O que você procura?

Peitos sensíveis, pele mais oleosa, irritação, insônia. Às vezes parece que nosso útero é uma criatura à parte de nós e nos pune todo o mês por não carregar um bebê. Tem ciclos que a cólica é foda, né não?

O que acontece por dentro

cólicas 1

Já que não rolou a fecundação é hora de deixar a casa limpa e se preparar para o próximo ciclo. A palavra de ordem é renovação!

O que se desfaz em  “lágrimas de sangue”  são duas camadas do endométrio, a parte interna do útero, chamadas  esponjosa e compacta. Isso acontece cerca de 10 dias após a ovulação. Esse processo pode durar de 3 a 5 dias. Logo depois, as camadas começam a se regenerar, e esperam o baby durante o próximo ciclo. Sim, seu útero vive em uma espera eterna por um bebê.

Para que a liberação dessas camadas aconteça, o corpo produz a prostaglandina, hormônio responsável pelas contrações do  útero, onde uma série de músculos juntos ficam em formato espiral. O processo é similar ao parto, mas com intensidade mais leve.

As contrações acontecem entre determinados intervalos de tempo e vêm como ondas, começando leves, depois com picos mais “apertados”, em seguida relaxam.  Quanto mais rígidos esses músculos estiverem, mais doloridas serão as cólicas, por isso em casos de SOP (síndrome dos ovários policísticos) e endometriose  as dores costumam ser fortíssimas.

Chega de cólica PLMDDS

cólicas 2

A dor existe, mas o sofrimento é opcional, juro! Existem várias formas naturais de lidar com as cólicas e nenhuma delas inclui ficar deitada no sofá, enrolada em cobertas, em posição fetal, abraçada à uma panela de brigadeiro. ~apesar de ser tudo o que eu queria em dias difíceis!~

  • Mantenha seu útero quentinho e feliz

utero quentinho - cólicas

Evite andar de pés descalços e sentar em chão gelado, ou simplesmente manter os pés gelados perto do seu período menstrual. Isso vai refletir no seu corpo em forma de cólicas secas e intensas.

Cólica veio? Bolsa de água quente ou  bolsa de sementes nela. Uma super fácil de fazer em situações de emergência é com fronha de travesseiro, um copo de arroz cru e outro de sal. 3 minutos no micro-ondas  e voilá! Bolsa do amor e calor!

  • Move that ass!

cólicas 3

O movimento é a melhor solução para aliviar tensões, ajudar na circulação do sangue e ainda produz os hormônios da felicidade: endorfinas, dopamina e serotonina. Vale dançar work work work na sala de casa, no banheiro da empresa e até no elevador. Caminhadas, corridas, dança do ventre, até sexo!  Vale tudo que te oferecer prazer e faça o coração bater acelerado.

Os passos da dança do ventre como o “shimmie”, de alternância, são maravilhosos, sempre indico nos partos! Eles ajudam no relaxamento do útero  e fazem com que a cólica passe quase que instantaneamente, principalmente combinado com um banho longo quente.

  • Chás e poções mágicas da vovó

chás para amenizar as cólicas

Avós costumam saber das coisas, e quando se trata de chás, sempre tem uma com uma receita mais curiosa que a outra. O que tomar então? Você pode focar em ervas e flores que te ofereçam como beneficio central relaxamento e aceleramento do metabolismo.

Chá de hortelã: Favorece no relaxamento muscular de todo o corpo. Melhora a dor nas costas, dores de pescoço e dores de cabeça. É ideal para tomar pela manhã para começar o dia com mais disposição.

Chá de Camomila e lavanda: Os queridinhos das noites de sono são ótimos calmantes, então devem ser tomados antes ou depois de um banho quente. Eles vão te fazer soltar um “Obrigada DEUS!” entre suspiros

Chá de Canela/Gengibre: Termogênicos queridos são ótimos para auxiliar na fluidez do ciclo, ou seja, sai  o que tem que sair sai logo e de forma menos dolorida. Cuidado para não pegar frio depois de tomar os chás, a hora ideal é fazer antes de dormir.

  • Massagens (essa vale antes, durante e depois do ciclo, né mores?)

massagens para cólicas

Pra quem tem um boy (ou girl!) maravilhoso, abuse das mãos do parceiro! Quem não tem, tudo bem também, porque eu vou ensinar uma técnica que você mesma pode fazer:

Com a ajuda de um óleo vegetal puro (Dica: Sempre preferir os óleos vegetais como gergelim, semente de uva, amêndoas, óleo de coco. Cada um tem um poder de “esquentar” a pele diferente do outro, sendo esses do mais “quente” para o mais “fresco”) faça pequenos círculos na região abaixo do umbigo. Pegue de lado a lado do corpo, por todo o baixo ventre. Os movimentos devem ser feitos com as mãos abertas e com ritmo da sua respiração, sem pressa.

Faça movimentos de vai e vem, com as mãos partindo das laterais e se encontrando  no centro do corpo. Lembre sempre de combinar com uma respiração profunda e lenta. A lombar não fica de fora! Você pode fazer pequenos círculos na região com os dedões apoiados na lateral do corpo e os braços em posição de “asas”.

*Já parou pra pensar que a intensidade das suas cólicas pode ter relação direta com a forma que você se relaciona emocionalmente, ou ainda que você possa ter problemas de saúde mais sérios?  Vale observar e conversar com seu médico.

Imagem: Pinterest


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