O que você procura?

Já que estamos falando tanto de empoderamento feminino e feminismo, é o mínimo que a gente aprenda um pouco mais sobre como apoiar outras mulheres, não é mesmo? Isso porque essa prática, em que a gente se ajuda, é imprescindível para o movimento ter sucesso e a gente conseguir criar uma sociedade mais justa e igualitária.

Mas falar em sororidade parece muito mais fácil do que apoiar outras mulheres na prática. No dia a dia, a gente fica tão preocupada com as próprias questões que pode esquecer de olhar ao redor e pensar o que podemos fazer para ajudar a amiga do nosso lado. Parece um esforço extra, certo?

Só que não é exatamente assim. Ajudar outras mulheres não é uma questão de se esforçar para fazer alguma coisa além, é ver como você pode encaixar essas pequenas ações na sua rotina e transformar esse em um hábito comum do seu dia a dia. Na dúvida, a gente pediu ajuda das mulheres incríveis do nosso grupo no Facebook, o #superelas, e também foi buscar dicas e formas de você apoiar mulheres de forma prática e eficiente. Olha só:

1.Comece não falando mal de outra mulher

Você não é obrigada a ser amiga e amar todas as mulheres do mundo. Se não gosta de alguém, você tem o direito de se afastar ou não manter contato com essa pessoa. Mas não use isso (ou qualquer outra justificativa) para falar mal da roupa de uma mulher, das escolhas que ela faz ou criticar a sua atitude e o seu corpo – esses são comportamentos machistas e misóginos que precisamos parar de reproduzir.

2.Não seja abusiva

A gente já conversou sobre isso aqui, certo? Mulheres abusivas também existem e elas se aproveitam da baixa autoestima de alguém para se mostrarem melhores ou mais poderosas. Não caia nessa armadilha. Ao contrário, se você encontrar uma mulher com baixa autoestima, faça o que puder para ajudá-la a reverter esse quadro.

3.Comemore as conquistas das suas amigas

Parece besta, né? Mas você já teve uma amiga que claramente ficou incomodada com alguma coisa legal que aconteceu com você? Então. Aprenda a celebrar as vitórias das mulheres ao seu redor (e até das que não estão próximas). Vocês não são inimigas e todas têm espaço para serem bem-sucedida. Falando nisso:

4.Treine não ver mulheres como competidoras

A gente sabe que essa parte é difícil, por isso o ‘treine’ ali em cima. Historicamente, fomos ensinadas a ver outras mulheres como inimigas, como competidoras por um prêmio final (que normalmente era um homem). Isso criou toda uma cultura de rivalidade feminina que aparece nas amizades, no mercado de trabalho e em tantas outras áreas. A sua tarefa é não olhar para as outras mulheres do seu círculo como inimigas, como mulheres que estão tirando a sua importância ou o seu lugar em qualquer ponto da sua vida.

5.Indique outras mulheres para uma vaga de trabalho

Uma forma de termos mais mulheres incríveis no mercado de trabalho é através de indicações. Se você conhece alguém que é qualificada para uma vaga que você viu na sua empresa ou em algum outro lugar, indique essa mulher para o trabalho!

6.Elogie uma mulher e o seu trabalho

Você conhece uma amiga que trabalha super bem ou tem uma colega da faculdade que é sempre compreensiva, gentil e acolhedora? Diga a ela o que você acha! Esse feedback positivo é incrível para ajudar na construção da autoestima. E evite falar de aparências – as mulheres já são muito definidas por um padrão de beleza nocivo. Ao contrário, elogie o seu trabalho e o seu caráter, diga o quanto você a admira e se espelha nela.

7.Defenda as manas

Ajudar outras mulheres significa não deixar passar comportamentos que sejam ofensivos ou abusivos, seja com você ou com elas. Não deixe colegas de trabalho, professores ou outras pessoas ofenderem e mexerem com mulheres de um jeito negativo, quer elas sejam suas amigas ou não. Ah, mas fique atenta, ok? A ideia não é você correr algum risco ou colocar a outra mulher em perigo.

8.Ouça e respeite

As mulheres foram silenciadas por tanto tempo que o mínimo que podemos fazer é ouvir o que elas têm a dizer. Escute e respeite as escolhas de cada uma. Não é nosso lugar julgar ninguém.

9.Seja a amiga que gostaria de ter

Ao invés de sonhar com a sua BFF perfeita, seja você essa pessoa. Apoie as suas amigas, incentive-as e ceda o seu ombro quando elas precisarem de um carinho.

10.Seja consistente

Você não precisa engajar em debates políticos ou fazer textões no Facebook para fazer parte da luta. Mas alinhe as suas ideias e as suas ações: você apoia a causa só de adaptar o seu comportamento toda vez que aprende algo novo – e isso é uma forma de apoiar outras mulheres porque elas aprendem pelo seu exemplo!

Imagem: Instagram / Jourdan Dunn


Como você faz para apoiar outras mulheres? Conta pra gente respondendo a pergunta abaixo!


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