Quem somos Termos / Política de Privacidade Contato
< Superela.com
Você está em:
Clube Superela
+18
home recentes populares temas relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento perguntar

Desistir da faculdade e ser "feliz" ou continuar mesmo não gostando?

Gente, é o seguinte.. Eu faço faculdade de Recursos Humanos, e isso não tem nada a ver comigo, já estou no segundo semestre, e com o passar do tempo tenho mais certeza que não quero trabalhar com isso, porém, eu não sei pra onde partir, Jornalismo, Letras ou Psicologia. Nessa faculdade eu tenho bolsa de 100%, o que dificulta mais ainda, já que todo mundo fica " Ah, mas você tem bolsa , continua." ou " É bom fazer faculdade." .

Sinceramente, eu não tenho paciência pra esses papinhos. Eu tenho medo de arriscar, medo da pressão que eu vou ficar, medo de decepcionar a minha mãe. Eu sei que a vida é uma só, e que temos que fazer o possível para sermos felizes, mas as vezes isso é meio difícil de se colocar em prática.

Tenho 22 anos, e me sinto velha, sem tempo pra arriscar :(

Help me :T
Rafaella . 5 anos

27 Respostas

Francielle . 5 anos
Oi?!!! Velha???!!
Você só tem 22 anos. Eu penso assim:
(   ) Você já sabe  qual caminho seguir?
(   ) Essa faculdade de dar base para fazer outra?
(   ) Você já experimentou fazer um teste vocacional?
(   ) Qual a área  que mais enche seus olhos?
(   ) Qual o custo $ benefícios de se trabalhar nessa área RH?
Há uma serie de questionamentos a serem feitas é por bolsa. Será que você conseguiria fazer outra facul por bolsa também? Lembre-se e estamos entrando em uma crise. Eu sou a favor de aproveitar as oportunidades. Eu tenho 25 anos e estou na minha 3 graduação a primeira foi uma grande decepção mas me deu base financeira e curricular para fazer a segunda e a segunda para fazer a terceira.
A não ser que você não tenha problemas financeiro (condições de bancar outra), tranque esse a faça outra.

Ja dizia o velho sabio " Pra quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve."

Eu ja penso " Pra que não sabe onde quer chegar nenhum lugar será bom.!

 Acho que colocar na balança é primordial, tipo escrever mesmo em um papel os pros e os contra.

Espero que ajude
Bjs
+3 arrasou
Rê . 5 anos
Já ouviu aquela frase: E ser der medo, vai com medo mesmo!

Olha, se vc não está feliz, não quer trabalhar com nada relacionado a isso, e ainda está no segundo período a minha dica é: termine esse período (passe em todas as matérias) e mude de curso. É possível que muitas das matérias que vc fez vc consiga aproveitar em um novo curso, a não ser que você decida fazer matemática aplicada hehe

Mas o importante é vc sair de um e já entrar em outro, se ainda não sabe o que quer fazer corra atrás dessa informação! Não recomendo vc ficar 6 meses em casa sem fazer nada, isso vai acabar te deixando ainda mais frustada (pelo pouco que percebi de você).

Você não está arriscando, vc está tomando uma decisão consciente e muito madura. Acredite: melhor fazer isso agora do que daqui 3 anos qd vc terminar uma faculdade que não vai te servir pra nada. Ah, e vc tá mt nova ainda ;)

Bjs e boa sorte! :D
+3 arrasou
Rafaella . 5 anos
Sim, eu não quero tomar nenhuma atitude sem antes pensar bem.
Quero ver o que eu realmente quero fazer, e se eu vou conseguir realizar. Não quero
ir na loucura.
O que eu quero não tem nada a ver com RH, porém eu considero o fator que tenho bolsa, e cursar uma faculdade NÃO sai barato, então fico perdida.

