Quem somos Termos / Política de Privacidade Contato
< Superela.com
Você está em:
Clube Superela
+18
home recentes populares temas relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento perguntar

Como lidar com essa fase díficil?

Tenho 18 anos,e passei numa federal em outra cidade, minhas aulas começarão só final de abril e estou bem desanimada mesmo depois de muita procura nao encontrei nenhum lugar pra morar. Minha familia ta longe de ser rica e meu pai ficou meio apertado com algumas dívidas, minha mae fica tacando na minha cara e me pondo pra baixo. Fico preocupada demais com isso, e aqui na minha cidade nao tem muitas opçoes ainda mais na area que eu quero. Nao sei como ficará isso tudo, se vou mesmo ou nao. Meu namorado é o que ta me mantendo mais pra cima, ele é um anjo na minha vida e se eu for pra la, ficar mais longe vai ser dificil demais a saudade... fico num tédio e num desanimo,sempre me sentindo sozinha ( so vejo meu namorado aos fins de semana) a negatividade ta embalando minha vida
Ana Lu . 4 anos

10 Respostas

Gislaine . 4 anos
Ana, respira!

Vamos lá, você está numa fase pesada, realmente. Ainda tem uns dias. Talvez no seu curso, tenha alguém que queira dividir ape, então ficaria mais tranquilo. Enquanto ainda não começa, não desista de procurar. Persista! Olhe anúncios na internet, peça ajuda e continue. Mãe quando fala, atinge. Mas pense que sua mãe deve estar nervosa pela dificuldade em dinheiro e não dê ouvidos. Você não precisa morar fora pq quer, e sim porque conseguiu uma vaga na federal!! Boa sorte!
+1 arrasou
1911 . 4 anos
seus pais deveriam ter vergonha de tratar vc assim, vc conseguiu passar em uma faculdade dessas era pra ser orgulho para eles. eu entendo vc pq comigo tbm é assim meus pais jogam as coisas na minha cara msm q eu nem peço nada para eles, eu tbm namoro e meu namorado é meu anjo e ajuda em tudo e é com ele que posso contar para tudo. E quanto á saudade ja é muito mais complicado , converse com seu namorado e se vcs já se veem só nos fins de semana isso vai continuar do mesmo jeito então acho q ñ mudará muito, fale para ele se ele irá até a cidade q vc for morar para poderem se ver, fale para ele ir em uma sexta a tarde e voltar no domingo a tarde ou a noite, e vc tbm faça isso vá ver ele nos finais de semana revesando com ele para q ele sinta q vc esta com saudade e que o ama a ponto de ir até ele procura-lo.
0 arrasou
Alcione J. Silva . 4 anos
Ana Lu, em primeiro lugar: abraços, muitos abraços fortes pra você enfrentar essa barra. Você precisa deles.
Olha, não vou sugerir dezenas de coisas utópicas (visto que sua família está passando por dificuldades e não é nada legal ter as coisas jogadas na cara). Não tô dizendo pra você desistir do seu sonho. Mas, como uma jovem de 18 anos, eu te sugiro que amadureça seu sonho de cursar essa faculdade tão almejada.
Eu tenho 24 anos (quase 25) e ainda não fiz faculdade. Pra ser sincera, só este ano que eu farei o meu primeiro Enem. Mas foi necessário que eu adiasse pelos quase mesmos motivos que os seus: família com poucas condições de me manter numa outra cidade e a minha dependência financeira, que gerava incômodo no meu pai. Ele jogava na cara o Curso Técnico que eu fazia às custas dele. E também se queixava de eu não ter emprego de carteira assinada.
Então, com muitas lágrimas no rosto, confesso que abri mão de fazer faculdade  até que me provasse capaz diante dos olhos dos meus pais. E assim as coisas estão se sucedendo. Parei de fazer trabalhos sem renda fixa, me especializei em cursos de capacitação e consegui meu emprego de secretária. Hoje ajudo um pouco nas despesas e meus pais sentem orgulho e confiança de que sou capaz.
Conversei com eles sobre minha decisão de entrar na faculdade e adivinhe: a reação deles foi a mais positiva possível. Porque agora eles reconhecem que tenho responsabilidade e capacidade de cursar sem pesar a eles. Mas meu pai se ofereceu a pagar o cursinho preparatório! Eu achei isso o máximo!!
Deixei o tempo agir e lutei. O próprio tempo tratou de me dar a vitoria. Então flor, deixe o rio passar e prepare- se aí na sua cidade, perto de seus pais (até mesmo pra juntar alguma economia). E nesse tempo podem chegar novos cursos e novas faculdades na sua cidade ou cidades vizinhas, onde você pode dormir em casa toda noite.
Espero que não me leve a mal nem que pense que torço pelo seu mal. Eu só peço que você pondere e amadureça a ideia dentro do seu coração.
Tenha esperança de que seu sol brilhará!! Um beijo e melhoras.
+3 arrasou
Dana . 4 anos
Bom, eu sei a barra que é ter que depender dos pais. Estou em uma situação parecida, só que no meu caso estou formada e desempregada. Imagina tudo que tenho que ouvir por depender deles com 30 anos. Estou tendo crises de ansiedade quase todos os dias e a pressão somada a negatividade deles só piora minha situação. Então te mando um abraço bem apertado de quem entende bem o que você tá passando.

Sendo cidade universitária, com certeza você vai encontrar no facebook páginas de aluguel de imóveis naquela cidade, e sempre tem alguém divulgando que precisa de alguém para dividir apartamento, muitas vezes já mobiliado, o que facilita muito. Na cidade aqui do lado da minha tem federal e sempre vejo esse tipo de anúncio. Procura por páginas da universidade, do curso, do DCE... e divulga que você precisa de um lugar para morar.

