Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Esse é um texto pra você que quer começar a escrever, tem uma vontade imensa, mas não sabe muito bem como e nem por onde começar. Atualmente, com o grande número de sites, revistas online e com a infinidade de blogs que circulam pela internet, é possível ler sobre os mais diversos assuntos e, todos os dias, somos surpreendidos positivamente com o surgimento de grandes escritores. E isso é magnífico!

Contudo, escrever não é tão simples quanto parece. Inclusive, é preciso muita persistência e paciência para passar uma ideia da cabeça ao papel. Mas, apesar das dificuldades, escrever textos bacanas não é um bicho de sete cabeças. Ao contrário, à medida que a gente exercita e faz disso um hábito, percebemos que escrever é algo maravilho e super prazeroso. Por isso, resolvi listar algumas dicas que podem te ajudar nessa empreitada.

como começar a escrever - 2

Isso é bom.

Mas antes deixa eu esclarecer algo…

A pessoa que vos fala não é uma grande escritora, não tem livro publicado, logo, não é uma autoridade no assunto. Na verdade, eu sou Assistente Social e tenho mestrado na minha área de formação e uma coisa eu posso afirmar com muita convicção: Se tem algo que o Assistente Social mais faz profissionalmente, com certeza é escrever. Escritas técnicas, é verdade, mas não deixa de ser um exercício diário, constante e que deve ser feito, na grande maioria dos casos, de forma detalhada, reflexiva e com embasamento teórico.

Bom, mas não estou aqui para falar da minha profissão. Apenas citei esse exemplo para ilustrar que, mesmo não sendo uma grande blogueira ou escritora renomada, já escrevi muito, sobretudo acadêmica e profissionalmente, mas não me contento apenas com esse tipo de escrita. Eu também sou apaixonada em escrever sobre a vida, amor e estou há pouco tempo exercitando outra face da escrita: uma escrita mais leve, prazerosa e que dialogue com o maior número de pessoas possível.

Por isso, estive pensando e resolvi listar aqui quatro dicas que podem ser úteis para a galera que deseja escrever, mas ainda se sente um pouco perdida e sem saber por onde começar.

Como começar a escrever:

1. Tenha um diário e escreva nele todos os dias

começar a escrever - 5

É isso mesmo que você leu. Se você deseja começar a escrever textos inspiradores e sobre os mais diferentes assuntos – textos como os que você só encontra aqui no Superela (sim, modéstia pouca é bobagem, já dizia minha vó rsrs) -, é interessante cogitar a ideia de registrar o seu dia, sentimentos, acontecimentos de sua vida em um diário. Pode parecer bobagem e coisa de adolescente, mas tirar uns minutinhos do dia para escrever faz toda a diferença.

Estimula a criatividade, aumenta o senso de reflexão e, óbvio, te ajuda, de forma muito natural, a escrever de forma estruturada, ou seja, com maior organização e com melhor encadeamento. Procure registrar alguma situação do seu dia, cite as pessoas com as quais você encontrou, conversou, sobre o que falaram, descreva características físicas e emocionais das pessoas, o local no qual a conversa aconteceu. Não tenha pressa e, inicialmente, não se preocupe em seguir um roteiro pré-determinado. Apenas escreva! Com o tempo e, de forma quase que intuitiva, você perceberá grandes avanços no seu modo de escrever.

2. Seja um bom ouvinte

começar a escrever - 4

Ficou surpreso com essa dica? É, eu te entendo. Mas, pensa comigo: quantas vezes você, ao conversar com um amigo, amiga, com a sua irmã ou prima, não disse a essas pessoas a seguinte frase: “Olha, essa sua história rende um livro!”? Aposto que você se identificou. Acertei? Pois então, pensa naquela história que sua amiga te contou na mesa do bar, crie novos nomes para os personagens, use e abuse da sua criatividade e mãos à obra. Ser um bom ouvinte pode te render muitos textos incríveis. Pratique sem moderação!

3. Observe os acontecimentos ao seu redor

começar a escrever - 3

Essa dica funciona muito comigo, pois sou uma pessoa super observadora. Por isso, resolvi compartilhar essa dica valiosa com você. Já parou pra pensar na quantidade de oportunidades que você perdeu na sua vida por estar, o tempo todo e em todos os lugares, com os olhos fixos no seu celular?

Seja na fila do caixa do supermercado, no ponto de ônibus, na sala de espera do dentista, no hall da faculdade durante o intervalo, o lugar não importa, mas uma coisa é certa: se você tirar os olhos da tela do seu celular e começar a observar melhor as pessoas, seus movimentos e suas expressões vai se dar conta de que muita coisa interessante acontece bem perto de você.

Se passar até mesmo a prestar mais atenção nos diálogos que são travados bem perto de ti, sem dúvida alguma terás ótimas ideias de textos maravilhosos e reais pra escrever. Sim, textos reais! Digo isso, pois é preciso, ao escrever, pensar em textos que trazem vivências reais, do dia a dia de pessoas comuns como eu e você.

É lógico que usar a criatividade é importantíssimo e uma dose de ficção é sempre muito bem vinda, porém, começar a escrever de forma muito idealista pode não ser interessante, principalmente se o seu objetivo é escrever para um público que vive na correria. E essa é a realidade da maioria das pessoas hoje! Resumindo: observe! Olhe com carinho para o que acontece à sua volta e surpreenda-se vendo suas mãos coçarem de tanta vontade de escrever.

E, a última, porém não menos importante das dicas…

4. Leia muito!

começar a escrever - 6

Eu sei, posso até imaginar o que você pensou ao ler essa dica: “Nossa, que clichê!” Realmente, é clichê, mas percebo que muita gente peca nesse quesito de alguma forma. Acontece que, se você deseja escrever, precisa também cultivar o hábito – eu disse hábito, ou seja, algo que faz parte do seu dia a dia, da sua rotina – da leitura.

Leia jornal, revistas, blogs, os textos sensacionais do Superela, livros, leia de tudo! E aqui não tem essa de ler apenas livros de escritores renomados como Clarice Lispector e Machado de Assis. Não, nada disso! Óbvio que a leitura desses clássicos é imprescindível para a sua formação como escritor. A literatura brasileira é repleta de escritores e de livros esplendorosos e fundamentais para a nossa vida, mas eu acredito que é importante ler de tudo.

Logo, a dica aqui é simples: Leia! Você nunca será um bom escritor e, certamente terá bastante dificuldade em colocar suas ideias no papel, se não cultivar o hábito da leitura. Leia todos os dias, em todas as oportunidades que tiver, pois com certeza essa prática te ajudará e muito a aprimorar sua escrita e estimulará bastante a sua criatividade.

É isso aí, espero que tenha gostado das dicas e que elas possam ajudá-la a escrever textos incríveis e inspiradores! E se esse texto te ajudou, não deixe de compartilhá-lo com aquele amigo ou amiga que também deseja começar a escrever, mas está com um pouco de dificuldade. Gratidão!

começar a escrever - 7

Imagem: Pinterest

@ load more