Já pensei em fazer mais 6 meses, trancar e fazer outro, porém tenho que checar o lado financeiro.
:/


Muito obrigada meninas ;*
+2 arrasou
Rê . 5 anos
Tente bolsa para outra, ou faça uma federal. Quando passar, saia dessa que você está. :*
+1 arrasou
Anitta . 5 anos
Sabe aquela história de que é melhor um pássaro na mão do que dez voando?
Então... eu terminaria o curso por garantia.
Você ainda é bem nova, e o seu curso é tecnólogo, não é? Se for, acaba rápido... quando você menos esperar já era.
E além do mais, você não tem uma área preferida ainda.
Enquanto termina essa faculdade pode ir pensando em qual outra quer fazer.
+1 arrasou
Carolina Tosi . 5 anos
Oi Rafa!
Super entendo que essas dúvidas são difíceis e envolvem uma séria de fatores a se pensar que as outras meninas pontuaram muito bem.
Vou compartilhar com vc uma experiência que estou vivendo com meu noivo!
Ele começou eng de agrimensura e depois de 3 anos mudou para eng civil. Levei anos p sair da facul, mas usou a maturidade a seu favor (em relação aos colegas de classe), consegui um emprego bom pós formado. E agora está desistindo do 2° mestrado na USP (algo nada trivial de conseguir) porque, apesar de serem em áreas distintas, o modelo do mestrado é algo que não o faz feliz e não agrega o que ele quer, além do título!
Eu quase infartei quando ele me contou isso ontem! Isso, ontem!!
Mas hoje na terapia e nos meus devaneios, ele está certo! Pra quê gastar energia com algo q não te traz felicidade? Que não toca seu coração? Procure e você vai encontrar o que te brilha os olhos. Mas antes de mais nada, tente! Meu noivo tentou 2x e não gostou. Eu já tentei um MBA nos Eua e desisti. Nos leva um tempo pra realizar algumas coisas. E a melhor forma de aprendizado é através de tentativa e erro! :)
Espero ter ajudado!
PS: carreira é algo construído em cima de várias competências. O que vc aprende na facul são algumas delas. Mas não são as competências decisivas para seu sucesso!
+3 arrasou
Muito dificil tomar uma decisão dessas sabendo que pode decepcionar as pessoas que mais lhe apoia na vida, mas sinceramente largue e vá fazer o que você realmente quer. Eu fiz ate o quarto semestre de biologia, por e não tinha largado antes porque minha mãe ficava falando que depois que eu me formasse faria o que eu realmente queria, eu não suportava o curso , me perguntava todo dia porque estava ali, e como estudava em universidade publica , pesava muito mais por que eu não tenho dinheiro pra pagar uma particular. Conversei com minha mãe varias vezes e ela começou a me entender, viu que eu seria uma profissional frustada, então comecei a estudar pra vestibular novamente e graças A deus eu passei em outra publica para engenharia, e estou fazendo com muita dificuldade pelo fato de não ser na minha cidade natal , mas fazendo graças a minha mãe que viu que realmente era o que eu queria e me da apoio total. Então converse e vá atras de seus objetivos , mais tarde você se arrependera muito.
+1 arrasou
Brunasiilvaa . 5 anos
Eu tbm quero rh, porém quero psicologia ou psicanalise :( tbm estou me sentindo pressionada
0 arrasou
Amandalua . 4 anos
Amiga , voce esta muuito nova ainda! Nao tem problema algum, trocar de faculdade, super normal. Meu namorado fez recursos humanos na facul privada mas viu, nao era o que imaginava e vai começar psicologia! Segue seus sonhos nao perca tempo! Beijos e fica com Deus!
0 arrasou
Mariaana . 2 anos
Estou passando pela mesma coisa que você , ultimamente estou passando um momentomuito difícil por não está fazendo o que eu gosto, estou no terceiro ano do curso e só falta um ano praticamente para eu terminar, mas estou travada, não estou conseguindo estudar mais e minhas notas cairam.
+1 arrasou
Rafaela Bruna . 2 anos
Oii Rafa minha Chara , caramba me identifiquei com você hem kkk , tenho 21 anos e estou cursando Rh a distancia , mais pretendo trancar a matricula e começar a fazer administração , ou desisto da faculdade mais não quero nem pensar em desistir seria muito decepcionante pra mim sabe e pra minha mae ela sonha em me ver formada , mais com fé em Deus quero continuar .
0 arrasou
caiogl . 2 anos
Sei como é ... Faço educação física e não me identifico mais com o curso, a cada semestre só aumenta meu desejo de chutar o balde, tenho bolsa 100% no curso. Más algumas coisas me seguram, como o fato de eu ter uma bolsa 100% e ser sustentado pelos pais, que eles são contra eu largar o curso, como eu sou dependente deles não tenho muita escolha e o medo de eu tentar fazer outro curso e me arrepender e não ter como voltar atrás. Eu queria tentar história.
0 arrasou
Nataly Nunes . 1 ano
Olá Meninas, me ajudem !!
Faço Administração a 1 ano e meio, assim que eu sair do ensino médio entrei na faculdade, mais agora depois de tanto tempo, eu decide que eu não aguento mais, que eu não to feliz fazendo isso.
Eu gosto da areá da saúde, queria minha fazer odontologia, mais alguns fatores fazem meu sonho ficar mais longe.
Minha mãe fala que eu devia terminar a administração porque já gastei muito, mais eu não aguento mais este curso. E penso se eu continua na administração, vou atrasar minha vida, fazendo o que eu não quero.

