Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Mais uma vez o mundo não acabou (graças a Deus) e chegamos em Outubro (finalmente!). Esse mês maroto, marcado pela cor rosa, é reconhecido mundialmente e de quebra ainda realiza uma campanha super relevante para as mulheres de todas as idades, classes, etnias e por aí vai. Já sabe do que eu tô falando, né? Outubro Rosa, é claro.

Antes de descobrir um carocinho na minha mama direita, eu sequer sabia direito o que era o Outubro Rosa. Tinha consciência de que era sobre o câncer de mama, mas achava que esse tipo de campanha não era para a minha idade, já que eu tinha 19 anos e acreditava que essa doença só alcançava as pessoas mais velhas.

Graças a Deus, depois de mil e um exames, descobri que ele era benigno mas que era preciso retirá-lo para que eu pudesse fazer um autoexame com mais segurança. Desde então, sempre vou ao mastologista e, toda vez no banho, dou aquela apalpadinha rápida com a ajuda do sabão.

Moral da história? Outubro Rosa é um mês importante, mas ele deveria ser aplicado a todos os dias do ano. Não deixe para passar a se cuidar depois que o “susto” tomar conta de você, sabe? Antes prevenir do que remediar, né não? 🙂

Um pouquinho sobre essa data tão importante

Outubro Rosa - 1

O que começou com algumas ações isoladas de conscientização sobre o câncer de mama em 1990, nos Estados Unidos, se tornou uma das campanhas internacionais mais importantes para nós, mulheres. Acontece que o câncer de mama é o primeiro em taxa de mortalidade em mulheres de todo o mundo. Contudo, o diagnóstico dessa doença ainda em seu comecinho possui grandíssimas possibilidades de cura. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Carolina Fuschino, as chances são de 95%.

Fazendo do Outubro Rosa uma rotina

Por ter taxas altas de cura quando diagnosticado cedo, o câncer de mama exige uma atenção severa de nossa parte com nossos seios. A campanha de conscientização dessa doença é em Outubro, mas a verdade é que o Outubro Rosa, para nós, deveria ser uma espécie de Ano Rosa. Precisamos transformar o cuidado com as mamas em rotina, e hoje vou te contar 4 maneiras de colocá-lo em prática! Se cuida, menina!

1. Autoexame

Mana, as características de nossos seios podem mudar de um dia para o outro! Logo, não é só no Outubro Rosa que você deve analisar as próprias mamas! De acordo com o Instituto Oncoguia, o recomendável é fazê-lo uma vez ao mês. É rapidinho, pode ser feito no banho e qualquer coisinha estranha que você reparar pode ser resolvida rapidamente indo à mastologista!

Tem um infográfico super bonitinho que sempre uso de referência para examinar os meus! Dá uma olhadinha nele aqui abaixo e introduza essa técnica de se conhecer mais pelo menos uma vez ao mês e pode apostar que, com esse cuidado tão de pertinho, qualquer probleminha será mais tranquilo de se resolver!




Imagem: Coração É Vida

2. Informe-se mais sobre o assunto

Manas, não é só no Outubro Rosa que devemos pesquisar sobre o câncer de mama, seus motivos, sintomas e tratamentos não, viu? É sempre que pudermos! Precisamos pesquisar, pelo menos uma vez ao mês, se houve alguma alteração nas estatísticas de ocorrência da doença, se existem novas possibilidades de tratamentos, disponibilização de exames gratuitos e por aí vai. Para isso, uma colher de chá que posso te dar é a nossa editoria especial Outubro Rosa aqui mesmo no Superela, clique aqui para acessar. Se você fizer que nem com o autoexame e acessá-la pelo menos uma vez ao mês, a quantidade de informações valiosas absorvidas serão GIGANTESCAS. E como nós sabemos, na saúde vale tudo, não é mesmo?

Acreditem: informação nunca é demais. Só não precisa ficar paranoica e nem nada disso, ok? Use as pesquisas e notícias sempre a seu favor e, pelo amor de Deus, nunca confie nos diagnósticos do Dr. Google, belê?

3. Conscientize as mulheres próximas a você e converse com elas

Procure saber se sua família tem casos de câncer de mama, por exemplo. Tenha uma conversa franca com sua mãe, tias, primas ou amigas. Sirva de exemplo para elas e conte que você faz autoexames regularmente e que isso te ajuda a se sentir mais segura com a saúde. Pergunte se elas também têm essa rotina e se elas fazem acompanhamento com uma mastologista. Caso a resposta seja não, procure incentivá-las a procurar por mais informações e recomende suas médicas favoritas. Se preciso, ensine a elas como fazer o autoexame e faça “aquele trabalho de pé no saco” e sempre pergunte se elas estão se cuidando direitinho.

Uma das maiores causas de mortes por câncer de mama está no diagnóstico tardio. Se todas nós fizéssemos o papel de espalhar a conscientização a respeito dele para todas as minas que convivem conosco, os resultados seriam extremamente positivos.

outubro rosa - 2

4. Visite sua ginecologista/mastologista periodicamente

Gente, bora combinar uma coisa aqui? Nem que seja somente uma vez ao ano, vamos fazer um check-up com essas duas profissionais? Pedir os exames de rotina e sempre que possível tirar todas as dúvidas com elas? Eu já expliquei aqui no Superela o quanto a saúde sexual é importante para nós, e os seios não ficam de fora.

Assim como realizamos exames de sangue todo ano, precisamos nos atentar para o papanicolau e para a mamografia/ultrassom das mamas. No caso das consultas à ginecologista, o acompanhamento com a médica deve começar assim que a mulher iniciar sua vida sexual. No caso da mastologista, as mulheres que nunca sentiram sintomas e nem carocinhos nas mamas devem iniciar o acompanhamento com a profissional a partir dos 35 anos. Eu mesma faço pelo menos um ultrassom ao ano para ver se está tudo ok e nos outros meses faço o autoexame em casa.

Não deixe para agir só depois do susto. <3

Cabify

*Insira o código SUPERELA para 50% OFF nas duas primeiras corridas – código válido até às 20h59 do dia 31/12/2017, apenas para novos usuários que nunca inseriram código promocional no app. O desconto máximo é de R$ 15,00 por corrida na categoria Lite. Não é aplicável a contas corporativas.

 

Imagem: Cécile Dormeau


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)