O que você procura?

Ahá! Primeiro de tudo pessoal: quanto tempo cês acham que eu fiquei pensando nesse título daqui? Quem aqui consegue MEDIR o nível do meu medo de ofender alguém? Mas aí pensei: não, sabe? Vou escrever ‘mulher gorda‘ mesmo. A palavra ‘gorda’ não deveria, de forma alguma, ser pejorativa. Igual temos morenas, loiras, magras, baixinhas e esbeltas, temos as cheinhas também. É um tipo físico que PASMEM: a pessoa pode SIM escolher adotá-lo.

E aí surgem uns comentários ridículos que sim, tooooda mulher gorda já escutou POR SER/ESTAR gorda. Eu mesma, depois que ganhei uns kilinhos, tive que SUPORTAR algumas delas, porque sempre fui muito magra e o fato de pesar 10 kg a mais do que quando eu tinha 20 ANOS parece incomodar algumas pessoas. E sim, isso acontece com muuuita gente.

mulher gorda

Tradução: você sabe que tá tudo bem se você não expressar TODAS as opiniões que você tem, né?

Mas enfim, vou deixar as perguntas falarem por si mesmas, e vocês vão entender. E a leitora que for gorda, ou estiver gorda, vai se identificar demais com esse post. IN-FE-LIZ-MEN-TE.

Então bora, né?

5 comentários chatíssimos que toda mulher gorda já escutou

1. Mas sabe, você PRECISA emagrecer por causa da sua saúde, entende?

Essa é a clássica, né não? E deixa eu ser beeem sincerona aqui? Quem não quer admitir que assume uma postura meio gordofóbica adora usar essa desculpa.

Que que rola: caso vocês não saibam, é possível, sim, ser uma mulher gorda E saudável. Inclusive, existem BAILARINAS  e dançarinas gordas, então assim: não precisa MESMO se preocupar com a saúde da pessoa quando você sabe que ela se cuida.

mulher gorda

E ó: é claro que a gente precisa se cuidar. Não é diferente pra pessoa de “porte normal”, por que que não seria pras cheinhas de plantão? Se os exames estão ok, velho, DEIXA ELA. Eu já tive que escutar isso, inclusive. Cheguei em casa com os exames impecáveis e, mesmo assim, escuto pessoas me reprimindo por ter engordado. Aí, quando eu chamo a atenção falando que essa é uma atitude gordofóbica, eles usam essa carta da saúde.

Ó: eu tô bem, e as gordinhas também. Então não precisa fazer com que a gente se sinta mal, né? Porque olha, por mais que estejamos completamente BEM com o nosso corpo, não existe autoestima NO MUNDO que aguente um batalhão de gente metendo defeito no seu culote por dia.

2. Ela é bem bonita, sabe? Mas é gordinha!

Mas mas mas mas mas. As pessoas gordas sempre são vistas com maus olhos. Ah, é bonita, MAS é gorda. Que pecado, né não? Por acaso você já ouviu alguém falando: ‘ela é linda, mas magra’? Nãão, né? E, pasmem, eu já escutei comentários do tipo: ‘o único problema é que ela é muito magra, chega a dar um nervoso. Mas né, antes isso do que ser uma baleia’.

Ah, pára né. Do mesmo jeito que a gente não fala “ela é mó gata, mas tem cabelo cacheado”, a gente não precisa fazer um comentário desses. Por mais que você não curta pessoas gordinhas, há quem curta, e isso não é uma coisa anormal, acredite.

3. É tão linda de rosto… mas é gorda

Lá vem o mas de novo. E cês acham que esse “linda de rosto” tem a ver com padrões estéticos tipo olhos azuis, boquinha carnudinha e bochechinhas vermelhas? Tem, TAMBÉM. Mas a maioria fala isso pra quem não costuma engordar no rosto. Tem a carinha toda magrinha, mas o resto do corpo é mais cheinho.

Então assim, as pessoas pensam: nossa, que pena! Tão bonita, e tão gorda! Mano, não, sabe? Apenas parem! Ela é bonita e ponto! Se você não curte um tipo físico mais robusto, beleza, é um direito seu, mas não faça disso um defeito da pessoa, mas sim uma opinião sua, saca?

Deeeeixa as gordinha, gente.

4. Nossa, só é gorda quem quer

mulher gorda

“Ah, com tanto recurso hoje em dia, tantos alimentos orgânicos, tanta academia… a pessoa é gorda por escolha mesmo…”. É né… e aí essa pessoa que diz isso esquece todos os fatores biológicos que nos cercam. Existem pessoas que nascem pré-dispostas a serem gordinhas, tem gente que tem problemas de saúde que engordam, e também temos pacientes que ganham peso por causa dos remédios que tomam.

E aí é foda pra essa pessoa porque a sociedade inteirinha acha que ela é preguiçosa e desleixada. Aí, ela absorve essa cobrança de estar sempre em forma, e se frustra MUITO por não conseguir emagrecer de forma tranquila porque o seu metabolismo é diferente dos demais.

Sim, ser gorda PODE ser uma escolha, mas nunca diga que a pessoa só é gorda porque quer. Primeiro que, se ela quiser mesmo, isso não deve carregar um tom tão pejorativo. E segundo, você não conhece o passado dessa pessoa, não convive com ela diariamente, e não pode tirar conclusões baseadas em seus preconceitos.

5. Meu Deus! Como você tá linda! Emagreceu?

Sabe, eu só conheci UMA pessoa, em TODA A MINHA VIDA, que me elogiou depois que me viu mais gordinha. Foi um amigo da época de escola. A última vez que o vi, eu tinha 17 anos. Encontrei com ele faz uns 2 anos atrás e, assim que a gente se estranhou bastante por termos crescido e mudado MUITO, ele pegou na gordurinha do meu braço e falou: “nossa, cê tá gordinha! Mas tá bonita! Cê era magra demais, agora sim!”.

De resto, tudo o que eu escutava era: “NOSSA, mas você tá ENORME”, e por aí vai. E é um saco a gente associar o emagrecimento com a aceitação das pessoas, sabe? Se você emagrece, recebe mil e um elogios. Se engorda, ou a pessoa fica quietinha, ou solta uma pérola.

E sabe, não adianta nada emagrecer dum jeito bem merda em que você não tá nenhum pouco feliz, sabe? Desde que fiquemos atentos à nossa saúde e exames rotineiros, é preciso aceitar que nem todo mundo nasceu pra seguir dieta, contar calorias, cortar glúten, carboidrato e por aí vai. EU não sou essa pessoa, e você também não precisa ser, caso não queira!

Enfim..

mulher gorda

Chegou a hora de enaltecer a mulher gorda! Maravilhosa, cheia de curvas e, pasmem, um ser humano assim como você. Ela tem família, amigos, problemas, trabalha, estuda, e faz tuuudo da mesma forma que você. Se ela escolheu um método de vida que é diferente do seu, não tem porque julgá-la. É só aprender a dividir o seu espaço com ela de forma amigável.

Imagem: Reprodução/RuPaul’s Drag Race


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)