Já morando na cidade, você pode ver de algum emprego ou uma vaga de bolsista na própria universidade. Com o tempo você se torna independente. E até mesmo a situação financeira deles não vai ser igual para sempre. Os apertos de agora podem ser recompensados mais tarde.

Mas não desista!!
+1 arrasou
Ana Lu . 4 anos
Meninas obrigada pelo apoio ♡ e quanto a procurar vagas em apê e afins já tou em todos os grupos possiveis, cheguei a conversar com varias meninas mas nao tem dado certo... não teria como eu trabalhar porque faria engenharia e em tempo integral ainda por cima. O jeito é esperar mesmo pra ver no que isso dará, é tenso estar nessa corda bamba kkk e estando nesse tédio e sem boas companhias por perto já que nunca dei muita sorte com bons amigos
+1 arrasou
Alcione J. Silva . 4 anos
Não precisa ter muitos amigos, tenha o melhor: você mesma disse que seu namorado é uma luz no seu caminho. Divida seus anseios e preocupações com ele, que saberá te escutar e fornecerá abrigo durante essa tempestade.
Acredite: vai ficar tudo bem!!
E agora você tem a gente!!!
0 arrasou
Carolina leonina . 4 anos
Sei como é, eu tranquei a minha matrícula na federal por conta de andar sempre dura e não ter como trabalhar por ser em outra cidade e o horário ser muito ruim. Veja o que é melhor pra VC, muitas vezes acaba sendo muito mais dispendioso estudar em uma federal do que em uma particular, fora as greves e afins. Se a sua família te da apoio, se joga, mas se não, avalie bem como seria morar em outra cidade, se manter e etc. No meu caso ir pra federal só foi pros meus país ficarem tirando onda, mas depois de um tempo ficavam jogando piadas, por conta de me sustentarem e eu não trabalhar, sendo que  no meu caso, ou eu trabalhava, ou estudava. Você quer mesmo fazer esse curso?avalie bem, espero que tenho boa sorte e faça uma boa escolha. Bjs
0 arrasou
lauren . 4 anos
Eu acho que depende muito do que vc quer pra sua vida..se eh seu sonho estudar numa federal, sair de casa, vai fundo e quem sabe não arruma um emprego ou como disseram alguém pra dividir o ape...São coisas que só vivendo e dando a cara a tapa pra saber.. eu tentaria se fosse vc e meu vc passou numa federal sabe faculdade boa sem ter que pagar sua mãe ta reclamando do que? Não escute seus pais..cheha uma época da vida que somos obrigados a enxergar que nem sempre os pais são donos da razão e que temos que seguir a nossa opinião msm que seja contra a deles... vc vai ficar ai na sua cidade e fazer um curso que vc não quer? Complicado... mas vai de vc..siga sua intuição e faça oq vc sentir que é o mais certo.. e se ta na dúvida arrisca na pior das hipóteses é só trancar a faculdade e voltar pra casa..quem não arrisca não petisca..boa sorte e força!
0 arrasou
lauren . 4 anos
Agora eu li seu outro comentário sobre não poder trabalhar e tal.ngm de sua familia poderia ajudar financeiramente? E caso não ficaria realmente complicado pq se seus pais não podem bancar e sem dar pra trabalhar fica difícil...mas é uma oportunidade tão boa q eh dificil mesmo abrir mão... mas se for pra ser será..confia nas forcas do universo. Mentaliza seus desejos e tenha fé que eles se concretizarao... a vida é feita de escolhas difíceis mesmo mas no fim td se ajeita!
0 arrasou
nica01 . 4 anos
Ana, imagino que a sua situação não seja nada fácil. (peço desculpas se o que direi já foi dito pelas meninas, porém não consegui ler todas as respostas, fiquei aflita a te responder e já tenho que sair do app)

Eu cursei faculdade federal na minha cidade e conheci muitas meninas na sua situação.
Tenho uma amiga próxima que morava em outra cidade e começou o curso com a intenção de se mudar para a minha cidade, no começo ela pegava o ônibus com três ou quatro horas de antecedência e chegava em casa tarde da noite. Te digo, ela foi a inspiração de muitos da turma.
O que quero dizer é que, pode ser difícil, principalmente no começo, mas não é impossível. Se é seu sonho, corra atrás. O mercado infelizmente não está fácil e é bom não jogarmos nossas oportunidades fora.
Durante o curso, conhecemos muitas pessoas que dividem apartamentos, repúblicas que ficam bastante em conta, aparecem novas soluções e principalmente, existe uma bolsa de estudos em cada universidade do país para cotistas e também para projetos de cada curso, monitoria, etc. A renda é baixa, infelizmente, porém, é um dinheiro que ajuda.
Toda universidade também dá a possibilidade de trancamento de matrícula por alguns períodos (não sei se é padrão a quantidade de períodos, a minha possibilitava trancar por 2 períodos consecutivos). Não deixe então de começar o seu curso, nem que tenha que trancar a sua matrícula por um tempo, depois de tê-la começado, mas não perca a sua vaga, você passou, é mérito seu, você merece continuar nela!

Quanto ao namorado, se ele te faz bem, se é um rapaz bacana e que te apoia, tenho certeza que a distancia, apesar de dura, só vai reafirmar esse sentimento. Vocês darão um jeito!
0 arrasou

Sua resposta AQUI

Que bom que vai responder!! Só lembrando que estamos aqui para realmente AJUDAR outras pessoas, então pense nisso! Obrigada! :)
relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento
🙋 Editar resposta 🙅 Excluir resposta 👀 Ocultar resposta 👀 Republicar resposta 😠 Denunciar resposta 😠 Remover denúncia
...