me ajudem por favor ..... ah eu só tenho 19 anos .
0 arrasou
J. Vitória . 1 ano
Olá, tenho 21 anos e curso eng mecânica desde 2015. Ganhei bolsa de 100% mas desde o primeiro semestre sofro pra passar nas matérias, moro em outra cidade com minha irmã (filho e marido dela), como cuido do filho dela não pago nada pra morar aqui. Estou com quase 40% do curso sendo que deveria estar quase acabando, no começo pensei em desistir mas é aquela história de ser bolsista né. Meus pais moram no interior e ficam sozinhos, o peso no coração da minha mãe ficar maior parte do dia sozinha me machuca muito, choro toda noite por não estar lá com eles. Essa semana tomei coragem pra pensar e refletir que não é isso que eu realmente quero, queria algo que eu possa ficar junto deles, cuidar deles. Minha irmã depende de mim, mas apesar de eu amar meu sobrinho eu amo mais meus pais e sinto que devo muito á eles. Não sei o que fazer, mas uma certeza é que não quero mais ficar aqui.
0 arrasou
Vitor Rocio . 1 ano
Estou passando por isso agora. Com 17 anos comecei a cursar Direito, fiz 3 períodos e até que gostei, mas não achava ser o que eu queria pra vida. Tranquei ele no meio do ano e no fim do ano fiz o Enem. Eu passei numa faculdade federal e comecei há uma semana e, apesar do pouco tempo, já foi o suficiente pra ver que não é o que eu imaginava o curso (estou cursando História). Um dos meus sonhos é ser professor, sempre me imaginei dando aula de História (por ser a matéria que eu mais tinha afinidade no ensino médio e ia melhor), mas vi agora que não é como eu imaginava que seria. Agora aqui estou eu, com 20 anos, morando em outro estado sozinho (vim pra cá ao passar) e querendo trancar um curso novamente. Meus familiares ficaram felizes com a aprovação e eu realmente não sei como falar que não tô gostando ou como dizer futuramente que quero trancar.
Não sei mais o que fazer, o que me sobrou foi tentar pedagogia e dar aula, mas o contra é que eu só poderia dar aula pra crianças (eu até daria, mas gostaria também de dar aula pra adolescentes e jovens) ou voltar pro curso de Direito no estado onde eu morava. Se eu voltar, eu teria basicamente perdido 1 ano e meio.
Tá foda.  A vontade de chorar é grande.
0 arrasou
Alê Vidal . 1 ano
Estou passando pelo mesmo processo, estou cursando engenharia ambiental em uma universidade pública, estou no 2 período, não estou me identificando com o curso. O sonho dos meus pais é que eu me forme em engenharia. Tenho analisado a grade curricular e feito algumas pesquisas sobre fonoaudiologia, e estou me apaixonando pela área mesmo antes de fazer. Abandonar um curso não é nada fácil, vem vários pensamentos frustrantes, mas se é pra fazer o que realmente gosta, toda mudança vale a pena, estou colocando isso como lema.
0 arrasou
Ruhmke . 1 ano
