Receba nossos e-mails incríveis
NOVO App Clube Superela!! ♥
Pergunte e converse anonimamente
Relacionamento Sexo Autoestima Corpo Trabalho&Dinheiro Beleza Estilo Entretenimento Girl Power!
Escreva seu texto
Receba nossos e-mails incríveis

Leia temas do seu interesse:

/ /

8 dicas surpreendentes para cuidar da sua saúde mental em 2017

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

Cuidar da sua saúde mental nunca é uma prioridade até você sentir que o estresse está, literalmente, tirando o seu sono. Porém, estamos no começo de um novo ano e nunca é tarde para pensar melhor sobre como você encara o seu dia a dia e como você pode melhorar essa sensação.

É muito comum passarmos muito mais tempo preocupados com os problemas – do trabalho, da família, dos outros – do que com o que a gente sente e pensa no dia a dia. E só paramos para olhar mesmo quando a situação chega num ponto que não é mais sustentável. Cuidar da sua saúde mental parece uma perda de tempo quando você tem deadlines para cumprir e apresentações para fazer.

Mas separar momentos do seu dia ou da sua semana para respirar fundo, sair do computador e prestar atenção nos sinais que o seu corpo está mandando é essencial para você não chegar em agosto rezando para dezembro chegar mais rápido. Então, siga essas dicas que separamos com todo o carinho para você aprender a cuidar da sua saúde mental em 2017.

1.Faça um detox digital

A gente sabe que as redes sociais criam uma dependência e passam uma falsa sensação de realização. Pelo contrário, elas podem causar ansiedade e influenciar muito as nossas inseguranças. Se você está se sentindo assim, pense em fazer um detox digital. Desinstale os aplicativos do seu celular por um mês e faça o possível para não entrar nas redes pelo computador também. Ou então, separe um feriado para fazer esse teste. Se você achar que a experiência te ajudou a controlar o seu lado ansioso, você pode tentar esse exercício uma semana por mês. Use o tempo livre para ler, passear, encontrar quem você gosta ou então investir naquele projeto que você nunca conseguiu tirar do papel.

2.Esfolie o corpo

Sabe aqueles dias em que você sente o corpo tão cansado que não consegue pensar em mais nada a não ser deitar na cama? Uma forma de cuidar do corpo e ainda separar um momento para cuidar da mente é fazendo uma esfoliação específica para esses casos, e tudo isso com ingredientes que você encontra em casa! Misture uma xícara de açúcar com ¼ de xícara de óleo de coco e misture até ficar com a consistência de gelo moído (como neve!). Coloque algumas gotas de essência de lavanda ou uma de sua preferência e guarde em uma jarra fechada para ficar sempre fresco. A próxima vez que você estiver com as pernas e pés cansados, use essa mistura no corpo durante o banho. É relaxante e ainda faz um carinho na pele!

3.Tome sol

Cuidar da saúde mental tem, sim, relação com o tanto de sol que tomamos. O contato do sol com a pele ajuda na produção de vitamina D no corpo, o que fortalece os ossos, ativa as defesas e protege contra doenças contra o câncer, além de colaborar para a sensação de bem-estar. Pacientes que sofrem de depressão, por exemplo, são constantemente lembrados de tomar um pouco de sol diariamente para ajudar no tratamento. Basta alguns minutos (15, no máximo), antes das 10 horas e sem protetor solar.

4.Se você tiver 5 minutos, faça uma escolha saudável

Quando você está na pressa de almoçar, para voltar para o escritório, é normal você correr no fast-food mais próximo ou engolir a primeira coisa que você vê pela frente. Tire cinco minutos para pensar o que vai ser melhor para você. Comer uma coisa saudável e mais rápida? Comer um BigMac, mas com calma e aproveitando o momento? Faça uma escolha que vai te deixar em paz, mesmo que seja tomar um sorvete de três bolas no meio da tarde.

5.Treine a sua respiração

Sabia que não usamos a capacidade total no nosso pulmão quando respiramos? Por isso, exercícios de respiração são uma parte tão presente da meditação. Você pode separar dez minutos do seu dia para treinar a forma como você respira com a ajuda de aplicativos ou simplesmente respirando fundo três vezes: o truque é inspirar usando o abdômen até o máximo da capacidade e expirar usando a barriga e o peito.

6.Arrume a sua mesa de trabalho

Pode não parecer, mas a bagunça tem uma sensação e ela, também, causa ansiedade. Antes de sair do trabalho arrume a sua mesa para o dia seguinte (e isso incluir organizar os arquivos do computador também!). Torne isso um hábito e você vai perceber não só a sua produtividade aumentar como também a sua motivação para trabalhar.

7.Troque o ‘desculpa’ pelo ‘obrigado’

Uma forma simples de cuidar da sua saúde mental e criar uma visão mais positiva é substituindo o ‘desculpa’ pelo ‘obrigado’. Ao invés de falar ‘desculpe por estar atrasada’, diga ‘obrigada por esperar por mim’. Por mais que ainda existam ocasiões em que um pedido de desculpas pareça necessário, essa é uma maneira muito fácil e prática de treinar a sua mente a ver as coisas de uma forma mais positiva.

8.Comece um novo hobby

Todo mundo consegue achar cinco minutos no seu dia para tentar alguma coisa nova. Seja montar um bullet journal, aprender um truque de fotografia, qualquer coisa que você pode experimentar e testar dia após dia para tirar a mente das preocupações da rotina.

Imagem: Pinterest

Marcela De Mingo

Colunista Superela

Mais textos

Leia temas do seu interesse:

/ /

Leia temas do seu interesse:

/ /

E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada!

Recebemos seu pedido de cadastro e enviamos a você um email com o link para você confirmar o recebimento dos nossos emails.

Por favor, acesse seu email e click no link de confirmação.


Click aqui para voltar ao site.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)