Quem somos Termos / Política de Privacidade Contato
< Superela.com
Você está em:
Clube Superela
+18
home recentes populares temas relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento perguntar

Ano pré-vestibular e estresse

Não aguento mais... Estou sob muita pressão... Mas percebo que não é uma pressão que ta dentro dos padrões da normalidade... Pq ao invés de me motivar e me fazer querer lutar, ela me assola. Eu tento estudar, mas a cada minuto choro. Choro várias vezes por dia, pela manhã, a tarde, a noite. Na escola tento disfarçar. Não acredito no meu potencial. Passo mais tempo pensando como vai ser frustrante se eu não passar (na vdd o dia inteiro) e me culpando por antecipação ao invés de tentar mudar algo no presente. Tem vezes que até consigo moldar minha forma de pensar, mas isso dura no máximo um dia. Quero ter uma rotina de estudos saudável, mas meu psicológico esta me atrapalhando muito, sem contar que estou com sintomas psicosomáticos de ansiedade, fico com falta de ar e isso tb atrapalha. Me sinto uma perdedora. Todos da minha familia fazem cursos renomados em universidades renomadas. Meus avós me cobram toda hora, sinto como se fosse a  ovelha negra da família. Eu ate poderia fazer em uma particular, mas sei que vou ser discriminada... Estou me afastando de amigos de forma mt acentuada, já pensei seriamente em terminar o namoro, n tem um momento do meu dia em que me sinta relaxada e tudo na minha mente ronda cobrança. Só consigo pensar em suicídio. Por favor me ajudem
alice.fr . 5 anos

7 Respostas

gracinha1 . 5 anos
Ano de vestibular é bem estressante mesmo Alice! Todos passam por isso! Acho que você está exigindo muito de si própria..tenta relaxar.. E tb não tem que ceder a pressão da família..vc é vc, os outros são os outros..conversa com seus avôs, fala que essa pressão está te fazendo mal! E se vc acha seu psicólogo louco está na hora de trocar, né? E vc tem que procurar um profissional que te ajude passar por esse momento dificil..
Sua vida é bem mais valiosa que uma prova de vestibular..
+2 arrasou
Ju B . 5 anos
Alice,
Você não quer se matar, apenas quer matar esse momento que vc está vivendo, tenha isso muito claro quando vc pensar em suicídio.
É uma fase da porrra, mas vc vai passar sobre ela.
Por favor, converse abertamente como vc se sente com a sua família e PROCURE UMA AJUDA PROFISSIONAL, sério , vc precisa e 1 hora desse profissional por semana é muito melhor que uma hora de estudo.
Estou torcendo por vc e confiante q tudo vai dar certo!
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Estamos aqui!!!!
+1 arrasou
patpacheco . 5 anos
O que posso te falar é que na maioria das vezes algo que não está te fazendo bem provavelmente não é o que é o melhor pra você.  Mas suicídio nunca é a solução,  pois a vida da reviravoltas quando você menos espera, e esses momentos te transformam em quem você realmente é. As vezes a pressão te atrapalha, e vc precisa se dar um tempo. Tempo pra se descobrir, achar o que vale a pena na vida, achar o que você realmente quer. Vou fazer algumas provocações (que não sei se se aplicam, mas vale a reflexao): será que o que vc está aplicando pra vestibular é o que você quer? Ou você está de alguma forma (mesmo q inconsciente) fazendo o que esperam de você?  Digo isso pois eu sofri com engenharia (mesmo) e quando vi minha irmã na mesma situação,  me identifiquei 100%, mas ela tocou de curso, e hoje está muito mais feliz. (Eu tive que trocar de Direção de profissão depois de formada... e quase cortei os pulsos estudando o q não tem nada a ver comigo (hoje trabalho com marketing ).Portanto, nem todas as respostas precisam vir neste momento. Você pode se dar o seu tempo, que a vida aos poucos se encaixa.  A vida das pessoas dão reviravoltas incríveis. Acredite em você.  Não no que seus familiares esperam de você.  Eles são de outra geração,  muitas vezes nem entendem o seu potencial, e o que você é capaz de desenvolver. Todo esse processo é o seu desenvolvimento. E acredite, faz parte, depois dele ( mesmo se você decidir se dar um tempo para se reestabelecer) você se sentirá uma pessoa mais completa, mais você.  De tempo ao tempo. E se você quiser enfrentar tudo agora, é quiser uma forcinha, pode parecer ridículo,  mas uma boa acupuntura alinhou minhas enérgias para enfrenta:  o vestibular, o processo de trainee (q eu não passei) os meus dois términos de namoro, e muitas outras coisas que me balançaram. :)O superela já me ajudou muito, então acredite em você,  e use a força de quem te aconselha (que já passou pelas mesmas ou outras situacoes parecidas) , para você sair mais forte o fazer o mesmo em um futuro próximo :)Bjks
+1 arrasou
Mariana Dias . 5 anos
Boa noite! Essa fase de pre vestibular deve ser mesmo muito angustiante, nem imagino! Mas tenta fazer o seu melhor, o q vc puder mesmo. Não importa o que sua família ou outras pessoas fizeram. Importa, sim, é vc, sua vida... Já tentaste conversar com alguma amiga sobre suas angústias? Talvez, elas no pre vestibular tb estejam passando por algo parecido! Tenta ver as coisas belas da vida! São tantas!!! Vai ficar tudo bem!!! Muito amor para vc.
0 arrasou
Sergio . 5 anos
Alice, tenho um filho que está no ano de vestibular, como você.  Acho que a postura dos pais é muito importante nessa hora.  Não adianta colocar pressão agora... todos os alunos já se cobram muito.  Alem do mais, 17 ou 18 anos é muito cedo para escolhermos carreira.  Veja o que a Ju, acima, passou.  Eu também fiz engenharia porque meus pais queriam e isso foi doloroso (nunca trabalhei como engenheiro...).  Meu conselho é voce chamar seus pais para uma conversa sincera e tentar traze-los para entender o que voce está passando.  Se não eles, algum familiar que goste de voce e possa te apoiar.  Na minha opinião, não passar no vestibular no primeiro ano não é problema algum.  Não saber o que fazer, tampouco.  O sucesso não é entrar para uma faculdade publica.  O sucesso é ter uma carreira que te deixe feliz, não importa o que e onde vc curse.   A faculdade dura de 4, 6 anos.  Os outros 40, 60 vão ser fazendo algo que voce tem que gostar.
+2 arrasou
Rodrigo Martins . 5 anos
Acho importante você se sentir confortável pra compartilhar isso aqui com a gente, mas muito mais importante que isso é conversar com seus pais sobre.
Vestibular é um saco, eu pessoalmente acho o modelo um pouco antiquado, é uma pressão injusta que vem mais cedo do que deveria. Tenho certeza que a pressão existe, mas tenho certeza também que ela vem de uma preocupação de seus pais e da sua família com o seu futuro. Acho que uma conversa honesta com eles pode diminuir a pressão e possivelmente te dar espaço pra refletir no que você realmente quer, não necessariamente o que seus pais acham correto.