Digo o mesmo, estou na 7ª fase de EDF Bacharelado e apesar de sempre gostar de esportes, tem muitas matérias que não condizem comigo, que prefiro ficar em casa do que ter que ir pra faculdade, não estou com ânimo e ainda me cobram por não ir na facul... estou cansado dessa rotina e por fazer algo que não gosto... Sempre fui horrivel pra me introsar com pessoas e atendê-las, mas mano, sempre fui bom em esportes e por isso ainda estou nessa fase avançada... Só não sei se devo largar o curso ou terminar apesar de estar no fim do mesmo, mas meu coração e minha paciência clamam por largar... Se alguem pode me ajudar com alguma dica... agradeço demais.
0 arrasou
O importante nessa nossa breve vida é ser FELIZ ser pleno fazendo ou NÃO uma faculdade. O que adianta querer agradar os outros e ser infeliz ficar angustiado,se sentir frustrado.Meu povo vamos aproveitar a vida do lado de quem amamos sem nos cobrarmos tanto.
0 arrasou
Claudeany . 1 ano
Nossa gente, incrível e triste a quantidade de pessoas que sofrem pelo mesmo motivo, inclusive eu. Estou no 5 período de Arquitetura e Urbanismo, entrei sem gostar do curso pois meu sonho era cursar Biologia. Mas aos poucos até que me interessei por Arq. O problema é que surgiram dificuldades financeiras, apesar de eu ter bolsa integral é um curso absurdamente caro, muito pesado de conteúdos inúteis e faltam os uteis pra me ingressar no mercado de trabalho, e isso me preocupa muito. Tenho ceeta facilidade em aprender os conteúdos, mas n estou suportando a pressão e a quantidade de trabalhos, tanto é que não posso trabalhar pra ajudar nas despesas de casa. Penso em trocar de curso e fazer algo mais útil e mais rápido, já que todos a minha volta inclusive professores dizem que é raro um aluno formar dentro dos 5 anos, alguns ficam até 7 anos. Estou com medo de ficar tanto tempo cursando algo trabalhoso, caro e demorado e depois n ter retorno. Enfim estou decidida a cursar Administração, msm n sendo tão boa em cálculos. Mas acredito q tenho capacidade de aprender. Força pra todos nós!
+1 arrasou
Paula F Rangel . 1 ano
Bom tenho ** anos e estou tentando minha 2 faculdade. E pelo visto mais uma vez não estou gostando do curso. Estou no 2º período de pedagogia e me batendo desespero de saber que não tenho perfil para isso. Mais me sinto orgulhosa em saber que tento e um dia vou saber qual o meu verdadeiro perfil. Talvez não seja em uma universidade. Espero que tenha dado tudo certo para vcs meninas. Pelo visto isso é normal na vida de muitas pessoas. Só não desistam. Bjs
0 arrasou
Eve_mmartins . 11 meses
Oi Raffa, qual foi sua decisao? Acabou ou parou?
Estou passando por algo semelhante, só que com a universidade e não com o curso. Tambem tenho prouni 100% e transferência esta quase impossivel, sinto que nao vou aguentar continuar mas parar seria um caos na minha família...
0 arrasou
TSantos . 11 meses
Olá estou super triste com o meu curso se engenharia civil e nunca tive coragem de largar..acho que pelo fato de ser um curso de status..hoje eu vejo o tanto que foi bobeira pensar assim..hoje fico triste de pensar o tanto que sofri a toa..já q n quero atuar na área. Comecei em 2010 e agora em 2019 faltam 3 matérias que eu odeio e o tcc. Por mais que falta pouco me sinto muitíssimo infeliz e sem forças para terminar o curso e tbm me faltam coragem para lagar pelo tempo que perdi... Eu não sei o que fazer mais me ajudem...:(
