Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Será que é possível aprender como controlar a ansiedade no dia a dia? A gente acredita que sim, e tudo depende de fazer algumas adaptações na nossa rotina. Verdade, ansiedade não é brincadeira e se as suas crises forem muito fortes, você não só pode como deve buscar ajuda profissional para cuidar da sua saúde mental da melhor maneira possível.

Esse tratamento, porém, pode se beneficiar (muito!) de algumas adaptações na rotina que ajudam a causar a sensação de ansiedade. É mais ou menos como aumentar a produtividade: o ambiente pode alimentar sensações que você está sentindo – é só pensar em como você vai ficando cada vez mais incomodada ao ver o seu quarto bagunçado.

Se você quer saber como controlar a ansiedade, pode colocar em prática essas dicas fáceis e totalmente adaptáveis no seu dia a dia:

Como controlar a ansiedade

1. Preste atenção na sua respiração

Quando estamos no meio de uma crise de ansiedade, é normal hiperventilarmos: começarmos a respirar muito rápido e de forma curta, o que pode causar tontura e náuseas – por consequência, essa respiração acelerada dá mais ansiedade ainda. Uma forma de reverter o quadro é ter na manga alguns exercícios de respiração que nos ajudem a acalmar o corpo e a mente. Você pode começar com versões mais simples, como contar as suas inspirações e expirações, ou então fazer uso de técnicas diferentes, como essa do vídeo abaixo:

2. Desligue a Netflix antes de dormir

Ninguém resiste a assistir aquele episódio (ou dois, ou três) já deitada na cama em baixo das cobertas, no escurinho. Mas a luminosidade da tela do computador, da TV, tablet ou celular, a tal ‘luz azul’ atrapalha as produções de melatonina, o hormônio do sono. Ou seja, não só fica mais difícil para você dormir, como também o seu sono não é dos melhores. Se você é uma pessoa ansiosa, o melhor a fazer é trocar a série por um livro, uma sessão de meditação ou qualquer atividade que passe bem longe das maratonas.

3. Troque as 3 xícaras de café por uma (descafeinada)

Você não dorme bem, trabalha muito, se sente muito estressada e, por consequência, tem muitas crises de ansiedade. E o loop continua. Aquele canecão de café pode ser maravilhoso para os dias em que o sono pós-almoço está além do normal (ou para a segunda-feira de manhã), mas a cafeína é estimulante e colabora para a sensação de ansiedade – e até para reações físicas ligadas à essa doença, como a taquicardia. Se você quer aprender como controlar a ansiedade no dia a dia, então precisa abrir mão do café – ou, pelo menos, substituir os milhares de xícaras diárias por uma única pela manhã ou pela versão descafeinada.

4. Limpe o seu quarto

Sabe o que eu falei ali em cima sobre a bagunça no quarto? Então, essa sensação que ela causa é real. Não importa o que você considera um ‘quarto organizado’, mas tente mantê-lo sempre com as coisas nos devidos lugares, a cama arrumada e as roupas nas devidas gavetas. Você vai perceber o quanto esse hábito vai ajudar com a sua ansiedade.

5. Acorde mais cedo

Você já começa o dia correndo, fazendo tudo de forma meio atrapalhada e com a sensação de que o relógio é o seu inimigo? Talvez seja hora de você adotar o hábito de acordar mais cedo. 15 ou 30 minutos podem ser o suficiente para você fazer tudo com mais calma (inclusive tomar um bom café da manhã).

6. Dê uma volta no quarteirão na hora do almoço

Andar tem muitos benefícios, mas sair um pouco do ambiente estressante do trabalho, ver a paisagem (mesmo que seja apenas os prédios e mais prédios da av. Paulista) e respirar um pouco de ar puro ajuda a clarear a mente, além de melhorar a sua memória, o seu humor e até a saúde dos olhos.

7. Escreva em um diário

Pode ser algo no estilo bullet journal, em que você faz anotações mais periódicas, no meio das suas tarefas do dia, ou um diário tradicional, com direito à ‘querido diário’ e postagem todos os dias (inclusive, você pode fazer isso no computador se quiser). Anotar o que você sente e pensa é uma forma de aliviar a sua cabeça e externalizar o que te aflige. Às vezes, só colocar no papel uma coisa que está deixando a sua mente em frenesi já acalma.

Imagem: Pexels / Twitter

@ load more