Foca em você, é o seu futuro. Tenho certeza que seus pais vão te apoiar, eles ja passaram por isso e sabem o quão dificil é.

Você ta numa fase da vida em que as coisas estão muito a flor da pele, tudo parece muito decisivo, 8 ou 80. Eu sei que é desesperador, mas é uma fase. Minha dica é, conversa com seus pais, psicólogo também é uma boa. Tem muito chão pela frente ainda, muita coisa legal pra acontecer com você. Se permite pensar no futuro que você quer pra você e corre atrás dele.

Espero que tudo dê certo, e pode sempre contar com a gente aqui no clube!

RM
+1 arrasou
Thaís Canto . 5 anos
Alice,

Uma coisa que é preciso perceber quando se fala de ansiedade / estresse e a pressão que acaba gerando estes, é perceber o quanto dessa pressão é real e exterior a você.
Pense detalhadamente quanta e qual a pressão que você sente. Quais são todas as situações e pensamentos que fazem você se sentir pressionada?
Quais dessas situações são realmente exteriores, ou seja, família te pressionando e quais são pressões criadas por você mesma? Do que você imagina que seja a expectativa deles?
Provavelmente você descobrirá que muito dessa pressão que sente é criada por você e ao se dar conta disso você poderá começar a lidar melhor com ela.
Tente usar seu lado racional para "debater" com esses pensamentos massacrantes que aparecem e fazem você se sentir uma "perdedora". Um(a) psicólogo(a) poderá te ajudar muito nessa parte.
Outra coisa que pode te ajudar a não se ver como uma "perdedora", é pensar em tudo o que você já conquistou até aqui na sua vida e te fizeram se sentir bem e realizada. Não precisam ser coisas grandiosas. Pequenas coisas mesmo que te deram aquele sentimento de "ah, que legal eu consegui isso". Com certeza você tem algumas vitórias para se lembrar. Use elas para reafirmar para você mesma que você é vencedora. ;)
Não tente se forçar a se sentir bem, isso geralmente não funciona. O que você pode fazer é aceitar o que está acontecendo com você, aceitar os sentimentos negativos que você tem sentido e inclusive aceitar que existem pensamentos negativos passando por sua mente, mas que tudo isso não define quem você é e nem irá durar para sempre. Acredite que você tem condições de mudar e isso ocorrerá no seu tempo. Dentro desse estado de desconforto, o que você pode fazer de imediato que te ajudará a se sentir um pouco melhor? Faça. Ao invés de tentar moldar toda a sua forma de pensar ou mudar tudo o que está te incomodando agora, tente pensar em pequenos passos que você pode dar a cada momento e a cada dia para se sentir melhor. Esses pequenos sentimentos de superação te ajudarão a se sentir cada vez um pouco melhor.
Para finalizar, o pensamento suicida é algo muito preocupante e que você deve cuidar com atenção. Geralmente quem pensa em suicídio não deseja de fato acabar com a própria vida, mas deseja acabar com o sofrimento insuportável que está sentindo nesse momento de vida.
Se você não estivesse se sentindo tão mal, se sentindo pressionada por causa do pré-vestibular e expectativas da família, estaria pensando em se matar? Provavelmente não. Então o problema não está na sua vida em si, mas no sofrimento que você tem percebido diante deste momento de vida. E aqui eu reforço que seria interessante você poder conversar sobre seus sentimentos com algum psicólogo(a), falar sobre o que você pensa e sente vai te ajudar a começar a coloca-los em ordem dentro de você.
Te desejo muita força para superar o que você está passando!
0 arrasou

Sua resposta AQUI

Que bom que vai responder!! Só lembrando que estamos aqui para realmente AJUDAR outras pessoas, então pense nisso! Obrigada! :)
relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento
🙋 Editar resposta 🙅 Excluir resposta 👀 Ocultar resposta 👀 Republicar resposta 😠 Denunciar resposta 😠 Remover denúncia
...