0 arrasou
TSantos . 11 meses
Ruhmek o que decidiu?
0 arrasou
tradutora . 11 meses
Mesma coisa aqui kk Tenho 22 anos e falta um ano e meio para eu acabar meu curso de Letras em uma faculdade federal. Já até comecei o TCC. Eu amo a área que escolhi, amei o tema do TCC que estava fazendo e moro em uma república com minhas amigas maravilhosas. Dói muito pensar em desistir e abandonar a vida que construí para voltar para minha cidade e acabar o curso em uma universidade particular. O que tenho aqui é um sonho.
Mas eu não quero mais isso. A universidade está drenando minhas energias. Chegou a um ponto em que eu não consigo seguir em frente, procurar oportunidades, procurar um emprego, fazer coisas que eu gosto... Tudo isso por uma possibilidade remota de uma estabilidade que a federal me daria (melhor que uma particular).
Eu estou agora juntando as minhas coisas e voltando para a casa da minha família. Vou começar a dar aulas de inglês (coisa que sempre tive medo de fazer) e terminar meu curso em uma particular (mais pra ter o diploma mesmo). Fiz mais pelo meu futuro essa semana decidindo isso e correndo atrás do emprego e da transferência do que fiz no último ano.
Decidi ir atrás da minha felicidade acima de tudo e pela primeira vez não sinto a minha depressão me puxando pra baixo. Vou trabalhar e me formar e sei lá para onde vou depois. Sei que vou ter dificuldades, mas vou me planejar para o futuro da melhor forma que puder e quando o que estiver fazendo deixar de ser o caminho para minha felicidade, vou procurar outro (e outro depois desse se precisar).
Boa sorte para todos que estejam passando por esse momento difícil, espero que encontrem um caminho que te façam felizes.
0 arrasou
Eu tenho 20 anos, quase 21 e não tô aguentando a pressão da faculdade, acho que o peso do curso que eu não gosto, mais o fato da família cobrar que eu termine porque eu tenho bolsa, e não pago quase nada, pesa meu coração demais. Tem dias que eu só fico chorando, cansada das aulas que eu não entendo, não por dificuldade, mas por não ser algo que me interesso, então o foco é mínimo... É cansativo o peso de ter que ter uma faculdade "para ser alguém na vida"... Acho que a vida é muito mais do que isso! Ah, faço administração, e não tem tantos cálculos assim não.
0 arrasou
Tô na mesma. Eu tenho 17 anos e estava estudando para o vestibular de Medicina,no entanto no meio do ano passei pra enfermagem. Assumi a vaga pensando
0 arrasou
Anjo da Guarda . 5 meses
Oi fofa, como eu te percebo… simplestemente desiste da universidade. Se já reparaste que isso não é para ti para quê continuar?? Tas a ser burrinha
Ganha colhões e faz te a vida, vai fazer o que gostas e não o que os outros querem que tu gostes.
Beijinhos do teu Anjo da Guarda
0 arrasou

Sua resposta AQUI

Que bom que vai responder!! Só lembrando que estamos aqui para realmente AJUDAR outras pessoas, então pense nisso! Obrigada! :)
relacionamentosexoautoestimabelezaestilotrabalhoentretenimento
🙋 Editar resposta 🙅 Excluir resposta 👀 Ocultar resposta 👀 Republicar resposta 😠 Denunciar resposta 😠 Remover denúncia
...