque permito que me façam sentir assim e fico me importando com o que falam. Poxa! Mas é minha própria mãe, ela não quer entender que eu tenho minha vida e que não é crime eu querer cuidar da minha vida. Apesar de só trabalhar e estudar tenho que ouvir que sou má e vagabunda! Às vezes eu acho que eu realmente deveria ser vagabunda, pra elas verem  que é uma vagabunda.
+4 arrasou
Cleo_Rita . 4 anos
Eu sei que é difícil, mas deixe entrar em um ouvido e sair pelo outro.

Quer dizer então que tua mãe não faz nada da vida, mas não quer mudar a vida dela para cuidar da própria mãe. Ela que vá se catar!!

Honestamente, você não tem obrigação nenhuma com a tua avó, a não ser que ela que pague as tuas contas - que eu tenho certeza que não. Quem tem obrigação é a tua mãe. E prima de mãe que liga pra encher o saco manda tomar naquele lugar e ir cuidar da mãe e da vó dela.

Continue se dedicando aos teus estudos, ao teu trabalho, ao teu namorado e, principalmente, a você! Fica na tua casa, fique um tempo sem nem visitar tua mãe e tua avó. Se te ligarem, não atenda... Você fica se sentindo a pior pessoa do mundo quando na verdade é o que tem de melhor na tua família. Deixa elas se virarem sem você!

E se ela espalhar por aí que você é vagabunda, ameace com um processo. E se for o caso, processe mesmo!

Mas não se culpe por nada, Você tem todo o direito de cuidar da sua vida.
+4 arrasou
Sisi! . 4 anos
Você n tem nenhuma respondabilidade com a sua vó a filha é ela e n você... Você pode cuidar por vontade propia mas você n tem obrigação... Realmente você tem q se afastar urgente!
+2 arrasou
Dudinhsilvah . 2 anos
Acho que deveríamos ter grupo no wats porém iríamos conversar bastante sobre vidas me chame (35)991230248
0 arrasou
Brena018 . 1 ano
Passo pela mesma situação! Me sinto como c eu não podesce ser bonita, sempre acho as pessoas superior a mim.
No ano passado meu cabelo estava caindo fiquei muito deprê, as opiniões q eu escutava ela mais doloroso do que eu estava passando
Aí eu fiz o seguinte mandei um foda-se para a opiniões alheias e consertei meu cabelo!
Porei que percebi que não importa como a gente vai Tar que os outros vão fala
O importante é você tenta c aceita.
Espero te ajudado
+1 arrasou
bubys . 10 meses
Bom dia gente! Super entendo essas situações citadas por aqui, e de fato é muito importante a gente se amar! Tenho muitas dificuldades em aceitar minha altura! E tento colocar em pratica tudo que li aqui no site, mesmo sendo muito difícil tento todos os dias.
0 arrasou

Sua resposta AQUI

Que bom que vai responder!! Só lembrando que estamos aqui para realmente AJUDAR outras pessoas, então pense nisso! Obrigada! :)
relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento
🙋 Editar resposta 🙅 Excluir resposta 👀 Ocultar resposta 👀 Republicar resposta 😠 Denunciar resposta 😠 Remover denúncia
...