Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Amor Sexo Autoestima Corpo Vida Carreira & Finanças Beleza Estilo Vídeos
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

6 dicas de como acabar com o bloqueio criativo de vez

Luisa Rodrigues

Colunista Superela

Mais textos

Mil coisas para fazer, criar, escrever. Trocentas ideias e poucas execuções. Ou até nenhuma ideia. O caderninho da criatividade tá vazio faz dias, e tudo o que você consegue olhar na tela do seu computador é um documento aberto no word vazio. Sabe qual é o nome disso? Bloqueio criativo.

bloqueio criativo

O bloqueio criativo e sua inimizade com prazos

bloqueio criativo

Todo mundo deve saber que ser criativo, ou ter boas ideias e inspirações, nem sempre é fácil. Desde um texto bacana para internet, até um TCC da vida, tem horas que a gente simplesmente não consegue produzir nada. Mas acredite: resolver isso pode ser mais fácil do que você pensa. Vem comigo, e eu te conto tudo:

1 – Jogue o stress pra lá: reclamar e lamentar não ajuda em nada

bloqueio criativo

Ah, mas falar é fácil, né? O prazo atravessando minha porta igual Jack Nicholson no Iluminado, e você aí me mandando relaxar?

Então, sim. Só que não exatamente. Quando a gente fica sob um nível muito alto de stress, não adianta bater em nenhuma tecla que nada vai adiantar. Pra pensar numa solução, a primeira coisa é se acalmar. Com a cabeça fria conseguimos pensar de forma muito mais clara e eficiente. É aí que, geralmente, conseguimos encontrar soluções para nosso bloqueio criativo.

Uma dica seria sair da mesa um pouco, tomar um ar do lado de fora, beber um café ou chá, ou até sair para comer uma coisinha. Areja a cabeça primeiro, para depois procurar por uma solução.

2 – Valorize e estimule sua curiosidade pelas coisas e pessoas

bloqueio criativo

Veja bem: uma pessoa que conversa bastante na rua, consome muito conteúdo (seja ele de qualidade, ou não) e tem o costume de pesquisar sobre coisas que não sabe, geralmente sabe um pouco sobre tudo. E isso é essencial para barrar um bloqueio criativo.

Tudo nessa vida serve de inspiração para alguma coisa. Tem gente que, no ponto de ônibus, começa a conversar com um desconhecido e tem ideia para um próximo livro, por exemplo. Eu mesma já tive casos em que consegui desenvolver uma peça gráfica com inspiração em um desenho que assisti quando era criança. Aquele personagem, daquele filme, teve uma fala interessante que inspirou um texto inteiro sobre feminismo, por exemplo.

Enfim, esteja aberto a coisas novas, seja curiosa. Procure entender o que está acontecendo no mundo, dê uma olhada de vez em quando nos Trending Topics do Twitter, por exemplo. Veja todos os filmes do Oscar, faça uma sessão de filmes bem ruins para se divertir horrores com seus amigos. Viva mais, procure mais.

3 – Escreva TODAS as suas ideias

bloqueio criativo

Normalmente, um bloqueio criativo pode ser solucionado com uma ideia passada. É sempre bom ter um caderninho no bolso para anotar coisas engraçadas ou curiosas que aconteceram com você. Ideias estranhas, sonhos bizarros  e diálogos divertidos sempre servem de inspiração para projetos futuros.

Mesmo que não seja AQUELA ideia passada específica, a gente sempre tira informação das coisas e transforma em algo novo. Caso você não seja uma pessoa de escrever muito, tire fotos, grave áudios em seu celular, afinal, hoje em dia a tecnologia facilitou muito a nossa vida.

4 – Procure por boas fontes de referência

bloqueio criativo

Se você está na área da publicidade, por exemplo, busque por grandes campanhas ou por personalidades importantes como Washington Olivetto para inspirar seus próximos trabalhos. Se for na área da escrita, procure colunas, blogs e afins para ler diariamente e buscar por novas ideias. E isso vale para qualquer profissional. Fique ligado nas novidades do seu setor, procure por informações divertidas que possam te ajudar a assimilar as coisas de um jeito mais tranquilo, por exemplo.

A ideia aqui é consumir todo tipo de informação importante, e, é claro, de qualidade. Não existe nenhum bloqueio criativo que resista a isso.

5 – Não tenha medo de experimentar coisas novas

bloqueio criativo

Todos nós sabemos do que gostamos, e do que detestamos. Mas isso não deve ser um empecilho na sua vida, uma vez que um bloqueio criativo pode ser resolvido por uma experiência diferente que você passou que trouxe alguns ensinamentos.

Tente conhecer coisas novas sem pré-julgamentos, procure não dizer um “não” de cara quando alguém te chamar para uma festa que só vai tocar sertanejão. E, principalmente, se for cilada, até disso você pode tirar proveito. É um texto sobre como você odiou ficar em pé a noite toda, é um e-book explicando a importância de uma boa noite de sono, ou então um guia prático de lugares para ninguém ir.

6 – Enfim, não desanime!

bloqueio criativo

Todo mundo tem bloqueio criativo. Você pode ser a pessoa mais foda do universo. Tem hora que não adianta: o dia não tá legal, o cansaço tomou conta do corpo, o dia tá mega nublado e seu chefe tá te olhando com uma cara de RH que você só quer enfiar a cara debaixo da sua mesa.

Mesmo assim, é uma tarefa que precisa ser cumprida, e quanto a isso, não há nada que possamos fazer. Aliás, tem sim: tudo isso que eu disse acima, com um toque de persistência. Não ter boas ideias não faz de você uma pessoa menos criativa, ou menos capaz. Tente relaxar e insista para que a lâmpada volte a acender. Você vai ver que, na hora que isso acontecer, ela vai custar a apagar!

bloqueio criativo

 

Imagem: Pinterest

Luisa Rodrigues

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/ / /

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Um email por semana só com o melhor conteúdo do Superela
Você vai adorar ❤
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Não perca mais nenhuma novidade!
PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3BhZ2UucGhwP2hyZWY9aHR0cHMlM0ElMkYlMkZ3d3cuZmFjZWJvb2suY29tJTJGU3VwZXJlbGFPZmljaWFsJTJGJnRhYnMmd2lkdGg9NTIwJmhlaWdodD0yMjAmc21hbGxfaGVhZGVyPWZhbHNlJmFkYXB0X2NvbnRhaW5lcl93aWR0aD10cnVlJmhpZGVfY292ZXI9ZmFsc2Umc2hvd19mYWNlcGlsZT10cnVlJmFwcElkPTE3MTExNDI3NjM4MDkzNiIgd2lkdGg9IjUyMCIgaGVpZ2h0PSIyMjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd1RyYW5zcGFyZW5jeT0idHJ1ZSI+PC9pZnJhbWU+
Curta o Superela no Facebook ❤
teste
teste
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Obrigada!

Seu nome e email foram enviados com sucesso.

Desejamos boa sorte!


Click aqui para voltar ao site.