O que você procura?

A semana mal começou e você já se sente exausta. Os dias passam arrastados, você tem mil coisas para fazer e zero disposição para completar a sua lista de tarefas. Na verdade, parece que ela só aumenta e nunca diminui. Trabalho sempre vai ser algo exigente, mas não significa que ele precisa ser um sacrifício. Por isso, pensamos em algumas maneiras de você amenizar o estresse no trabalho de uma maneira produtiva.

Você deve estar se perguntando: como assim amenizar o estresse no trabalho de um jeito que é produtivo? Produtividade não tem tudo a ver com o trabalho em si? Às vezes sim, mas o que a gente quer dizer com isso é que existe uma maneira de você ficar com coração tranquilo e a cabeça mais em paz que não passar o fim de semana inteiro trancada no seu quarto vendo Netflix (lembra o que a gente falou sobre a síndrome de jet lag social?).

Na verdade, algumas dessas atividades podem colaborar ainda mais para o estresse no trabalho. Por isso, a ideia é criar uma rotina com hábitos que te ajudem a relaxar e que tirem a sua mente do modo ‘trabalhando’. Não é só dormindo e passando a tarde na cama que o seu corpo se recupera, mas também fazendo atividades que estimulem essa distração e te coloquem em contato com outras coisas.

1.Comece buscando a causa

Se você anda sentindo mais estresse no trabalho do que o normal, procure pelo o motivo. Alguém levou o crédito por um trabalho que você fez? Um colega está te tratando mal? Alguém saiu da empresa e você ficou com uma carga de trabalho muito maior? Descobrir a causa é o primeiro passo para você conseguir melhorar a sua situação. Tente entender de onde esse ‘estresse extra’ está vindo e converse com quem pode te ajudar (o seu chefe, o departamento de recursos humanos, etc.).

2.Pare de ficar sem fazer nada em casa

Passar a noite fazendo maratona com as melhores séries do ano é incrível, e dormir um dia inteiro é bom também. O problema é quando você sente tanto estresse no trabalho que não tem mais vontade de fazer absolutamente nada – e aí passa os seus finais de semana deitada, sem nenhuma motivação para sair da cama. O truque é programar atividades que você gosta de fazer de verdade: separe algum tempo para ler, marque um encontro com as suas amigas (mesmo durante a semana, à noite), comece um novo hobby… Busque atividades que você curta fazer e que te deixam motivada.

3.Faça algo que te relaxe todos os dias

Lembre de ser gentil com você mesma. Você trabalha todos os dias, porque não fazer algo que te relaxe todos os dias também? Separe uma hora por dia – ou 15 minutos nos dias corridos – parar cuidar de você. Coloque uma máscara facial, tome um banho longo e relaxante, medite por alguns minutos. Vale de tudo: de ler um capítulo do seu livro preferido a escrever algumas páginas no seu bullet journal.

4.Tire uma folga

A gente sabe que, no Brasil, a gente tem direito a um período de férias. Faça bom uso desses dias. Aproveite feriados e dias de folga também para sair um pouco da cidade, se você puder, ou para fazer alguns programas que sejam relaxantes – o objetivo é você conseguir tirar a cabeça do trabalho e recuperar as energias.

5.Melhore as suas manhãs

Quando você está passando por uma fase de muito estresse no trabalho, acordar de manhã cedo e ter motivação para sair da cama pode ser a sua maior dificuldade. Um truque para reverter isso é criando uma rotina matinal que te deixe feliz e te ajude a ter energia para o dia. Acorde mais cedo um pouquinho para fazer um bom café da manhã, pratique um pouco de ioga ou separe um tempo para meditar logo cedo. O importante é você ter algo que te anime a sair da cama, entende?

6.Faça o seu horário de almoço (de verdade)

Nada de comer na frente do computador, engolir o almoço na copa do escritório ou trocar a refeição por alguns lanches mal mastigados enquanto você termina aquela planilha importante. Faça o seu horário de almoço direito. Esse é o momento obrigatório do seu dia para fazer aquela pausa merecida, repor a energia no corpo, espairecer por alguns minutos. Aproveite o seu horário de almoço, ele é importante tanto quanto terminar o seu trabalho.

Imagem: Reprodução / O Diabo Veste Prada


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