O que você procura?

Tem quem acredite que é exagero (ou ainda que é mentira), mas muitas mulheres já deixaram de fazer coisas só porque são mulheres. Se você ainda duvida, a gente tem as provas, tiradas diretamente da boca das nossas leitoras

Perguntamos para as mulheres que nos seguem no Instagram o que elas já deixaram de fazer só por conta do próprio gênero, e as repostas foram muito surpreendentes – e bem mais assustadoras do que a gente gostaria. Em meio à polêmica do homem que ejaculou em uma mulher dentro de um ônibus (e em plena luz do dia), é de se esperar que a gente sinta ainda mais medo do assédio e da violência que pode vir de qualquer lugar, a qualquer momento.

Você deixa ou já deixou de fazer alguma coisa por ser mulher?

A post shared by Superela (@superelaoficial) on

11 coisas que as mulheres já deixaram de fazer por serem mulheres:

1.Tomar cerveja sozinha

Sentar num bar sozinha pra tomar umazinha? Não dá.

2.Coisas simples

“Coisas simples como voltar pra casa mais tarde, não poder andar no transporte público e gastar mais com Uber (e compartilhar a viagem com alguém pra me sentir mais segura)” – Priscila

3.Andar sem blusa em público

Por que os homens podem e as mulheres não? Ah é, porque os seios femininos são sexualizados.

4.Sair sozinha

Por que mulher desacompanhada está pedindo para ser assediada, não é mesmo? (*contém ironia*)

5.Ter uma carreira

“Deixei de seguir uma carreira intelectual e profissional para casar e parir. Ele se arrependeu do casamento e do filho, me abandonou como amiga e me desrespeitou como mãe do filho que ele exigiu. Arrependimento me resume” – Mirna.

6.Usar a roupa que quiser

Afinal, a ‘roupa curta’ ou ‘decotada’ é a principal desculpa dos homens do porquê uma mulher é assediada e violentada.

7.Dormir no ônibus

Não precisa de mais explicações, certo?

8.Pedir uma promoção no emprego

É fato que as mulheres são menos valorizadas no ambiente de trabalho por conta do gênero. Não só isso, mas elas também ganham menos do que os homens e tem mais dificuldades em chegar aos cargos mais altos por causa do privilégio masculino.

9.Amamentar em público

A amamentação é um problema: como o corpo feminino é altamente sexualizado, é comum as mulheres serem repreendidas por darem o peito para os filhos em locais públicos – como se isso fosse errado e ‘feio’. Ao mesmo tempo, campanhas com mulheres semi-nuas e com os decotes generosos à mostra são aceitos sem problemas…

10.Andar à noite sozinha

É senso comum que as mulheres estão mais sujeitas à violência se andam sozinhas à noite. A culpa nunca é delas, mas os homens foram ensinados desde sempre que o corpo feminino foi criado para satisfazer os seus prazeres e a sociedade machista reforça essa ideia. Sozinha e à noite, elas estão mais vulneráveis.

11.Sexo no primeiro encontro

Segundo a visão do mundo em que vivemos hoje, a mulher deve se portar sempre como uma boa esposa (ou um bom partido), ser ‘recatada e do lar’ e, de jeito nenhum, ser ‘fácil’. Transar no primeiro encontro ainda é visto como algo que só as mulheres ‘fáceis’ e de ‘pouco valor’ fazem. Mas a gente já sabe que isso é mentira e vai lutar pela liberdade da sexualidade feminina.

O objetivo não é disseminar o ódio e a raiva por conta dessas situações cotidianas que as mulheres vivem, mas chamar atenção para o que acontece para criar uma conscientização sobre o assunto e gerar uma mudança de mentalidade que nos leve a um patamar de igualdade: homens e mulheres são vistos como iguais e a violência contra a mulher deixe de ser uma realidade tão comum.

 


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)